Aipo
Alimentos

Aipo: saboroso, completo e nutritivo

O aipo é uma planta aromática com enormes benefícios para a saúde e para a qualidade dos pratos. Descubra tudo sobre este vegetal.
O aipo é usado medicinalmente há vários séculos. Hoje, é o seu efeito calmante, baixo teor calórico e elevado conteúdo em fibra alimentar de digestão prolongada que o tornam um aliado na manutenção de um peso saudável. Descubra tudo sobre este alimento.

Os benefícios do aipo

Estas são as principais vantagens de consumir aipo regularmente.

Saciedade

Devido ao seu alto conteúdo em fibra e água, o aipo tem a capacidade de saciar e regular o trânsito intestinal.

Coagulação do sangue

A vitamina K, que encontramos em grande quantidade no aipo, contribui para a normal coagulação do sangue.

Saúde óssea

Pela presença de vitamina K, o aipo contribui, inserido numa alimentação equilibrada, para a manutenção de ossos normais.

Vida ativa

Dada a composição nutricional do aipo, como uma boa fonte de potássio, magnésio, sódio entre outros importantes minerais e água, este é um alimento vantajoso para os desportistas na recuperação dos eletrólitos perdidos durante o treino e no reabastecimento do organismo com estes nutrientes.

Como o aipo é pobre em calorias e possui grande riqueza em fibras, a sua ingestão é importante a qualquer altura do dia.

Origem do aipo

De origem mediterrânica, o aipo era um alimento afrodisíaco para os Romanos. Na Grécia Antiga, o aipo estava muito associado às divindades das profundezas da terra e ao culto dos mortos.

O aipo chegou até a ser utilizado para fazer as coroas dos vencedores dos Jogos Olímpicos. Também os Egípcios usaram o aipo para celebrar os mortos. Isto porque foram encontradas grinaldas feitas de aipo no túmulo do faraó Tutankamon.

Como consumir aipo

O aipo pode ser consumido ao natural, em sopas ou em sumos detox.

Para ver resultados rápidos, beba sumo de aipo com laranja em jejum e coma sopa de aipo ao jantar, durante 3 dias, eliminando, claro, os alimentos ricos em açúcar e gorduras das suas refeições.

Escolha os aipos que apresentam talos frescos e crocantes e guarde-os na gaveta inferior do frigorífico até 5 dias.

Aipo, fresco e com tantas vantagens

Um alimento com imensos benefícios, o aipo é um relaxante muscular, fortalece o sistema imunitário, atrasa o envelhecimento, tem ação coagulante, regula o trânsito intestinal, dissolve depósitos de cálcio e pedras dos rins, melhora a saúde cardiovascular e reduz a tensão arterial. Com tantas vantagens num só alimento, o aipo deve ser incluído em qualquer dieta.