Nutrição

Alimentos ricos em vitamina C que deve conhecer

A vitamina C tem um papel importante no bom funcionamento do sistema imunitário. Conheça os alimentos ricos em vitamina C!
A importância da Vitamina C na sua alimentação

Atualizado a 16/11/2023

A vitamina C, ou ácido ascórbico, tem um papel importante no bom funcionamento do corpo, em particular o sistema imunitário. É um nutriente essencial que deve estar presentes na alimentação.

Os citrinos, onde se incluem a laranja, a tangerina, o limão, o kiwi e os morangos, e hortícolas como diversas couves, os brócolos e a beterraba, são exemplos de alimentos que fornecem elevadas quantidades de vitamina C. Venha saber mais sobre a importância deste nutriente e sobre os alimentos que contém vitamina C para que os possa introduzir na alimentação. 

Benefícios da vitamina C

A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, com elevado poder antioxidante e desempenha várias funções essenciais no organismo. Está envolvida em processos metabólicos e é um importante aliado do sistema imunitário.

Função metabólica


A ingestão de vitamina C contribui para o metabolismo. Especificamente, a vitamina C está envolvida no metabolismo do colesterol, na regeneração da vitamina E e promove a absorção de ferro.

Propriedades antioxidantes


A vitamina C atua como antioxidante pelo que é essencial para combater os radicais livres e proteger as células.

Sistema imunitário


A vitamina C contribui o funcionamento do sistema imunitário. Ajuda a prevenir constipações e minimizar os sintomas.

Saúde da pele


São vários os benefícios da vitamina C para a pele, uma vez que está envolvida na produção de colagénio, fundamental para a pele, ossos, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

Além disso, é essencial para o bom funcionamento dos dentes e gengivas, favorece a cicatrização, ajuda a controlar a oxidação e protege da radiação UV, melhorando a saúde e o aspeto da pele. 

A importância da vitamina C

Além de tudo isto, a vitamina C contribui para a melhor absorção de ferro. A incorporação de alimentos ricos em vitamina C a par de alimentos fornecedores de ferro, contribui para o melhor aproveitamento deste mineral.

Este papel ganha ainda mais relevância numa alimentação vegetariana ou vegan, onde são excluídos os alimentos de origem animal, podendo verificar-se défices de ferro. Apesar deste mineral estar presente em diversos alimentos de origem vegetal, como as leguminosas (grão, feijão, lentilhas, por exemplo), está numa forma que é mais dificilmente absorvida e aproveitada pelo organismo. 

Falta de Vitamina C 

A maioria das pessoas obtém vitamina C suficiente com uma alimentação saudável que inclua frutas e vegetais de forma regular. Mas a deficiência desta vitamina no organismo pode causar diversos problemas. Os mais graves são anemia, fadiga crónica, má cicatrização de feridas, diminuição da capacidade de combater infeções, dor e inflamação nas articulações, hematomas, gengivite, enfraquecimento e queda de cabelo, pele seca e escamosa e enfraquecimento dos dentes.

A falta de vitamina C também pode levar ao aparecimento de escorbuto, que afeta principalmente idosos e pessoas desnutridas.

Alimentos ricos em vitamina C


Estes são alguns dos alimentos mais ricos em vitamina C que podemos incorporar na nossa alimentação.

Goiaba


A goiaba é o alimento com mais vitamina C: contém 228 mg por cada 100 g. Esta superfruta de origem tropical torna-se assim num poderoso antioxidante. Além de poder consumir-se crua, a goiaba é muito utilizada na confeção de doces, compotas e sumos.

Groselha


Concretamente, a groselha preta tem uma média de 170 mg de vitamina C por cada 100 g. É muito comum consumir esta baga em compotas, geleias e também sumos.

Pimento vermelho


A proporção de vitamina C no pimento varia de acordo com o tipo, mas o pimento vermelho é um dos alimentos mais ricos em vitamina C, com cerca de 140 mg por cada 100 g. Este hortícola pode-se consumir de muitas formas: cru, assado,  grelhado, salteado, marinado, em conserva, estufado ou guisado.

Salsa


A salsa fresca é um ingrediente versátil, muito presente na gastronomia portuguesa, que também se destaca pelo seu elevado teor de vitamina C, com 133 mg por cada 100 g.

Kiwi


Apesar de não ser habitualmente associado à vitamina C, o kiwi tem um elevado teor desta vitamina, cerca de 92 mg por cada 100 g. É um ingrediente ideal para sumos, batidos, geleias ou compotas.

Couve portuguesa


A couve portuguesa é outro dos alimentos mais ricos em vitamina C. Esta hortícola tem cerca de 90 mg por cada 100 g, se consumida crua. Quando cozida, o valor desce para 58 mg por cada 100 g. A couve portuguesa pode ser consumida ao natural ou salteada, mas também é usada em sopas ou cozidos. Dica: aproveite a água da cozedura para obter mais benefícios desta vitamina.

Brócolos


Os brócolos são ricos em fibra e vitaminas essenciais. Concretamente,  fornecem 89 mg de vitamina C por cada 100 g. Além de serem muito benefícios para a saúde, os brócolos são bastante versáteis e podem ser consumidos de muitas formas, cozidos, salteados, em sumos, em saladas ou até crus.

Papaia


A papaia, além de ser conhecida pelas suas propriedades digestivas, contém 60 mg de vitamina C por cada 100 g. Esta fruta tropical pode-se comer crua, mas também como ingrediente em saladas, batidos ou sobremesas.

Morango


Os morangos também contêm uma boa quantidade de vitamina C (cerca de 60 mg por cada 100 g) e são um grande aliado para combater gripes. Além disso, é um fruto delicioso para consumir ao natural, mas também um ingrediente perfeito para preparar uma ampla variedade de receitas doces e sobremesas.

Laranja


Embora a laranja seja famosa pelo seu teor de vitamina C, este citrino contém 50 mg por 100 g, pelo que a goiaba, o kiwi ou os morangos são frutas com maior quantidade desta vitamina. Mas a laranja, para além de fornecer vitamina C, contém teores elevados de ácido fólico, fibra e minerais, como potássio e magnésio.

Toranja


A toranja é um citrino com baixo valor calórico, muita água, fibras e uma boa quantidade de vitamina C. Concretamente, tem 30 mg por cada 100 g. Pode consumir este fruto em sumos, refrescos ou saladas.


Agora que já conhece a importância da vitamina C, encontre no Continente frutas e legumes sempre frescos e enriqueça a sua alimentação com todos os nutrientes necessários.