Alimentos

Manga: deliciosamente rica em vitaminas

Cores vivas, texturas deliciosas e sabor exótico a viagem tropical. A manga tem tudo isto e muito mais. Explore os benefícios para a saúde e descubra como escolher e conservar.
Seja pelo seu fantástico sabor, cor e textura a manga pode ser consumida como sobremesa, para misturar em saladas ou na elaboração de batidos. E o seu conteúdo em vitaminas e carotenos torna-a ideal para qualquer rotina alimentar. Descubra todos os benefícios deste fruto com sabor a aventura tropical.

Os benefícios da manga 

A manga é um fruto tropical muito aromático e saboroso. Avaliando as suas propriedades nutritivas, é fácil verificar a importância que tem a ingestão regular deste fruto.

Uma das particularidades da manga é a sua elevada concentração em vitaminas A e C. A quantidade de vitamina C varia consoante o tipo de manga, que conta com mais de mil variedades existentes. Na sua composição encontram-se ainda importantes sais minerais como o ferro, fósforo, magnésio, potássio e cálcio.

O resultado é uma longa lista de benefícios para a saúde. Estes são os principais.

Antioxidante

Esta é uma fruta com forte ação antioxidante, devido ao conteúdo considerável de vitamina C, mas também de betacaroteno.

A casca comestível da manga é riquíssima em nutrientes e compostos bioativos como a mangiferina. Os estudos têm apresentado fortes evidências da presença de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que a mangiferina possui.

Digestão

A manga é também um regulador do trânsito intestinal, devido ao seu alto teor em fibra.

Sistema imunitário

A manga apresenta um efeito protetor sobre o sistema imunitário, devido aos níveis elevados de vitamina A, C e folato.

Gravidez

Para as grávidas, o folato é fundamental no desenvolvimento adequado do feto, especialmente no 1º trimestre.

Pele e visão

Por fim, a riqueza em vitamina A também contribui para a manutenção de uma pele e visão normais.

Perda de peso

Apesar da razoável quantidade de hidratos de carbono presentes na manga, considera-se um fruto com índice glicémico (IG) baixo-médio. A seleção destes alimentos para a rotina alimentar é uma estratégia eficaz para para a prevenção do aumento do percentual de gordura.

A manga aumenta a resistência durante o treino, atrasa a sensação de fome e permite estabilidade nos níveis de glicogénio muscular.

Portanto, nas proporções e momentos ideais, a manga pode utilizar-se tanto em dietas para ganhar massa muscular como para perder peso.

Como consumir manga

A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de manga corresponde em média a 125g.

A manga é um fruto muito versátil podendo ser ingerida tanto na forma natural como em diversos pratos, saladas, batidos ou sobremesas.

Como escolher e conservar

No momento da escolha, tenha em atenção que as melhores estão intactas, firmes e brilhantes.

Se for para consumo imediato, o fruto deve ceder ligeiramente ao toque. Para uma conservação ideal, basta colocar a manga numa fruteira à temperatura ambiente, durante um máximo de 3 dias.

O que é que a manga tem?

A manga é uma fruta colorida, de sabor incrível e com inúmeras propriedades benéficas para a saúde, nomeadamente a ação antioxidante, efeito protetor do sistema imunitário, desenvolvimento do feto, sáude dos olhos e pele, bem como ação reguladora dos intestinos.

No Continente, poderá encontrar mangas de excelente qualidade, prontas para serem consumidas ao natural, ou utilizadas em batidos, sobremesas ou saladas. Visite as nossas lojas ou online e conheça esta e outras frutas.