Alimentos

Ovo de linhaça: nutritivo e saboroso

Sabia que pode fazer ovos a partir de linhaça? Esta é uma alternativa saudável para muitos dos alimentos mais recorrentes na alimentação. Descubra todas as vantagens e propriedades.
O consumo de linhaça contribui para uma alimentação mais saudável. Este é apenas um dos motivos que a levou a ganhar destaque na gastronomia, sendo utilizada até na substituição de ovos. Descubra as vantagens do seu consumo diário.

Os benefícios da linhaça

A linhaça é uma semente proveniente do linho, muito utilizado no Egito Antigo, na confeção de tecidos e cordas. Além de saborosa, tem uma série de nutrientes benéficos ao organismo, que ajudam a prevenir doenças, como ómega-3 e 6, fibras, proteínas, minerais, vitaminas C, E e do complexo B. 

Estas são as principais vantagens para o organismo.

Anti-inflamatório

A linhaça é um importante agente antioxidante e renovador celular, tendo a capacidade de interromper ou até mesmo reverter um processo inflamatório, causado pela ingestão das gorduras saturadas.

Fornece nutrientes


Para além do ómega-3 e 6, é composto por fibras, vitaminas e proteínas, sendo rica em nutrientes que contribuem para diversas questões do nosso organismo.

Controlo de peso

A linhaça ajuda a reduzir os picos de glicémia, acumulando menos gordura no corpo e aumentando a sensação de saciedade.

Ajuda a controlar a diabetes

Também relacionada com a diminuição da libertação de glicose, a semente de linhaça ajuda no controlo da diabetes.

Substituto de alimentos

A semente, misturada com água, é capaz de substituir alimentos como ovos, permitindo que quem é alérgico possa consumir as mesmas receitas. Tal também acontece com o óleo de linhaça, proveniente da semente, substituindo o azeite e outras gorduras.

Combate doenças cardiovasculares

Graças aos ácidos graxos, que controlam o colesterol e a triglicéridos, a linhaça ajuda no combate a doenças do coração.

Favorece o sistema imunitário

Relacionado com a grande quantidade de vitaminas presentes na semente da linhaça, o sistema imunitário é reforçado.

Como consumir linhaça

Trata-se de um alimento funcional, que pode ser consumido ao natural, acompanhada com fruta, iogurte, adicionada em saladas, sopas, massas de bolachas, bolos, pães e muito mais.

Pode consumir linhaça em praticamente todas as refeições do dia, sendo que o ideal é consumi-la triturada, uma vez que o grão possui uma casca feita de celulose de digestão difícil.

Para um uso mais prático, opte pela linhaça já moída em farinha.


Para além da utilização em diversas receitas, a linhaça pode substituir os ovos, graças às fibras solúveis que, em contacto com líquidos, se transformam num líquido gelatinoso. Para fazer os ovos de linhaça, apenas precisa de uma colher de sopa de sementes moídas e três colheres de sopa de água.

Os ovos ficam prontos a consumir depois das sementes terem sido trituradas até ficarem em farinha. Devem ser em seguida misturadas com água e deixadas a repousar no frigorífico por cerca de 10 minutos.

O que é que a linhaça tem?

A linhaça é muito versátil e saborosa, transportando as suas propriedades benéficas para as receitas mais diversificadas, tal como a substituição dos ovos convencionais. Para um uso mais prático, opte pela linhaça já moída em farinha, disponível nas lojas Continente.