- O peru é uma carne branca versátil, nutritiva e de fácil preparar.
- Rico em proteínas, vitaminas e minerais, contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, reduz o cansaço e ajuda na saúde óssea e na manutenção da pressão arterial.
- Na Cozinha Continente pode encomendar pratos prontos a servir, incluindo peru assado.
Benefícios do peru
Estes são os principais benefícios do consumo regular de peru.
Contém baixo teor de gordura e rico em proteína
A carne de peru tem baixo teor de gordura, principalmente se consumida sem pele. Por ser uma carne magra e rica em proteínas de alto valor biológico é um dos alimentos mais recomendados para praticantes de exercício físico.
Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso
A carne de peru é rica em vitamina B1 e B12, que contribuem para o correto funcionamento do sistema nervoso.
Ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga
Destaca-se ainda que, por ser rica em vitaminas, a carne de peru ajuda na redução do cansaço e da fadiga.
Promove a saúde óssea e o equilíbrio da pressão arterial
Relativamente aos minerais, é rica em fósforo, que irá contribuir para a normal formação dos ossos e dentes e fonte de potássio, importante para a manutenção de uma pressão arterial normal.
Esta carne, pelas suas características é, assim, versátil e adequa-se à alimentação de todos, desde crianças a idosos.
Origem do peru
Originário da América do Norte, o peru foi trazido para a Europa em 1511. O peru selvagem foi domesticado pela primeira vez no México há mais de mil anos, mas, no começo do século XX, havia desaparecido em grande parte dos Estados Unidos.
Nos últimos anos, esta ave começou a ser reintroduzida no seu local de origem com aparente sucesso.
Parente próximo do pavão, é muito conhecido na Europa e na América por ser um dos pratos principais da ceia natalícia, assim como nos Estados Unidos, no Dia de Ação de Graças. Porém, atualmente, não é apenas nessas datas específicas que a carne de peru é consumida, já que tem vindo a ser incluída aos poucos no cardápio do dia a dia pelas suas vantagens nutricionais.
Peru: cortes
O peru pode ser comprado inteiro ou já dividido em diferentes cortes, cada um com características próprias e usos culinários específicos.
Peito de peru
É o corte mais magro e com maior teor de proteína. Tem uma textura suave e é bastante versátil: pode ser utilizado em bifes, estufado, assado ou cortado em tiras para salteados rápidos. Por ser uma carne magra, deve ser confecionada com cuidado para evitar que fique seca.
Perna e coxa
Estas são as partes mais suculentas, graças a um teor de gordura superior. São ideais para assar, estufar ou cozinhar lentamente, resultando em pratos mais saborosos.
Asas
As asas são excelentes para preparar assados ou para caldos e sopas. Libertam sabor e alguma gelatina natural.
Perninhas e sobrecoxas
Muito apreciadas para assados ou pratos no forno, têm uma textura mais firme e um sabor mais marcado. Sabem ainda melhor quando são marinadas.
Carcaça/costas
Este parte é habitualmente utilizada para fazer caldos caseiros. Desta forma, confere mais corpo e sabor a sopas, arrozes e molhos.
Como escolher carne de peru
Ao comprar um peru deve ter em conta alguns aspetos como:
- A pele deve ser firme e sem penas visíveis, de cor branca, textura não colante e limpa.
- Qualquer gordura que apresente deve ser branca e sem viscosidade.
- A cavidade abdominal deve encontrar-se limpa sem odores anormais.
A carne de peru é muito perecível e deve ser mantida a uma temperatura constante de cerca de 2ºC. Aconselha-se o transporte da carne em saco isotérmico e deverá armazená-la no frigorífico o mais rapidamente possível.
Se adquirir o peru inteiro e se pretender congelá-lo, é aconselhável prepará-lo previamente, limpando-o e cortando-o em peças. Peitos, pernas, asas e costas. Cada parte deve ser embalada individualmente e identificada por destino culinário: peitos para um grelhado, pernas para um estufado ou assado, entre outras opções.
Como cozinhar peru
O peru pode ser preparado de várias formas, dependendo do corte e do resultado desejado.
O peito cozinha rapidamente e fica melhor grelhado, salteados ou assados por pouco tempo, para evitar que seque. Já as pernas e coxas beneficiam de métodos de cozedura mais longos, como estufar ou assar lentamente, que garantem uma carne mais tenra e suculenta.
Se for para assar inteiro, tempere de véspera e retire os excedentes de gordura visíveis, em especial junto à cauda. O segredo para assar bem esta ave de modo que fique suculenta é usar um forno médio durante algumas horas.
Como consumir peru
O peru é uma carne muito versátil e pode ser incluído em diversas refeições ao longo da semana. Grelhe ou salteie o peito para uma refeição rápida, ou corte em tiras para saladas. Já as pernas e coxas fazem pratos mais suculentos quando são assadas ou estufadas lentamente.
Se procura uma receita mais completa (mas um pouco mais demorada), asse no forno as coxas ou o peru inteiro. No dia a dia, pode ainda optar por filetes panados, estufados simples ou com uma preparação com legumes.
Receitas com peru
Aqui ficam algumas sugestões para aproveitar ao máximo esta carne:
- Rolo de peru: uma opção saborosa e prática feita com escalopes de peru recheados com queijo e fiambre, enrolados e assados no forno.
- Escalopes de peru gratinados: bifes de peru passados por farinha, corados na frigideira e depois gratinados com um molho cremoso com cogumelos e natas.
- Peito de peru recheado com maçã: peito de peru recheado com uma mistura de maçã e outros ingredientes, assado até ficar tenro e suculento.
- Peru estufado: o peru é cozinhado lentamente num molho saboroso, ideal para dias frios ou refeições familiares mais completas.
Além destas receitas, o peru permite muita criatividade: tiras de peito salteadas com legumes, assados simples, enchidos leves, estufados com batatas ou arroz.
Continente, onde encontra peru para qualquer receita
Nas lojas Continente, encontra uma enorme variedade de cortes de peru, com especial destaque para a época festivo do Natal e da Passagem de Ano.
Perguntas frequentes sobre peru
Esclareça todas as suas dúvidas.
O que torna o peru uma carne saudável?
O peru é uma carne branca magra, rica em proteínas de alto valor biológico, vitaminas B1 e B12 e minerais como fósforo e potássio, contribuindo para o sistema nervoso, saúde óssea e manutenção da pressão arterial.
Qual é a melhor forma de cozinhar o peru?
Estas são as opções mais populares:
- Peito: grelhar, saltear ou assar rapidamente.
- Pernas e coxas: assar lentamente ou estufar.
- Peru inteiro: temperar de véspera e assar em forno médio por algumas horas para ficar suculento.
Como encomendar comida da Cozinha Continente?
Pode fazer a encomenda em loja, através do número 210 155 555 (segunda a sexta, 09h00–21h00; sábado e domingo, 09h00–18h00) ou através do Continente Online. Online, é possível escolher recolha em loja, entrega em casa ou na loja Click&Go.
Quando devo encomendar na Cozinha Continente?
As encomendas para o Natal podem ser feitas até 15 de dezembro. Para o Ano Novo, devem ser realizadas até 22 de dezembro.
Quando vou receber a minha encomenda da Cozinha Continente?
As encomendas de Natal são entregues entre 23 e 24 de dezembro, e as de Ano Novo entre 30 e 31 de dezembro, com recolha em loja até às 17h00.