Alimentos

Pimento: benefícios e receitas deliciosas

Descubra quais os tipos de pimento que existem, os benefícios, receitas deliciosas e calorias deste vegetal. Saiba mais!

Salada de pimentos

Atualizado a 17/07/2023

O pimento permite uma combinação incomparável de sabor, cor e valores nutricionais que lhe confere vários benefícios para a saúde. Descubra como consumir e conservar e todas as vantagens de incluir pimentos na sua alimentação.

Os benefícios dos pimentos

Usado na antiguidade para fins medicinais, sabe-se, à luz das investigações atuais, que os pimentos contêm substâncias que beneficiam o nosso organismo.

Os pimentos são ricos em vitamina C e fonte de vitamina A e vitamina B6.

Ação e recuperação muscular


A vitamina B6 contribui para a produção de energia, ajudando na boa recuperação muscular após o exercício físico. Além disso, esta vitamina ajuda o metabolismo a produzir energia.

Manutenção da pele, olhos e mucosas


A vitamina A contribui para o normal funcionamento da pele, olhos e mucosas, estando presente no pimento.

Ação protetora


A vitamina Cajuda ao normal funcionamento do sistema imunitário e à proteção das células contra as oxidações indesejáveis.

Absorção de ferro


Por outro lado, a vitamina C aumenta a absorção de ferro, pelo que poderá combinar com uma carne e potenciar o fornecimento deste mineral ao organismo.

Ricos em fibra, os pimentos têm também um elevado teor de água, o que faz  baixar o valor energético. São, por isso, úteis para adicionar sabor e cor às refeições com poucas calorias.

Tipos de pimentos

Existem diferentes tipos de pimentos, apesar de todos nascerem da mesma planta. Quando os pimentos verdes amadurecem, ganham diferentes cores, que vão do vermelho, ao laranja, passando pelo amarelo, roxo, azulado ou preto. A forma e o tamanho mudam consoante o tipo de pimento, mas é normalmente pelo sabor que se organizam.

Conheça as três variedades existentes:

  • Pimentos amargos: aqui encontramos os pimentos verdes e roxos, que contam com um sabor mais pronunciado;
  • Pimentos doces: neste lote incluem-se pimentos vermelhos, pimentos amarelos, laranja e italianos, com um sabor mais suave;
  • Pimentos picantes: mais finos e alongados, encontramos o pimento padrão, lampião, malagueta e piripíri, cujo grau de picante varia consoante o tipo.
Em Portugal, comercializam-se sobretudo os pimentos vermelhos e os verdes, ambos de estufa ou de ar livre. As áreas de cultivo mais representativas são o Ribatejo, Coimbra e Póvoa de Varzim-Esposende. A nível mundial é a Ásia o maior produtor de pimentos, tanto doces como picantes.

Quantas calorias contém o pimento?


O pimento é um hortícola pouco calórico e, como tal, muito interessante para incluir numa alimentação saudável, especialmente se está a tentar controlar o peso.

Origem dos pimentos

Os pimentos (Capsicum annuum L.) são um vegetal da família das Solanáceas e parente da batata, da beringela e do tomate.

São originários da América do Sul e América Central e foram introduzidos na Europa durante o século XV, a partir de onde se espalharam por África e pela Ásia.

Os pimentos foram conquistando cada vez mais fãs devido à sua importância económica em termos agrícolas e à combinação de sabor, cor e valores nutricionais que apresentam.

A produção de vegetais da família Capsicum tem vindo a crescer, sendo os pimentos picantes a especiaria mais consumida atualmente a nível mundial.

Receitas com pimentos


Da América à Ásia, os pimentos têm o seu nome inscrito em cardápios simples e sofisticados, seja como acompanhamento, como ingrediente que enriquece e eleva o sabor dos cozinhados, ou como protagonistas das mais variadas receitas. Podem ser apreciados recheados, em saladas, sopas, frittatas, pizas, geleias, molhos ou pickles.

Conheça algumas receitas para potenciar todo o sabor dos pimentos:

Crus, assados, grelhados, estufados, marinados, em conserva, salteados ou guisados, o sabor marcante (ligeiramente amargo, doce ou picante, conforme as variedades) e a textura crocante não passam despercebidos.

Como escolher pimentos

Os pimentos são alimentos frágeis e, por isso, estragam-se facilmente. Os melhores apresentam uma consistência firme ao toque, a pele lisa e brilhante e cores vibrantes.

Existe ainda uma outra dica muito útil para usar na hora de escolher pimentos. O segredo é tão simples quanto observar o fundo do vegetal:
  • Se tiver 3 gomos significa que é um pimento macho e tem um sabor mais doce;
  • Se tiver 4 gomos é fêmea e tem um sabor mais intenso.
Em bom estado, os pimentos duram aproximadamente duas semanas no frigorífico, num recipiente de plástico. Podem ainda ser congelados, sendo necessária uma cozedura prévia em água fervida durante cerca de 3 minutos.

O que é que o pimento tem?

Os pimentos apresentam um baixo teor calórico, são ricos em vitamina C e fibras, fonte de vitamina A e B6. Além dos diferentes sabores e cores vibrantes, cativa pelas propriedades benéficas para a saúde. Este é um alimento económico, versátil e um verdadeiro aliado para a imunidade. Conheça as variedades de pimento que pode encontrar no Continente e inclua-o na dieta.