Nutrição

Alimentos para combater gripes

Descubra aqui que alimentos ajudam a combater gripes e constipações!
Infelizmente, a temporada de gripes e constipações está entre nós e pode prolongar-se por mais alguns meses.

Para se prevenir contra estas doenças ao longo deste período, é importante que fortaleça o seu sistema imunitário. E uma das formas de fazê-lo passa por incluir na sua alimentação alguns alimentos que vão incrementar as defesas do seu organismo.


7 alimentos para combater gripes e constipações

Existem vários alimentos que, quando usados da melhor forma, conseguem ajudar a fortalecer o nosso organismo e a criar defesas para enfrentar os dias mais frios do ano.
Destacamos estes 7 alimentos para combater gripes e constipações. Confira.


Mirtilos

A importância dos frutos silvestres no bem-estar geral, como é o caso dos mirtilos, não pode ser minimizada.

Estas pequenas “centrais energéticas” roxas são fonte de antocianinas, um micronutriente que contribui para a proteção das células do organismo contra oxidações indesejáveis e que mantém a nossa imunidade em alta.

Segundo um estudo dos investigadores do Linus Pauling Institute, da Universidade do Oregon, os mirtilos também contêm uma substância chamada pterostilbeno, um polifenol que funciona em sinergia com a vitamina D. Em conjunto, este duo está envolvido no aumento da função imunitária.

Junte mirtilos aos seus smoothies, gelados, tartes e bolos, papas de aveia e saladas de frutas para desfrutar dos benefícios deste fruto.

Smoothie de Mirtilo
  • Coloque num liquidificador 1 chávena de mirtilos, 1 chávena de espinafres, 1 banana, 2 c. sopa de sumo de limão, 1 c. sopa de sementes de linhaça, ¼ c. chá de curcuma, ¼ c. chá de gengibre ralado, 2 chávenas de água e stévia ou mel a gosto.
  • Triture até obter um smoothie cremoso.
  • Sirva de seguida.
Ananás

O cheiro do ananás traz memórias dos dias passados ao sol, mas traz mais.

Investigações demonstraram que o fruto pode acelerar a imunidade. Um estudo da Philippine Women's University School of Nutrition revelou que comer meia taça de ananás todos os dias durante dois meses ajudará a aumentar as suas defesas.

Provavelmente porque este fruto contém muitos nutrientes que aumentam a produção de granulócitos, que são as células sanguíneas responsáveis por combater e eliminar as infeções do nosso organismo. Experimente-o assado, também.

Ananás assado com canela
  • Numa assadeira, misture 1 ananás cortado em cubos, 2 c. sopa de açúcar mascavado claro, 1 c. sopa de óleo de canola e 1 c. chá de canela em pó.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 230ºC até o ananás ficar dourado.
  • Sirva quente ou à temperatura ambiente.
Morangos

Com mais vitamina C do que as laranjas, este fruto é um poderoso acelerador da imunidade e contém flavonóides que ajudam a manter a sua pele limpa.

Acrescente morangos cortados à sua aveia ou ao seu muesli feito em casa para conseguir obter uma dose desta vitamina essencial. Inclua-os nas suas sobremesas…

Morangos com marcarpone
  • Numa uma tigela, misture ½ chávena de queijo mascarpone, 1 c. chá de extrato de baunilha e 20 gotas de stévia. Bata até incorporar bem.
  • Junte ½ chávena de creme de leite e volte a bater.
  • Divida o preparado por copos, divida também 1 chávena de morangos fatiados e polvilhe com 30 g de chocolate negro sem açúcares ralado.
  • Leve ao frio e decore com folhas de hortelã antes de servir.
Iogurte

A saúde dos seus intestinos reflete o estado da sua imunidade.

Os probióticos, que se encontram em alimentos como o iogurte sem sabores, ajudam os seus intestinos a funcionar suavemente, fazendo com que tenhamos um rácio superior de bactérias benéficas sobre as maléficas.

Coma o iogurte com fruta, como snack, ou adicione um par de colheres de sopa aos seus smoothies, para ajudar a manter o nível de bactérias amigáveis. Ou experimente, ainda, a nossa receita:

Ovos mexidos com iogurte
  • Numa tigela, bata 2 ovos com 2 c. chá de iogurte grego natural.
  • Tempere com sal, pimenta e paprica.
  • Cozinhe os ovos da forma habitual.
Amêndoas

Quer as coma cruas, incluídas em receitas ou use bebida de amêndoa para fazer os seus smoothies, do ponto de vista nutricional, as amêndoas contêm vitaminas E e B2, minerais como ferro, fósforo e magnésio, e oligoelementos como cobre e manganésio.

Estes micronutrientes são importantes, uma vez que reforçam as defesas do organismo, ajudam na produção de energia e na redução da fadiga e contribuem para a manutenção de uma pele saudável. Consuma-as como snack ou incluídas em receitas.

Amêndoas torradas com canela
  • Coloque numa taça 1 chávena de miolo de amêndoas cruas, ½ c. sopa de xarope de agave, ½ c. chá de canela em pó e 1 pitada de sal.
  • Misture bem, até as amêndoas estarem cobertas com a mistura e espalhe-as num tabuleiro.
  • Leve ao forno até fi carem crocantes.
  • Retire e, ainda quentes, polvilhe-as com canela. Sirva frio.
Sementes de abóbora

O zinco é um dos nutrientes mais importantes no que diz respeito à imunidade, e as sementes de abóbora estão cheias deste micronutriente.

Julga-se que este mineral ajuda a afastar as infeções, fazendo baixar as inflamações para limitar o risco de doença.

O que é interessante é que os estudos mostram que o zinco ajuda a reduzir a severidade da constipação comum e reduz também a sua duração.

Por isso, tenha consigo um saquinho de sementes de abóbora e vá-as mordiscando da próxima vez que comece a espirrar. Ou inclua-as numa deliciosa receita.

Couves-de-Bruxelas com sementes de abóbora
  • Corte o fundo a 2 chávenas de couves-de-bruxelas e use os dedos para separar as folhas.
  • Numa tigela, misture as couves com ⅓ chávena de sementes de abóbora, ⅓ chávena de alcaparras, ¼ c. chá de pimenta-preta e 1 c. chá de curcuma.
  • Regue com óleo de abacate e misture bem.
  • Passe tudo para uma assadeira forrada com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido até as couves estarem douradas e crocantes.
  • Polvilhe com cebolinho picado, regue com sumo de limão e sirva.
Gengibre

O gengibre é um daqueles temperos que aquecem e do qual nunca nos fartamos nos dias frios e tempestuosos.

Melhor ainda, este ingrediente dá-nos uma força extra, graças às suas propriedades anti-infl amatórias. O ingrediente ativo é o gingerol, um antioxidante que o afastará da doença.

Da próxima vez que se sentir afetado pelo clima, um shot de gengibre fornecerá ao seu corpo uma dose concentrada de nutrientes: sumo de raiz de gengibre, ao qual junte sumo de limão e mel. Ou então uma sopa quentinha…

Sopa de gengibre e alho
  • Numa panela com 1 c. sopa de azeite, refogue 3 dentes de alho e 1 cebola picados.
  • Junte 4 cebolos picados, 50 g de gengibre ralado e 1 chili picado. Cozinhe até o gengibre libertar o aroma.
  • Acrescente 7 chávenas de caldo de galinha e cogumelos laminados. Cozinhe até tudo ficar macio.
  • Sirva polvilhado com sementes de sésamo.
Mantenha-se saudável durante todo o Inverno com estas sugestões de receitas e alimentos para combater gripes e constipações.

Encontra todas estas opções numa loja Continente perto de si ou em Continente Online.