Alimentos

Limão: sumarento, perfumado e saudável

O limão é um fruto rico em vitamina C, potássio e cálcio que lhe conferem capacidades de limpeza e desintoxicação do organismo. Descubra tudo sobre as vantagens e propriedades deste alimento.

O limão previne gripes e constipações, melhora a circulação sanguínea, descongestiona e desintoxica o organismo. Descubra todas as vantagens e propriedades deste fruto único.

Os benefícios do limão

Estes são os principais benefícios do consumo de limão.

Ação antioxidante

O limão apresenta um conteúdo considerável em vitamina C, contribuindo, por isso, para prevenir as oxidações celulares indesejáveis.

Sistema imunitário

A vitamina C promove a formação de colagénio, uma proteína importante para a integridade das células e essencial em processos de cicatrização. O limão contribui assim para o adequado funcionamento do sistema imunitário.

Propriedades anti-tudo

Adicionalmente, o limão é um fruto com propriedades antissépticas, fungicidas, adstringentes, antiespasmódicas, anestésicas, anti-inflamatórias e antivirais, encontradas em vários tipos de limões.

Tipos de limão

São cerca de 70 as variedades existentes de limões. Geralmente, todas têm um aspeto semelhante, embora mudem no tamanho e textura da casca, que pode ser lisa ou rugosa. Também a forma pode variar ligeiramente: pode ser redonda, elíptica ou oval. A cor vai do verde-claro ao amarelo-vivo. As variedades mais conhecidas em Portugal são a Lunário, a Eureka e a Lisboa:

Lunário

Tem forma ovoide e elíptica alongada, um calibre médio a grande (100 a 130 gramas), polpa de cor esverdeada, não muito sumarenta, moderadamente ácida, pele lisa, de espessura variável, muito aderente à polpa, e numerosas sementes. É provavelmente a variedade mais representativa nos pomares de Portugal.

Eureka

Tem forma elíptica ou oblonga, um calibre médio a grande (cerca de 120 gramas), polpa muito rica em sumo com elevado nível de acidez, pele de cor amarela, espessura média e superfície mais ou menos lisa, conforme as regiões onde se cultiva.

Lisboa

Tem forma elíptica oblonga, um calibre médio a grande (cerca de 120 gramas), polpa de cor verde-amarelo pálida, sumarenta, com um nível de acidez semelhante ao da variedade Eureka, pele de espessura média, com a superfície levemente granulosa, muito aderente à polpa, e sementes numerosas.

Como consumir limão

Saboroso, sumarento e aromático, o limão é o fruto da família dos citrinos mais utilizado no mundo. O seu uso na gastronomia torna inúmeras receitas, salgadas ou doces, mais apaladadas: molhos e aperitivos, chás, sumos e licores, gelados e bolos, carne e peixe ganham novo requinte com a casca, sumo e polpa deste fruto. Além disso, é ainda usado em produtos de limpeza, de beleza e na indústria de perfumaria. Um caso sério de versatilidade.

Ao escolher limões, estes devem possuir uma cor amarela viva, aspeto fresco e sem defeitos aparentes, como sinais de podridão, de bolor ou desidratação.

Se os limões são para consumo num curto espaço de tempo, podem ser armazenados na fruteira à temperatura ambiente. Caso sejam para guardar por mais tempo, o ideal é colocá-los em sacos hermeticamente fechados no frigorífico.

Porque nos faz tão bem consumir limão?

Graças às suas múltiplas propriedades e aplicações, o limão é considerado um  fruto curativo e deve ser incluído na dieta alimentar sempre que possível.

Com baixíssimo valor calórico, o limão é uma boa fonte de fibra e vitamina C, além de conter outras vitaminas, como a tiamina e a riboflavina, e minerais, como fósforo, potássio, cálcio e ferro.

Venha encontrar a melhor escolha de limões numa loja Continente.