Alimentos

Manga: deliciosamente rica em vitaminas

Cores vivas, texturas deliciosas e sabor exótico a viagem tropical. A manga tem tudo isto e muito mais. Explore os benefícios para a saúde e descubra como escolher e conservar.

Atualizado a 24/08/2022

Seja pelo seu fantástico sabor, cor e textura a manga pode ser consumida como sobremesa, para misturar em saladas ou na elaboração de batidos. E o seu conteúdo em vitaminas e carotenos torna-a ideal para qualquer rotina alimentar. Descubra todos os benefícios deste fruto com sabor a aventura tropical.

Os benefícios da manga 

A manga é um fruto tropical muito aromático e saboroso. Avaliando as suas propriedades nutritivas, é fácil verificar a importância que tem a ingestão regular deste fruto.

Uma das particularidades da manga é a sua elevada concentração em vitaminas A e C. A quantidade de vitamina C varia consoante o tipo de manga, que conta com mais de mil variedades existentes. Na sua composição encontra-se ainda um bom teor de fibra.

O resultado é uma longa lista de benefícios para a saúde. Estes são os principais.

Antioxidante

Esta é uma fruta com forte ação antioxidante, devido ao conteúdo considerável de vitamina C, mas também de betacaroteno.

A casca comestível da manga é riquíssima em nutrientes e compostos bioativos como a mangiferina. Os estudos têm apresentado fortes evidências da presença de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que a mangiferina possui, um composto bioativo presente na folha da mangueira.

Digestão

A manga é também uma fruta com benefícios para o funcionamento intestinal, devido ao seu alto teor em fibra.

Sistema imunitário

A manga apresenta um efeito protetor sobre o sistema imunitário, devido aos níveis elevados de vitamina A, C e folato.

Gravidez

Para as grávidas, o folato é fundamental no desenvolvimento adequado do feto, especialmente no 1º trimestre.

Pele e visão

Por fim, a riqueza em vitamina A também contribui para a manutenção de uma pele e visão normais.

Perda de peso

Apesar da razoável quantidade de hidratos de carbono presentes na manga, considera-se um fruto com índice glicémico (IG) baixo-médio. A seleção destes alimentos para a rotina alimentar é uma estratégia eficaz para para a prevenção do aumento do percentual de gordura.

A manga atrasa a sensação de fome e permite estabilidade nos níveis de glicose devido ao alto teor em fibra.

Portanto, nas proporções e momentos ideais, a manga pode utilizar-se tanto em planos para ganhar massa muscular como para perder peso.

Como consumir manga

A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de manga corresponde em média a 125g.

A manga é um fruto muito versátil podendo ser ingerida tanto na forma natural como em diversos pratos, saladas, batidos ou sobremesas.

Como escolher e conservar

No momento da escolha, tenha em atenção que as melhores estão intactas, firmes e brilhantes.

Se for para consumo imediato, o fruto deve ceder ligeiramente ao toque. Para uma conservação ideal, basta colocar a manga numa fruteira à temperatura ambiente, durante um máximo de 3 dias.

O que é que a manga tem?

A manga é uma fruta colorida, de sabor incrível e com inúmeras propriedades benéficas para a saúde.

No Continente, poderá encontrar mangas de excelente qualidade, prontas para serem consumidas ao natural, ou utilizadas em batidos, sobremesas ou saladas. Visite as nossas lojas ou online e conheça esta e outras frutas.