Beringelas
Alimentos

Beringela: irresistível sabor

O que torna a beringela tão procurada por atletas, chefs e por quem procura perder peso? Descubra todo sobre este vegetal.
De baixo valor energético, a beringela é um excelente fornecedor de fibra e água, podendo auxiliar na gestão do peso e regulação do trânsito intestinal. Saiba mais sobre as vantagens de consumir este alimento.

Benefícios da beringela  

A beringela é uma planta que apresenta uma imensa variedade de formas, tamanhos e cores. Estes são os principais benefícios do seu consumo regular.

Melhora a circulação sanguínea

A beringela tem poderosos antioxidantes que ajudam na prevenção de problemas cardiovasculares. A beringela tem propriedades anti-inflamatórias que regulam a pressão arterial.

Saciedade

Ajuda na perda de peso pois tem muitas fibras e poucas calorias.

Previne a anemia

Ajuda na produção de células sanguíneas por ser fonte de ácido fólico.

Regula o açúcar no sangue

A beringela atrasa a absorção de carboidratos nos intestinos, pois é rica em antioxidantes e fibras. É um bom aliado na prevenção da diabetes.

Funcionamento do cérebro e memória

Este vegetal têm fito nutrientes que promovem a saúde do cérebro.

Tantos benefícios que podem ser encontrados em diferentes tipos de beringela.

Tipos de beringela  

A beringela é da família do tomate e da batata e é apresentada em 5 tipos. 

Beringela violeta longa

É a mais comum e pode ser usada em qualquer receita.

Beringela violeta de França

É a mais pequena que a violeta longa e mais adocicada. Este alimento é de cor branca e violeta e é muito comum na China. É um excelente acompanhamento de carnes.

Beringela branca

É uma opção ideal para o forno pois absorve menos gordura durante a cozedura e é mais doce.

Beringela amarela

É muito amarga e ácida. Apresenta uma cor verde e é redonda.

Beringela redonda

É a mais saborosa de todas as beringelas e é bastante versátil.

Como consumir beringela

Existem muitas maneiras de consumir este alimento. Tanto pode ser estufada, como grelhada, frita, recheada, cozida, assada ou servida num sumo detox.

Se for usada na salada, consuma a beringela crua e sem a casca. A casca crua pode ser prejudicial para a saúde pois tem uma componente tóxica, a solanina. Se pensar em cozer, o ideal será optar pelo vapor, de forma que o alimento não perca as suas propriedades.

Deve escolher as beringelas que apresentem uma pele lisa e de cor roxo-escura brilhante. Conserve-a na gaveta inferior do frigorífico até um máximo de 5 dias.

O que é que a beringela tem?

Com tantas propriedades benéficas para a saúde, desde a redução do colesterol até ao bom funcionamento do cérebro e memória, a beringela apresenta ainda uma enorme diversidade gastronómica e um sabor irresistível. Venha descobrir o que o Continente tem para lhe oferecer.