Os benefícios da linhaça
A linhaça é uma semente proveniente do linho, muito utilizado no Egito Antigo, na confeção de tecidos e cordas. Além de saborosa, tem uma série de nutrientes benéficos ao organismo, que ajudam a prevenir doenças, como ómega-3 e 6, fibras, proteínas, minerais, ácido fólico e vitaminas do complexo B.
Estas são as principais vantagens para o organismo.
Anti-inflamatório
A linhaça é rica em vitamina B1, B6 e ácido fólico, que contribuem para o fortalecimento do sistema imunitário, ajudando a prevenir processos inflamatórios.
Fornece nutrientes
Para além do ómega-3 e 6, é composto por fibras, vitaminas e proteínas, sendo rica em nutrientes que contribuem para diversas questões do nosso organismo.
Controlo de peso
A fibra presente na linhaça pode ajudar a reduzir os picos de glicémia e a aumentar a sensação de saciedade.
Controlo da diabetes
Também relacionada com a diminuição da libertação de glicose, a fibra da linhaça pode ajudar no controlo da diabetes.
Substituto de alimentos
A semente, misturada com água, é capaz de substituir alimentos como ovos, permitindo que quem é alérgico possa consumir as mesmas receitas. Tal também acontece com o óleo de linhaça, proveniente da semente, substituindo o azeite e outras gorduras.
Combate doenças cardiovasculares
Os ácidos gordos insaturado presentes nesta semente, contribuem para o controlo do colesterol e dos níveis de triglicéridos, e também contribuem para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Favorece o sistema imunitário
Relacionado com a grande quantidade de vitaminas presentes na semente da linhaça, o sistema imunitário é reforçado.
Como consumir linhaça
Trata-se de um alimento funcional, que pode ser consumido ao natural, acompanhada com fruta, iogurte, adicionada em saladas, sopas, massas de bolachas, bolos, pães e muito mais.
Pode consumir linhaça em praticamente todas as refeições do dia, sendo que o ideal é consumi-la triturada, uma vez que o grão possui uma casca feita de celulose de digestão difícil.
Para um uso mais prático, opte pela linhaça já moída em farinha.
Para além da utilização em diversas receitas, a linhaça pode substituir os ovos, graças às fibras solúveis que, em contacto com líquidos, se transformam num líquido gelatinoso. Para fazer os ovos de linhaça, apenas precisa de uma colher de sopa de sementes moídas e três colheres de sopa de água.
Os ovos ficam prontos a consumir depois das sementes terem sido trituradas até ficarem em farinha. Devem ser em seguida misturadas com água e deixadas a repousar no frigorífico por cerca de 10 minutos.
O que é que a linhaça tem?
A linhaça é muito versátil e saborosa, transportando as suas propriedades benéficas para as receitas mais diversificadas, tal como a substituição dos ovos convencionais. Para um uso mais prático, opte pela linhaça já moída em farinha, disponível nas lojas Continente.