Grão de Bico: benefícios e como fazer

Alimentos

Grão-de-bico: benefícios e como cozinhar

O grão-de-bico é uma leguminosa rica em proteína e fibra. Fique a par dos seus benefícios e descubra diversas receitas!
O grão-de-bico tem conquistado adeptos entre os apreciadores de pratos típicos portugueses, mas também da culinária do Médio Oriente e de receitas vegetarianas. Por ser tão versátil, nutritivo e simples de preparar, integra facilmente vários tipos de receitas e vários regimes alimentares. Não admira que esta leguminosa faça parte da nossa alimentação há milhares de anos. Descubra o que é exatamente o grão-de-bico, quais os benefícios dos seus nutrientes para a saúde e como o incluir na alimentação com receitas originais e saborosas.


O que é o grão-de-bico?


O grão-de-bico é uma leguminosa muito popular na cozinha mediterrânica e no Médio Oriente. As suas origens remontam à Ásia Menor, onde começou a ser cultivada há largos milhares de anos, espalhando-se depois à Índia e aos países do Mediterrâneo.

É uma exelente fonte de tiamina, vitamina B6 e folato, que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Pata além disso, também é rico em potássio, fósforo e ferro e é fonte de cálcio, magnésio e zinco, todos estes com importantes para a nossa saúde! Este alimento é apreciado em vários tipos de cozinha e é, também, naturalmente isento de glúten, sendo por isso aconselhado a pessoas com doença celíaca.


O grão-de-bico é uma fonte de proteína?


O grão-de-bico é uma excelente fonte de proteína: em 100 gramas encontra 8,8 gramas de proteínas de origem vegetal. As proteínas são importantes por diversas razões, nomeadamente para a manutenção e ganho de massa muscular.  Por ser um alimento rico em proteína, é bastante procurado para assegurar uma alimentação vegetariana equilibrada, mas como não tem todos os aminoácidos essenciais, deve ser completado com um cereal, no caso de uma alimentação vegetariana ou vegana.

Grão-de-bico: conheça os benefíciosdos seus nutrientes para a saúde


O grão-de-bico contém nutrientes muito importantes para a saúde do organismo. Conheça os principais benefícios.

Baixo valor calórico


Sendo rico em fibra e proteína, o grão-de-bico conta com um baixo valor calórico – 130 calorias por cada 100 gramas – e contribui para manter a sensação de saciedade ao longo do dia devido a estes dois nutrientes.

Regula o colesterol


Também por ser rico em fibra, um nutriente que ajuda a diminuir a absorção de gordura, o seu consumo pode ajudar a ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.

Reforça o sistema imunitário


A sua riqueza em vitaminas e são essenciais para proteger e fortalecer o sistema imunitário.

Promove o ganho de massa muscular


Por ser uma boa fonte de proteína vegetal, esta leguminosa ajuda a ganhar massa muscular quando consumida com cereais como o arroz, a massa ou o pão.

Melhora o funcionamento do intestino


Por ter alto teor em fibra, pode ajudar no correto funcionamento do intestino. Para além disso, a fibra alimenta as bactérias boas intestinais.

Ajuda a manter os ossos saudáveis


Já o cálcio, o fósforo e o magnésio ajudam a manter e a fortalecer a saúde dos ossos, evitando fraturas, ou doenças como a osteoporose.

O grão-de-bico engorda?


O grão-de-bico é rico em hidratos de carbono – em cada 100 gramas, 27,5 são hidratos de carbono. Como tal, quando ingerido em excesso, pode favorecer o ganho de peso.

Contudo, este alimento tem boas quantidades de fibra aumentando na sensação de saciedade. Além disso, os hidratos de carbono do grão-de-bico são considerados complexos, logo, de absorção lenta pelo organismo.

Como preparar grão-de-bico


Para cozinhar grão-de-bico siga estes passos muito simples:

1. Lave bem os grãos;

2. Demolhe o grão-de-bico em água fria com uma colher de sopa de vinagre (ou limão) durante cerca de 12 horas, para aumentar a digestão fácil;

3. Troque a água da demolha ao fim de 4 horas;

4. Numa panela de pressão, acrescente os grãos e água limpa, cobrindo até 4 dedos acima do grão-de-bico;

5. Junte uma pitada de sal e um fio de azeite;

6. Tape a panela e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos a partir do momento em que a cozedura começar.

Concluída a cozedura, pode utilizar o grão para as receitas que mais apreciar.

Receitas com grão-de-bico


Há uma enorme variedade de receitas de entradas, petiscos, pratos principais e até sopas nas quais pode utilizar o grão-de-bico:

 

  • Húmus: diretamente do Médio Oriente, delicie-se com esta receita de húmus para uma entrada ideal para partilhar;

  • Sopa de grão-de-bico: cremosa e deliciosa, esta sopa típica de Marrocos demora apenas 20 minutos a fazer e é ideal para um dia frio de inverno;

Os aficionados da cozinha vegetariana podem, ainda, gostar desta opção de hambúrgueres de grão-de-bico para fazer na Yammi.

 

Grão-de-bico para todos os gostos no Continente


Seco ou já cozinhado, ou até biológico, no Continente irá encontrar grão-de-bico na qualidade que mais preferir para abrilhantar as suas receitas. Faça-nos uma visita ou encomende no Continente online.