Alimentos

Toranja: apetitosa e ácida

Descubra os principais benefícios da toranja para a saúde, como escolher, consumir e preservar.
A toranja é um fruto refrescante e apetitoso com um forte poder alcalinizante. É composto por fibra alimentar, vitaminas A, do complexo B, C, potássio, selénio e antioxidantes que trazem diversos benefícios para a sua saúde. Descubra quais são.

Os benefícios da toranja

À semelhança de outros citrinos, encontramos na toranja uma generosa fonte de vitamina C. Com baixo valor calórico, muita água, uma quantidade razoável de fibras e quase nenhum açúcar, a toranja representa ainda um bom aporte de vitaminas e sais minerais.

Das vitaminas contidas na toranja destacam-se as do complexo A, B e C. Entre os sais minerais evidenciam-se o cálcio, o fósforo, o magnésio e sobretudo o potássio. Esta composição resulta em benefícios impressionantes para a saúde.

Detox

A composição nutricional da toranja atribui-lhe propriedades com função adstringente, diurética, digestiva, antibacteriana, estimulante, depurativa, antioxidante e anti-inflamatória.

Saúde do coração

A elevada porção de potássio que este citrino apresenta promove a boa saúde cardíaca, reduzindo o risco de AVC.

Perda de peso

A toranja é um aliado nas dietas para perder peso. É dos citrinos que menos açúcar tem, é um fruto muito nutritivo, rico em fibras e cerca de 90% do seu conteúdo é simplesmente água. A abundância em H20 confere à toranja um  grande poder diurético e promove a sensação de saciedade.

Assim, perante todos os benefícios que a toranja apresenta para o nosso corpo, faz todo o sentido incluir este fruto na rotina nutricional.

Como consumir toranja

Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de toranja corresponde em média a 100g.

A toranja é ideal para saladas e sumos. A melhor forma de consumir esta fruta é fresca. Crie, por exemplo, um refresco simples e delicioso, colocando numa liquidificadora toranja e maçã com algumas gotas de limão. Acrescente água e mel q.b. e, por fim, sirva com gelo. Terá a seu lado um fantástico e nutritivo sumo, pronto para os dias mais quentes do Verão.

Como escolher e conservar

No momento da escolha de toranjas, deve ter em conta que as melhores são firmes, brilhantes e sem sinais de desidratação.

Para uma conservação ideal, deve deixar os frutos num local fresco e arejado, de preferência no frigorífico a 6º C, e não mais do que uma semana, para não perder a sua melhor qualidade e sabor.

O que é que a toranja tem?

A toranja é um ótimo fruto para provar ao natural ou em saladas e refrescos. Apresenta uma panóplia de nutrientes que proporcionam um impacto positivo na saúde, nomeadamente pela ação antioxidante e cicatrizante, mas também pelo reforço do sistema imunitário e melhoria da digestão.

No Continente, poderá encontrar toranjas de excelente qualidade, prontas para serem consumidas ao natural, ou utilizadas em saladas ou refrescos. Visite as nossas lojas ou online e conheça esta e outras frutas.