lima
Alimentos

Lima: saúde, perfume e acidez

A lima tem um sabor intenso capaz de dar vida a qualquer prato, sumo ou sobremesa. Descubra todas as vantagens e propriedades deste fruto exótico.
À semelhança do limão, a lima é um caso sério de versatilidade, principalmente no universo da cozinha. Para temperar, decorar ou como ingrediente principal, o seu sabor ácido e aroma forte são muito requisitados. Descubra todos os benefícios deste fruto e como consumir.
 
Os benefícios da lima

A lima proporciona vitaminas A, B e C, e minerais como o potássio, fósforo, magnésio, cálcio e ferro. É rica em água (componente maioritário) e possui uma apreciável quantidade de fibras alimentares.

Apesar da enorme riqueza e variedade nutritiva que encontramos neste fruto, o valor calórico é muito reduzido. Estes são os principais benefícios para a saúde.

Ação antioxidante

A lima apresenta um conteúdo considerável de vitamina C, contribuindo para prevenir as oxidações celulares indesejáveis. Possui ainda compostos fenólicos, como nomilina e limonina, que reforçam a ação antioxidante da lima.

Produção de colagénio

A vitamina C, encontrada em grandes quantidades na maioria dos citrinos, tem no organismo a capacidade de coadjuvar na normal formação de colagénio, uma proteína importante para a integridade das células e tecidos e essencial em processos de cicatrização.

Efeito protetor

Adicionalmente, a vitamina C contribui também para o adequado funcionamento do sistema imunitário e auxilia na prevenção de doenças.

Hidratante e regulador de peso

Por ser um fruto abundante em água, com alto teor em fibras e pobre em calorias, a lima faz parte de vários regimes para perda de peso corporal. Para além de hidratar o corpo, promove a sensação de saciedade e facilita a eliminação de gorduras.
sumo de lima
Tipos de lima

A lima é o citrino mais ácido de todos e pode dividir-se em duas variedades distintas:
  • Variedades mais ácidas: “Key”, “Mexicana”, “Everglade”, “Palmello”, “Bearss”, “Pond”, “Tahiti”, “Sutil” e “Galego”;
  • Variedades mais doces: “Persian”, “Mediterrâneo”, “Índia”, “de Tunes”, “Lima de Umbigo”, “Palestina”, “Kusaie”, “Dourada”, “Sweet”, “Otaheite”, etc.

Origem da lima

O termo lima é derivado do nome persa “Limu” e surge pela primeira vez durante as Cruzadas. 

Acredita-se que terá sido nesta época que a lima terá chegado à Europa e que terá sido levada por Cristóvão Colombo para a América, atravessando mares e oceanos.

Tal como a laranja, a lima era usada para a prevenção do escorbuto nos marinheiros, em substituição do limão. Atualmente, é utilizada em inúmeros pratos, bebidas e doces, um pouco por todo o mundo.
tarde de lima
Como consumir lima

Há muitas maneiras de adicionar a lima à sua rotina alimentar. Pode criar sumos e outras bebidas, pode usá-la para confecionar ceviche ou como tempero.
É também muito usada em sobremesas. Experimente a tarte ou mousse de lima

Ao escolher limas, opte pelas mais verdes, rígidas ao toque, com uma pele brilhante e sem sinais de desidratação.

Depois, conserve-as na gaveta inferior do frigorífico, por um período máximo de 15 dias e a uma temperatura média de 6ºC.

O que é que a lima tem?

Citrinos como a lima são excelentes promotores de saúde. Estes frutos, incorporados numa dieta adequada associada à prática de exercício físico regular, são essenciais para garantir um sistema imunitário resistente, uma boa saúde cardiovascular e a manutenção do peso corporal. Adicione-a à sua alimentação que a sua saúde agradece.