Alimentos

Espinafres: versáteis e saudáveis

Não é preciso ser o Popeye para apreciar os benefícios que os espinafres trazem para a saúde. E quem diz que não podem ser deliciosos?

O seu sabor forte, adocicado em cru, mas amargo após cozedura e as suas folhas macias constituem o grande atrativo deste vegetal em termos culinários. Nutricionalmente, os seus poderes excecionais atribuem-lhe o estatuto de alimento saudável. Assim são os espinafres, versáteis e benéficos para a saúde. Descubra tudo sobre estas hortaliças.

Os benefícios dos espinafres

Estes são os principais benefícios do consumo regular de espinafres. 

Prevenção de cancro

Pelo teor fisiológico e nutritivo das suas folhas verde-escuras, os espinafres são úteis na prevenção de patologias como alguns tipos de cancro, como o do cólon, do estômago, da próstata ou da mama.

Saúde da pele, olhos e coração

Para além disso, os espinafres são um forte aliado na prevenção de doenças degenerativas da retina, problemas de pele (acne, eczema), ósseos ou cardiovasculares, hipertensão arterial, certas anemias, prisão de ventre e diabetes.

Gravidez

O ácido fólico (folatos), tão importante para o bem-estar do feto na gravidez e
também para o sangue, é outro dos principais argumentos deste alimento. 

Força muscular

Os nitratos – que se encontram naturalmente nos espinafres e outros vegetais de folhas – têm um poderoso efeito na força muscular. Estas proteínas intervêm no equilíbrio e função do cálcio, substância que tem um papel crucial na contração muscular. Foi esta associação a uma força quase sobre humana que catapultou os espinafres para o centro das atenções há várias décadas, pela mão de um dos meus aguerridos fãs: Popeye!

Breve história de espinafres

O espinafre é uma erva rasteira de origem asiática ou neozelandesa, da família das quenopodiáceas como a beterraba, com folhas de um verde intenso mas escuro, com forma entre o ovalado e o triangular.

O consumo de espinafres é especialmente recomendado para quem quer melhorar a dieta alimentar



As suas origens são remotas, pois terão sido introduzidos na Europa no século XI por povos muçulmanos aquando da sua expansão para o ocidente. No entanto, só mais tarde é que o seu cultivo foi disseminado. Primeiro, surgiram vindos de Espanha, aquando das Cruzadas, e depois da Holanda, Inglaterra e França.

Corriam as três últimas décadas do século XIX quando um erro de cálculo ou uma vírgula mal colocada catapultou o espinafre para o estrelato como um dos alimentos com maior riqueza em ferro.

A verdade só terá sido reposta sessenta anos depois, mas a crença perdurou, talvez impulsionada pelas histórias animadas do famoso marinheiro Popeye na televisão, nos anos 30. Esta figura, criada em 1929, via a sua força muscular aumentar exponencialmente sempre que ingeria uma lata desta hortaliça, vencendo assim mesmo o mais feroz dos seus inimigos. Este facto levou a um aumento do consumo de espinafres nos Estados Unidos na ordem dos 30%, especialmente entre as crianças.

Derrubado o mito, não se pense, contudo, que o espinafre passou de rei a parente pobre. Muito pelo contrário. O espinafre continua a ser o protagonista, não de séries de TV, mas de pratos e receitas originais e surpreendentes.

Hoje o seu cultivo difunde-se um pouco por todo o mundo, com a China a encabeçar a lista de países produtores, na qual Portugal se encontra.

Como consumir espinafres 

Preferencialmente, devem ser consumidos crus, sob a forma de saladas, ou ao vapor e o mais rapidamente possível após a compra, pois são sensíveis à cozedura e à conservação, perdendo por estes motivos e com rapidez muitos dos seus nutrientes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções destes alimentos (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortículas), de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de espinafres corresponde em média a 100g.

Para ajudar o organismo a aproveitar a quantidade de ferro que as suas folhas verde-escuras oferecem, os especialistas recomendam consumi-los conjuntamente com outros alimentos ricos em vitamina C tais como o tomate, a laranja, o limão, entre outros.

Inclua os espinafres na rotina

O Espinafre é considerado um dos alimentos mais funcionais à nossa disposição. É uma hortaliça de folhas verdes escuras providas de um importante valor nutritivo. Tem um sabor suave, ligeiramente amargo mas bastante agradável e é muito versátil. Se é desportista ou pretende melhorar a dieta alimentar, este alimento é especialmente recomendado. Visite o nosso site ou uma das lojas Continente para encontrar esta hortaliça com propriedades surpreendentes.