Alimentos

Goiaba: superfruta tropical

Descubra porque deve incluir a goiaba numa alimentação saudável, as diferentes formas de a consumir e como conservar durante mais tempo sem perder propriedades.
A goiaba é uma fruta que oferece inúmeros benefícios a todos os que se preocupam com a saúde e em atingir uma boa forma física. Descubra porquê.

Os benefícios da goiaba 

Desde a sua ação antioxidante e regulação do trânsito intestinal, ao efeito protetor na gravidez e no sistema imunitário, a goiba é uma fruta deliciosa e a que o corpo agradece pelo impacto positivo que traz.

Antioxidante

Existem determinados nutrientes na composição da Goiaba com um elevado potencial antioxidante, como a vitamina C. Estes elementos são exímios a neutralizar os radicais livres, substâncias químicas altamente instáveis e reativas que, quando produzidos em excesso pelo nosso corpo durante o exercício físico intenso ou prolongado, são tóxicos e capazes de destruir células saudáveis do nosso organismo. 

Gravidez

Devido à presença rica em folato ou ácido fólico, a goiaba é também um alimento amigo das grávidas, por ser uma vitamina essencial para o desenvolvimento normal do feto.

Sistema imunitário

O folato, juntamente com a vitamina C e cobre, contribuem também para um adequado funcionamento do sistema imunitário.

Coloração normal

Pela riqueza em cobre, ajuda a manter a coloração normal, tanto da pele como do cabelo.

Controlo do peso

A elevada concentração de fibras, o reduzido valor calórico e o baixo índice glicémico próprios da goiaba, são características fundamentais que se procuram quando se pretende perder peso.

A goiaba, por estes e outros tantos benefícios que nos consegue proporcionar, é conhecida por muitos como uma verdadeira superfruta.

Como consumir goiaba

Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções destes alimentos (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas), de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de goiaba corresponde em média a 80-100g.

A goiaba é muito utilizada na confeção de doces como na goiabada, compotas e sumos. No entanto, o seu consumo ao natural é o mais indicado para um melhor aproveitamento dos seus benefícios.

Experimente uma goiaba a meio da manhã, quando fizer a sua pausa do trabalho ou dos estudos. Corte a goiaba ao meio depois de bem lavada e, com uma colher, remova a polpa e aprecie esta magnífica fruta ao natural.

Como escolher e conservar

Consoante a variedade, a goiaba apresenta um formato redondo ou oval, casca de cor verde ou amarela, polpa branca ou avermelhada com várias sementes. Quando bem madura, tem um sabor doce, uma textura suave e um agradável aroma.

Em relação à conservação do fruto, deve ser deixado idealmente à temperatura ambiente numa fruteira, com as restantes frutas diversas da sua casa.

Goiaba, saúde que veio dos trópicos

A goiaba é uma fruta tropical deliciosa cujas propriedades permitem um enorme impacto positivo na saúde. É uma fruta ideal para aqueles que querem atingir uma boa forma física, mas também para os que simplesmente se preocupam com a sua saúde.

No Continente, poderá encontrar goiabas de excelente qualidade, prontas para serem consumidas ao natural, ou utilizadas em sumos, sobremesas ou compotas. Visite as nossas lojas e conheça esta e outras frutas que oferecemos.