Entre os vários benefícios, os alimentos com compostos antioxidantes são benéficos para a saúde da pele e para prevenir o seu envelhecimento, devido à ação destes compostos bioativos.
Saiba mais sobre os alimentos com compostos antioxidantes e como adicioná-los na sua alimentação.
O que são antioxidantes?
Os antioxidantes são um grupo de compostos bioativos que apresentam uma capacidade de retardar ou prevenir a oxidação das células.
Este conjunto de vitaminas, minerais e outras substâncias fitoquímicas criam uma barreira sobre as células, pois neutralizam a ação dos radicais livres, moléculas que danificam e provocam o envelhecimento precoce, diferentes dores e doenças e que são prejudiciais para a saúde.
Quais são os seus benefícios?
São vários os benefícios associados aos antioxidantes. Como vimos, os antioxidantes protegem as células da pele, ajudando a prevenir e a reduzir determinados problema cutâneos, como a acne, reduzir a produção de sebo e o aparecimento de manchas.
Além disso, estimulam a produção de colagénio, uma proteína muito importante para que a pele de mantenha firme e elástica, previnem o envelhecimento precoce e podem ajudar nos processos de inflamação.
Uma vez que contribuem para o bom funcionamento do sistema imunitário, os antioxidantes também podem ser aliados na prevenção de doenças, nomeadamente cardiovasculares, pulmonares, cancerígenas e doenças degenerativas, como o Alzheimer.
Assim, os antioxidantes são benéficos para a saúde e para o bom funcionamento do organismo.
Alimentos ricos em antioxidantes
Os antioxidantes podem ser encontrados numa série de alimentos, nomeadamente fruta, hortícolas e frutos secos. Aqui ficam alguns exemplos de alimentos ricos em antioxidantes para adicionar à sua dieta:
- Espinafres
Os espinafres contêm luteína, um fitoquímico do grupo dos carotenoides que é benéfico para a saúde visual e da pele. - Brócolos
Os brócolos são um dos alimentos mais nutritivos e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. São ricos em vitamina C, K e ácido fólico e são fonte de vitamina A, importantes para a normal produção de energia, para o bom funcionamento do sistema imunitário e correto funcionamento do organismo. Os antioxidantes encontrados neste alimento estão também associados à prevenção de doenças como o cancro! - Frutos vermelhos
A grande maioria dos frutos vermelhos possuem propriedades antioxidantes. Os morangos contêm ácido fólico e Vitamina C, responsáveis por proteger o organismo do stress oxidativo. As cerejas, além dos flavonoides, possuem outros fitoquímicos, como ácidos fenólicos, antioxidantes que podem ter efeitos positivos na prevenção de algumas doenças. Já as framboesas são ricas em Vitamina C e manganês e são uma boa fonte de folato, e os mirtilo são ricos em antocianinas, os quais parecem contribuir para a proteção cardiovascular e prevenção de doenças cardiovasculares. - Alho
O alho é composto por é rico em fibra, Vitamina B6 e manganês, importantes para o bom funcionamento do organismo. Para além disso, é fonte de tiamina, vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e selénio, que por sua vez auxiliam no fortalecimento do sistema imunitário e contribuem para a saúde óssea. Segundo alguns estudos, o consumo regular de alho parece promover a redução dos níveis de colesterol total. - Citrinos
Os citrinos, como a laranja, a goiaba ou o limão, são uma fonte completa de flavonoides diferentes, todos com múltiplas propriedades terapêuticas benéficas para o nosso organismo. São conhecidos pelo seu enorme poder antioxidante, devido ao seu teor em compostos fitoquímico, combatendo os radicais livres e protegendo as células da inflamação. Os antioxidantes são importantes na prevenção de inúmeras doenças, como as doenças neurodegenerativas, doenças da pele, doenças inflamatórias, alguns tipos de cancro, entre outras. - Peixe
O peixe, nomeadamente o salmão, o atum e a sardinha, apresenta inúmeros benefícios para a saúde e, devido ao seu teor em ómega-3 são benéficos para o sistema nervoso, cardiovascular e para o funcionamento do sistema imunitário. Uma dieta com maior teor de ómega-3 permite combater o excesso de fatores inflamatórios e combater doenças como a osteoporose. - Especiarias
Especiarias, como o açafrão ou curcuma, são ótimas fontes de antioxidantes. A curcuma, neste caso, é composta por curcuminoides, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. - Abacate
O abacate é fonte de vitaminas B6 e E. Fonte de potássio. Apresenta um baixo teor de açúcares e é rico em gorduras monoinsaturadas.
O potássio ajuda na manutenção da pressão arterial normal. Para além disso, a presença de ácido oleico (gordura insaturada) e o conteúdo em esteróis vegetais contribuem para reduzir os níveis de colesterol LDL sanguíneo (mau colesterol). Sendo fonte de vitamina E, tem propriedades antioxidantes.
A vitamina B6 participa numa série de funções do organismo, desde o sistema hormonal, imunitário e nervoso, até à redução do cansaço e fadiga e à produção de proteínas e glicogénio, razão pela qual está também associada ao equilíbrio do organismo para quem pratica desporto.
Agora que já conhece alguns alimentos com propriedades antioxidantes, pode criar inúmeras receitas distintas.
Receitas com alimentos antioxidantes
- Sumo natural de laranja: além de delicioso e refrescante, é rico em vitamina C, que por sua vez, contribui para o fortalecimento do sistema imunitário.
- Salada de fruta: reúna algumas das frutas que mencionamos acima, desde os frutos vermelhos aos citrinos, e crie uma salada completa e variada, sem regras. Use a sua imaginação.
- Crepes de espinafres com abacate e requeijão: una o poder antioxidante dos compostos bioativos presentes nos espinafres e no abacate e crie estes crepes deliciosos. Uma ótima solução para fugir da tradicional massa e recheio.
- Panacota de frutos vermelhos: os frutos vermelhos podem ser adicionados a uma panacota para criar uma sobremesa refrescante e saborosa.
- Salmão no forno com broccolinis: alie agora um dos peixes mais saborosos, o salmão, aos brócolos e obtenha uma refeição deliciosa e nutritiva.
- Aveia adormecida: a aveia é super versátil e pode ser consumida a qualquer hora do dia. A aveia adormecida é apenas um exemplo perfeito para um pequeno-almoço completo. E esta receita é muito simples e prática: basta preparar à noite, reservar no frigorífico e, no dia seguinte de manhã é só comer!