A sua Lista de Compras

0 produtos

Este subtotal não inclui o custo de entrega. Quando passar a lista para o carrinho do Continente Online, este subtotal poderá ser ajustado considerando as quantidades mínimas de encomenda de cada produto.

Subtotal

€ 0,00

Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?

O que fazer com claras de ovo? Truques e 10 ideias

Claras de ovo: saiba como devem ser conservadas, como evitar o desperdício e conheça as nossas sugestões doces e salgadas.
Claras Ovo O Que Fazer

Publicado a 02/01/2026

As claras de ovo são constituídas por água e proteína, principalmente albumina. São isentas de gordura e de colesterol e têm baixo valor calórico.

São uma ótima opção para dar leveza a sobremesas, enriquecer batidos e panquecas, ligar receitas salgadas e, ainda, aproveitar sobras, contribuindo para reduzir o desperdício alimentar.

Saiba que uso lhes pode dar, com sabor, criatividade e segurança.

Como conservar claras de ovo?


1. Armazenamento no frio


Frigorífico: claras cruas podem ser guardadas em recipientes limpos e fechados, por 2 a 4 dias.

Congelador: para as usar num período mais longo, pode congelar as claras, até 12 meses, de forma a manter segurança e qualidade. Para as descongelar use o frigorífico, de um dia para o outro.

Identifique com data e quantidade no recipiente que utilizar.

2. Pasteurização


Para preparações sem cozedura, como batidos, glacês e cocktails, recomenda-se o uso de claras pasteurizadas (líquidas ou em pó). Para fazer merengue, a sugestão é o merengue suíço, onde aquece as claras e o açúcar em banho-maria.

3. Segurança Alimentar


A Salmonella é uma bactéria que é transmitida aos seres humanos pela ingestão de alimentos que estão contaminados com fezes de animais. Quando há uma infeção com Salmonella podem desenvolver-se sintomas como diarreia, náuseas, dor abdominal, febre e calafrios; e ainda vómitos, dor de cabeça e fraqueza.

Existem alguns cuidados a ter para prevenir esta infeção:

  • Escolher ovos com casca limpa e sem rachas;
  • Não reaproveitar as embalagens de ovos, evitando que outros alimentos sejam contaminados;
  • Não consumir claras cruas sem tratamento térmico ou pasteurização;
  • Lavar bem as mãos, utensílios, equipamentos e área de trabalho com água e sabão, depois de manusear os ovos.

Truques rápidos para bater e usar claras


1. Utensílios limpos


Comece por confirmar que tem os utensílios (taça e batedor) bem limpos. Qualquer vestígio de gordura ou gema impede a formação da espuma.

2. Estabilize a espuma


Para ajudar a manter a estabilidade da espuma pode usar umas gotas de limão ou de vinagre, o ácido vai reforçar a estabilidade.

3. Tipos de merengue


Conheça os diferentes tipos de merengue:

  • Francês: claras batidas com açúcar, o mais simples, mas menos estável;
  • Suíço: as claras e o açúcar são aquecidos em banho-maria antes de bater. É a opção mais indicada para sobremesas que não vão ao forno;
  • Italiano: é vertido xarope quente nas claras batidas, é o mais estável, pelo que se recomenda para coberturas.

Usar claras em doces ou salgados


Uma clara tem aproximadamente 33g e fornece cerca de 17 kcal e 3,6 g de proteína. É uma opção que permite aumentar o teor proteico de receitas leves, sem alterar muito o sabor ou a textura.

  • Fonte de proteína completa: contém todos os aminoácidos essenciais;
  • Baixo teor calórico e sem gordura: ideal para sobremesas e pratos equilibrados;
  • Versatilidade: pode ser usada para dar leveza, ligar ingredientes ou enriquecer receitas.
Deixamos de seguida 10 sugestões para as incluir no seu dia-a-dia.

Das clássicas às mais modernas: 10 receitas simples


Omelete de claras verde (sem glúten, sem lactose, vegetariana)


Ingredientes: 6 claras (aprox. 200 g), 1 mão cheia de espinafres, 1 c. sopa azeite, ervas aromáticas frescas, especiarias, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Salteie os espinafres numa frigideira com o azeite, junte as claras previamente batidas e temperadas. Cozinhe em lume médio até ficar firme. Dobre e sirva com tomate.

Crepe fino de claras (sem glúten, sem lactose, vegetariana)


Ingredientes: 4 claras (aprox. 130 g), 1 c. sopa de água, 1 pitada de sal.

Preparação: Misture as claras com a água e tempere com sal. Aqueça uma frigideira antiaderente até estar bem quente e verta ½ da mistura até que forme uma camada fina a cobrir a base da frigideira. Deixe cozinhar 1 a 2 minutos de cada lado. Repita até terminar a mistura.

Sugestão: Recheie com frango e pickles; com húmus e cenoura ralada; com atum e pepino ou com outros alimentos da sua preferência.

Batido proteico (sem glúten, sem lactose)


Para fazer batidos, use sempre claras pasteurizadas.

Ingredientes: 150 ml de claras pasteurizadas, 1 banana, 1 c. sopa de cacau, 1 c. sopa de manteiga de amendoim, 200 ml de leite ou de bebida vegetal, gelo a gosto.

Preparação: Coloque tudo no liquidificador durante cerca de 30 segundos.

Barritas de claras no forno (8 unidades)


Ingredientes: 4 claras (aprox.130 g), 150 g de flocos de aveia (usar certificados sem glúten, se preferir), 60 g de frutos secos picados (amêndoas, nozes, cajus, pistácios, etc.), 60 g de fruta seca (tâmaras ou ameixas), 2 c. de sopa de sementes, 1 banana madura esmagada, 1 c. de chá de canela, 1/2 colher de chá de sal. Pode ainda acrescentar raspas de laranja e/ou de chocolate (70%).

Preparação: Misture tudo e espalhe num tabuleiro (20×20 cm). Leve ao forno a 180°C durante 18 a 22 minutos. Quando estiver pronto, deixe arrefecer e corte.

Crackers de sementes (sem glúten)


Ingredientes: 2 claras, 80 g mistura de sementes (sésamo, linhaça, girassol), 1 colher de chá de sal, ervas secas.

Preparação: Envolva todos os ingredientes e espalhe uma camada fina num tabuleiro forrado com papel vegetal. Marque quadrados com faca e leve ao forno a 160°C, durante 25 a 30 minutos (ou até estar seco e dourado). Deixe arrefecer e parta.

Merengue suíço básico (para coberturas)


Ingredientes: 4 claras (aprox.130 g), 200 g de açúcar, 1 pitada de sal, ½ c. de chá de cremor tártaro.

Preparação: Coloque todos os ingredientes numa taça resistente ao calor sobre um banho-maria. Mexa continuamente até atingir aproximadamente 75–80 °C ou até não sentir grãos. De seguida, retire do banho-maria e bata com batedeira elétrica por 6 a 8 minutos, até obter um merengue firme, brilhante e com picos estáveis.

Merengues crocantes ou suspiros (sem glúten)


Ingredientes: claras e açúcar.

Preparação: Bata as claras em castelo até ficarem firmes. Adicione o açúcar aos poucos (50g aproximadamente), continuando a bater até obter um merengue brilhante e com picos estáveis. Disponha pequenas porções num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno, pré-aquecido a 95–110 °C, durante 90 a 120 minutos, ou até solidificarem e ficarem crocantes.

Pavlova com iogurte e fruta (sem glúten)


Ingredientes: Merengue da receita anterior, iogurte grego ligeiro natural, frutos vermelhos.

Preparação: Prepare a base de merengue (ver receita anterior). Quando retirar do forno, deixe arrefecer e decore com iogurte grego e frutos vermelhos. Se quiser, pode ainda juntar raspas de limão ou hortelã para dar frescura.

Molotof (sem glúten)


Perfeito para quando sobram muitas claras.

Ingredientes: 12 claras e caramelo.

Preparação: Bata as claras até ficarem bem firmes. Verta as claras batidas numa forma previamente untada com caramelo líquido. Leve ao forno, em banho-maria, a temperatura baixa até ficar firme (~15min). Desligue o forno e deixe o molotof repousar lá dentro para evitar que abata. Desenforme depois de frio.

Dica: Não abra o forno durante a cozedura!

Farófias (sem glúten)


Ingredientes: claras, leite aromatizado (com casca de limão e pau de canela), creme de gemas.

Preparação: Bata as claras em castelo até ficarem bem firmes. Aqueça o leite aromatizado, sem ferver. Com uma colher forme pequenas "ilhas" de claras e coza-as no leite quente. Retire com cuidado, coloque numa travessa e cubra com creme de gemas.

Outras utilizações para as claras de ovo


Almôndegas mais leves e suculentas


Pode reduzir um pouco a quantidade de pão ralado e aproveitar as claras como elemento de ligação em almôndegas de frango ou de peru. Para uma versão sem glúten, pode usar em alternativa ao pão ralado, farinha ou flocos de aveia e/ou amêndoa moída.

Panados mais leves


Em vez de ovo inteiro, passe os filetes por clara batida antes de os passar por farinha ou por pão ralado. Vai ter uma cobertura fina e crocante.

Planear e combater o desperdício


1. Se a receita que vai preparar usa apenas gemas, planeie e pense numa receita na qual pode utilizar as claras;

2. Pode congelar as claras individualmente em cuvetes (uma clara em cada cavidade) e guarde as cuvetes num saco identificando-o com a data;

3. Se costuma fazer batidos ou cocktails, opte por claras pasteurizadas embaladas, assim evita sobras e reduz riscos de contaminação.

Tome nota!


Aproveitar todos os ingredientes é uma forma de combater o desperdício alimentar. Descubra nos seguintes artigos o que pode fazer: