Citrinos
Nutrição

Citrinos: refrescantes, deliciosos e aromáticos

Conheça os diferentes tipos de citrinos e os seus principais benefícios para a saúde. 

Os citrinos são uma família alargada e variada de frutos deliciosos que, devido às suas propriedades, constituem um excelente aliado da saúde, nomeadamente através do combate às gripes e constipações, mas também doenças cardiovasculares, cancros e doenças neurológicas. Podem ser usados numa panóplia de receitas, adicionando sabor, cor, fragrância e frescura. Descubra todas as vantagens de consumir citrinos.

Os benefícios dos citrinos

Os citrinos são uma parte essencial da nossa dieta, com inúmeros benefícios para a saúde por baixo da casca colorida e endurecida. São ricos em diversos nutrientes, como Vitamina C, flavonoides, fibras, mas também potássio, folato, cálcio, tiamina e niacina, entre outros.

São alimentos cujas propriedades promovem a proteção dos vasos sanguíneos, a redução dos níveis de inflamação no organismo, a melhoria da função gastrointestinal e saúde, bem como a prevenção de inúmeras doenças como a diabetes mellitus tipo 2, diversos tipos de cancro e doenças neurológicas.

Entre os nutrientes presentes nos citrinos, destacam-se três particularmente importantes.

Vitamina C


Uma das vitaminas mais populares do mundo, é essencial para a formação e manutenção de uma pele saudável, mas também ossos, vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos. Tem um papel crucial no suporte ao nosso sistema imunitário, atuando também como um antioxidante que ajuda a proteger as células contra a inflamação. Pensa-se que será pela redução da inflamação no nosso organismo que a Vitamina C combate doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Flavonoides


São nutrientes derivados das plantas responsáveis por qualidades como o brilho, cor e aroma familiar. Os citrinos são uma fonte fundamental de uma gama completa de flavonoides diferentes, todos com múltiplas propriedades terapêuticas benéficas para o nosso organismo. São conhecidos pelo seu enorme poder antioxidante, combatendo os radicais livres e protegendo as células da inflamação. São importantes na prevenção de aterosclerose (deposição de placas de colesterol nos vasos sanguíneos), doenças neurodegenerativas, cancros e diabetes.

Fibras dietéticas


Estas fibras são um tipo de carboidratos encontrado em alimentos derivados das plantas. Dividem-se em dois tipos: solúveis e insolúveis. Felizmente, os citrinos contém um pouco de ambos. As fibras solúveis ajudam a reduzir o colesterol LDL (conhecido por colesterol “mau”), combatem as doenças cardiovasculares e melhoram o controlo glicémico. Por outro lado, as fibras insolúveis ajudam a tratar obstipação, ao facilitarem a passagem dos alimentos ao longo do trato digestivo.

Tipos de citrinos 

Em Portugal temos uma enorme oferta de citrinos à disposição. Descubra as propriedades e vantagem dos principais.

Laranja


O Algarve possui uma combinação de elementos, como o clima e o solo, que permitem produzir citrinos com características únicas. Os longos períodos de sol e as temperaturas características desta região garantem-lhe um lugar de destaque para a produção de laranjas, que beneficiam de características diferentes, como o paladar agradável, o equilíbrio entre açúcares e ácidos e o elevado nível de sumo.

Prefira as laranjas de cor viva, sem sinais de podridão ou bolor. Escolha-as tendo em conta a sua finalidade: se são de mesa ou para sumo. Conserve em lugar fresco e arejado, de preferência no frigorífico, por não mais de uma semana.

Consomem-se ao natural, cristalizadas e em combinação com outros frutos. São também largamente usadas na preparação de sumos naturais, bolos, tortas, gelados, saladas de fruta, geleias, compotas e doces.

Clementina e mandarina

A clementina é um fruto com pele fina, muito fácil de descascar, e polpa macia, muito sumarenta e com um sabor doce. As mandarinas são híbridas das clementinas; são muito mais resistentes e mais difíceis de descascar. Normalmente apresentam-se sem sementes e a variedade mais comum é a Clemenville.

Opte pelas de cor viva, sem manchas, sinais de podridão ou bolor. Conservam-se bem à temperatura ambiente por dois a três dias. Para uma conservação mais longa, opte por um ambiente refrigerado. Consomem-se ao natural ou em combinação com outros frutos. São também usadas na preparação de sumos naturais, bolos, tortas, gelados e saladas de fruta.

Limão

O limão é um fruto sumarento pleno de perfume e sabor. Das variedades existentes (são cerca de 70, mas as mais conhecidas entre nós são a Lunário, a Eureka e a Lisboa), geralmente todas têm aspeto semelhante, embora mudem no tamanho e textura da casca, que pode ser lisa ou rugosa. Quanto à cor, variam entre o verde-claro e o amarelo-vivo. A polpa é suculenta, ácida e levemente adocicada, de sabor muito próprio e inconfundível. 

Devem ter cor viva, sem sinais de podridão ou bolor. Pressione-os levemente com os dedos: se estiverem firmes, estão em bom estado para serem consumidos. Guarde em lugar fresco e arejado. Quando maduros, conservam-se bem à temperatura ambiente por duas semanas.

Use-os para temperar carne, peixe, frutos do mar, aves, saladas e molhos e para preparar sumos, gelados, licores e xaropes. São um excelente condimento aromático para doces, compotas, pudins, tortas, rebuçados, cremes, recheios e caldas.
 
Toranja

A toranja branca (ou amarela) é um fruto de tamanho médio, esférico ou achatado nos polos. De tons pálidos a amarelos-claros, quando está madura tem poucas ou nenhumas sementes. A casca é fina e dura e a polpa amarela e aveludada, tenra, muito sumarenta e ácida. Já a toranja vermelha possui casca dura e em forma de globo, é alaranjada, com tons de rosa. A casca é agridoce e o seu perfume só se liberta depois de ser raspada, oferecendo um bouquet de aromas cítricos. A polpa aromática e clara, com tons fortes de rubi, é muito sumarenta e possui um sabor agridoce.

Prefira as mais firmes, com casca ligeiramente brilhante e sem manchas ou lesões. Podem ser guardadas à temperatura ambiente durante mais de uma semana.

As toranjas brancas podem ser consumidas ao natural, em saladas e sumo. Já as vermelhas devem ser consumidas ao natural e são utilizadas em pratos salgados e assados, em sumo para cocktails, vinagretes, molhos, xaropes e compotas.

Lima

A lima é um dos membros mais pequenos da família dos citrinos. De casca verde e espessa, possui uma polpa amarela que é sumarenta, muito aromática e de sabor forte. Polivalente, tanto a casca como o sumo de lima são usados na gastronomia para imprimir um paladar único aos cozinhados, e os seus extratos e óleos essenciais são aproveitados na elaboração de perfumes e na área da aromaterapia.

Devem ser verdes, rígidas ao toque, com uma epiderme brilhante e sem sinais de dissecação ou podridão. Conservam-se durante mais de uma semana à temperatura ambiente, mantendo a sua frescura.

Use-as para dar sabor à famosa caipirinha, em doces e como tempero.

Origem dos citrinos

Os benefícios dos citrinos são celebrados há séculos. Pensa-se que os frutos terão tido origem no Sudeste Asiático, tornando-se largamente populares por todos os locais onde passavam. Os Gregos conheciam os citrinos por “Thyon”, enquanto os Romanos chamavam-lhes “Citrus”.

Os espanhóis, no tempo dos Descobrimentos, introduziram a laranja doce no continente americano e pensa-se que Cristóvão Colombo terá levado sementes de cidra para serem plantadas na ilha do Haiti, na sua segunda viagem para o continente em 1493. Onde quer que fossem encontrados, os citrinos eram usados também como fragrância e aroma em doces e chás.

Eram especialmente conhecidos pelas propriedades medicinais, tendo sido utilizadas no combate a gripes e constipações, doenças da pele, gota, escorbuto e até mesmo como antídoto a venenos e antissético em tempos de peste.


Os citrinos são uma excelente adição

Os citrinos são uma magnífica adição à sua dieta, proporcionando aromas diferentes, frescura, cor e fragrância. O seu perfil nutricional vasto tem inúmeros impactos positivos na nossa saúde, como o combate a doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, cancros e constipações. Acrescente estes maravilhosos produtos às frutas que tem em casa.