Cherne
Alimentos

Cherne: a escolha de chefs e atletas

O cherne é um peixe nobre, escolhido pelo sabor, textura e propriedades nutricionais. Descubra porque o deve introduzir na alimentação.
Poucos peixes cumprem tantos requisitos como o cherne. Por um lado, são altamente nutritivos, o que lhe confere benefícios para a saúde muito apreciados por quem procura uma dieta saudável. Por outro, o sabor intenso a mar e textura rica são argumentos que já convenceram os melhores chefs do mundo. O cherne, esse peixe nobre da costa portuguesa, oferece tudo a todos. Descubra todas as vantagens de o escolher.

Os benefícios do cherne

O cherne é um peixe com um elevado teor de proteína, ácido gordo ómega–3, vitamina D, cálcio e ferro. Fornece ainda quantidades apreciáveis de vitamina B6 e E. Desta combinação de vitaminas, proteínas e nutrientes, nascem vantagens para a saúde a vários níveis.

Saúde cardiovascular

O consumo destes ácidos gordos traz diversos benefícios como o controlo da tensão arterial e o bom funcionamento do coração.

Sistema nervoso e do sangue

A vitamina B6, além de essencial ao sistema nervoso, auxilia o processo de metabolismo de aminoácidos e na produção de células sanguíneas.

Saúde óssea

A vitamina D é responsável pela otimização da absorção e utilização do cálcio e do fósforo, melhorando a saúde óssea.

Ação preventiva

Diversos estudos realizados indicam que o consumo de vitamina E, com potencial antioxidante, contribui para a prevenção de alguns tipos de cancro e doenças cardiovasculares.

Controlo de peso

O cherne, contendo uma concentração média de gordura na sua carne, é uma excelente e saudável escolha para uma refeição a qualquer hora do dia. As vitaminas e sais minerais contidos neste peixe de carne nobre têm um papel fundamental na performance em desportos de resistência e atrasam a sensação de fome.

Perante este cardápio de benefícios, o cherne é realmente um alimento rico e que deve ser incluído na rotina alimentar.

Como consumir cherne

O cherne pode ser confecionado num apetitoso grelhado, no forno, cozido, em sopa, numa massada ou com arroz. As hipóteses são variadas e existem pratos para todas as estações, mais frescos ou mais quentes, mais simples ou mais complexos.

No momento da escolha, assegure-se que o cherne apresenta uma escama aderente e brilhante, com odor a mar e olhos salientes e brilhantes. Depois coloque-o na parte inferior do frigorífico, num recipiente fechado, durante 1 dia, no máximo.
 
Porquê escolher Cherne?

O cherne traz vários benefícios para o organismo: fortalece os ossos, melhora a função cardíaca e favorece o sistema imunitário. Introduza-o na sua alimentação regular e sinta os benefícios.