Laranja: calorias, benefícios, tipos e receitas

Alimentos

Laranja: calorias, benefícios, tipos e receitas

Fique a par dos benefícios da laranja, quantas calorias tem e quais os tipos que existem. Descubra ainda algumas receitas.
Atualizado a 05/01/2024
Os gregos e os latinos consideravam as laranjas como "maçãs de ouro". Em Espanha, há um museu dedicado a esta fruta. Por cá, é a segunda fruta mais consumida, graças ao seu sabor doce e sumarento. E traz inúmeros benefícios para a saúde. Descubra tudo sobre a laranja, quantas calorias tem, como a consumir e até como pode conservá-la e armazená-la.

Laranja: quantas calorias tem?


Esta fruta tem um elevado teor de água e poucas calorias. Uma laranja pequena (100 g) contém apenas 42 kcal. Contudo, a forma como a laranja é preparada ou consumida pode afetar o teor calórico – para obter um copo de 250 ml de sumo são precisas, em média, 3 a 4 laranjas. Além disso, a presença de fibra é menor no sumo, pelo que se aconselha, do ponto de vista nutricional, o consumo direto do fruto.

Laranja: benefícios para a saúde


Sabia que a casca das laranjas e o seu sumo são utilizados para produzir medicamentos? São boas aliadas na prevenção de algumas doenças, graças à sua riqueza nutricional e conteúdo em compostos antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunitário. Estes são os principais benefícios.

  • Vitamina C. As laranjas são uma excelente fonte de vitamina C, com ação antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunitário, promover a saúde da pele e a absorção de ferro.
  • Fibra. Esta fruta contém fibras que são benéficas para a saúde intestinal. As fibras ajudam a regular o funcionamento intestinal e podem auxiliar na redução do colesterol.
  • Antioxidantes. Além da vitamina C, as laranjas contêm outros compostos antioxidantes, como flavonoides, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo.
  • Fonte de vitaminas e minerais. Para além de rica em vitamina C, também é fonte de ácido fólico e fornece outros minerais.
  • Ácido fólico. Esta vitamina é essencial na gravidez, pois contribui para o normal desenvolvimento do feto e previne malformações. Este micronutriente também é importante para a formação dos componentes sanguíneos.

Que tipos de laranja existem?


Existem vários tipos de laranja, de acordo com a intensidade do sabor e texturas. Os principais incluem:

Laranja do Algarve


A laranja do Algarve é conhecida pela qualidade e doçura distintas. As condições climáticas da região favorecem o cultivo, gerando uma fruta saborosa e sumarenta.

Laranja de Sevilha


A laranja de Sevilha, também conhecida como laranja-amarga, é cultivada em Espanha e tem um sabor mais amargo. Por isso, não se destina ao consumo puro, mas a fins industriais e culinários. Por exemplo, é usada para produzir marmelada e conservas, graças ao elevado teor de pectina, uma substância gelificante.

Laranja Robertson


A laranja Robertson distingue-se por ter uma casca fina, lisa e de cor intensa, o que a torna visualmente muito apelativa. É um dos tipos de laranja mais sumarentos e doces, sendo ideal não só para consumo natural, como também para fazer sumos e néctares.

Laranja Navel Sangue


A laranja Navel Sangue destaca-se pela cor interna vermelha, resultante da presença de antocianinas, pigmentos naturais que também se encontram em outras frutas e vegetais de cor avermelhada. Tem um sabor doce e ligeiramente ácido e a casca é de espessura média. Apresenta também uma espécie de “umbigo” na extremidade, motivo pelo qual também é conhecida por laranja de umbigo sanguínea.

A laranja do Algarve é conhecida pela qualidade e doçura distintas. As condições climáticas da região favorecem o cultivo, gerando uma fruta saborosa e sumarenta.

Escolher, conservar e consumir laranjas


Na hora de escolher, é importante segurar as laranjas e optar pelas mais pesadas – sinal de que têm mais sumo. Devem apresentar casca firme, uma cor viva e sem sinais de desidratação ou danos. A fruta não deve ser muito dura nem mole.

Depois da escolha e da compra, conserve as laranjas num local fresco e arejado, à temperatura ambiente, e consuma no prazo de uma semana. Também pode guardar no frigorífico, se preferir consumir a temperaturas mais baixas.

Receitas com laranja


A laranja é uma excelente fruta para ser consumida de forma natural, mas também é suficientemente versátil para ser usada em combinações culinárias surpreendentes e irresistíveis. Por exemplo, pode ser usada para fazer bolos, tortas, pudins, sopas e até mesmo bebidas.

  • Ensopado de cabrito com laranja. Um prato que celebra sabores robustos, combinando na perfeição a suculência da carne de cabrito com a vivacidade refrescante desta fruta. Um contraste delicioso entre a doçura natural e a carne salgada. E a preparação é mais simples do que pode parecer.
  • Sorbet de laranja. Esta receita combina simplicidade e sofisticação. Feita com laranjas maduras e sumarentas, adquire uma textura suave e cremosa que se derrete na boca, libertando o delicioso aroma cítrico. E não precisa mais de 10 minutos para preparar.
  • Bolo de laranja. Este bolo é perfeito para qualquer ocasião e traz uma experiência de conforto que agrada aos paladares mais exigentes. Uma sobremesa fácil e prática, ou um lanche especial para acompanhar com um chá aromático.

As melhores laranjas nacionais estão no Continente


O Clube de Produtores Continente apoia, incentiva e certifica o melhor da produção nacional. Conte com o Continente para encontrar as melhores laranjas, reconhecidas e certificadas pela sua qualidade, doçura e sabor.