Maça-gala

Alimentos

Maçãs: um “super-fruto” acessível

A maçã é um fruto que faz parte do nosso dia a dia. Descubra os tipos de maçã que existem, os seus benefícios e algumas receitas.

Atualizado a 10/10/2023
Doce e sumarenta, a maçã é rica em água, fibra e fornece flavonoides, sendo um alimento com nutrientes muito importantes para o nosso sistema imunitário.

Saiba tudo sobre as muitas propriedades da maçã e quais as melhores receitas com este fruto.

Benefícios da maçã

A água confere-lhe propriedades hidratantes e, por ser rica em fibra, ajuda a prolongar a sensação de saciedade.

Estes são os principais benefícios para a saúde.

Ação antioxidante


Alguns estudos relacionam o consumo de maçã, pela riqueza em flavonoides, com um risco diminuído de vir a desenvolver alguns tipos de cancro, devido ao potencial anti-inflamatório e antioxidante dos flavonoides.

Redução do colesterol


As fibras presentes na casca da maçã promovem uma redução da absorção do colesterol a nível intestinal.

Prevenção da doença de Alzheimer


A quercetina presente nas maçãs, um flavonoide natural, contribui para a proteção das células do cérebro, que pode ajudar a prevenir o aparecimento da doença de Alzheimer.
Tipos de maçãs

De forma arredondada e cores vibrantes, que variam entre o amarelo-dourado e vermelho intenso, a maçã nasce naturalmente da macieira, árvore da espécie Rosaceae (família das rosas), originária da Ásia Ocidental.

Há muitas variedades de maçãs, mais ácidas ou doces, mais crocantes ou mais macias. Em Portugal, produzimos este fruto em 4 regiões principais:
  • Alcobaça (IPG) — as maçãs de Alcobaça são produzidas nesta região de Indicação Geográfica protegida (IGP), nomeadamente nos concelhos do Oeste, nas variedades Casa Nova, Gala, Golden, maçã reineta, Granny Smith, maçã Fuji, Red Delicious, e Jonagold;
  • Beira Alta (IPG) — de tipologia maçã Golden e maçã Bravo de Esmolfe DOP, originária de Esmolfe (Penalva do Castelo);
  • Maçãs de Trás-os-Montes — também Golden;
  • Maçãs do Alentejo — Golden e Granny Smith (ou maçã verde).
Estima-se que a produção anual de maçãs em Portugal seja de 330 mil toneladas, num total de 15 mil hectares de pomar.

Receitas com maçãs

Da entrada à sobremesa, a versatilidade da maçã convida a preparações arrojadas, mas também a receitas mais simples. Siga estas dicas para consumir maçãs.
  • É excelente ao natural e um bom snack para aquelas pequenas fomes nos intervalos das refeições;
  • Cortada em fatias e assada, é um bom acompanhamento de carnes de porco e caça;
  • Ralada, dá textura a molhos com leite ou natas.
  • Recheada com carne picada, como o tomate ou o pimento, oferece um paladar diferente e original;
  • Com ameixas secas, faz um delicioso recheio para pato ou peru;
  • Pode compor saladas deliciosas, com alface frisada e nozes ou com uvas, tâmaras e ananás;
  • Quanto a sobremesas, não faltam alternativas, desde a sempre apreciada maçã assada no forno, com canela e vinho do porto, às rosas de maçã,  bolos ou tartes com maça e canela, strudels ou crumbles, aos gratinados com pera, às combinações com chocolate ou folares de maçã
  • Compotas e geleias. Numa despensa bem fornecida, não podem faltar as compotas e geleias, para dar um gostinho ao pequeno-almoço e ao lanche das crianças.

Como escolher maçãs


Há dicas simples que podem ajudar a identificar melhor as maçãs que deseja levar para casa. Por exemplo, escolha as que mostram uma consistência firme ao toque, lisas, sem manchas ou picadas e pedúnculo verde.

No que toca à conservação da maçã, existem algumas dicas a seguir:
  • Para conservar durante alguns dias à temperatura ambiente, coloque-as no cesto das frutas com o pedúnculo para baixo;
  • Para períodos mais longos, escolha um local fresco, ventilado e ao abrigo da luz, de forma que não toquem umas nas outras. Se optar pelo frigorífico, guarde-as na gaveta dos legumes, de preferência num saco de plástico perfurado, o que atrasa a maturação, impedindo que se deteriorem e sequem;
  • As maçãs também podem ser congeladas. Descasque-as, corte em lâminas e regue com sumo de limão antes de acondicionar num saco de congelação.
Uma maçã por dia nem sabe o bem que lhe fazia

A expressão “uma maçã por dia nem sabe o bem que lhe fazia” encaixa perfeitamente neste fruto, devido à riqueza dos seus nutrientes e benefícios para a saúde. Por estes motivos, não pode faltar numa alimentação equilibrada.