O que comer antes do treino: porquê preparar o corpo?
Saber o que comer antes do treino pode fazer toda a diferença no desempenho físico, na recuperação muscular e até na motivação para manter a rotina. Um bom pré-treino fornece energia, evita a fadiga precoce e promove melhores resultados.
A escolha dos alimentos vai depender da hora do treino, da intensidade e da duração. O ideal é apostar numa refeição leve, equilibrada e rica em hidratos de carbono complexos, fontes de proteína magra.
O que comer 30 minutos antes do treino?
Se o treino começa dentro de meia hora, a refeição deve ser de digestão rápida.
- Banana com manteiga de amendoim
- Tâmaras ou frutos secos
- Barra de cereais com proteína
- 1 fatia de pão com marmelada
Evite alimentos ricos em gordura ou fibra, que podem causar desconforto gastrointestinal durante o exercício.
O que comer antes do treino de manhã?
Para quem treina logo após acordar, saber o que comer antes do treino de manhã é ainda mais importante. Se for fazer um treino de força, opte por uma refeição leve, mas que promova a recuperação muscular após o treino:
- Batido de fruta com flocos de aveia
- Torrada integral com ovo mexido
- Iogurte proteico com 1 colher de sopa de frutos secos
Para treinos mais exigentes, opte por realizar uma refeição mais completa e com maior foco nas fontes de hidrato de carbono. Mas realize a refeição com maior antecedência, cerca de 90 minutos, para evitar indisposições.
O que comer antes de correr de manhã?
Correr logo de manhã exige energia disponível, mas sem sensação de enfartamento. Veja o que comer antes de correr de manhã:
- Banana
- Bolacha de arroz com manteiga de amendoim
- Barra energética
- Café e uma peça de fruta
Melhor pré-treino: refeição equilibrado
O melhor pré-treino é aquele que se adapta às suas necessidades, preferências e horários. Idealmente, deve conter:
- Hidratos de carbono complexos: fornecem energia de forma gradual
- Proteína: Contribuem para a manutenção da massa muscular
- Fontes de gordura saudáveis: promovem a saciedade
Deve-se treinar em jejum?
Treinar em jejum deve ser feito com cautela. Ao treinar sem comer antes, o corpo recorre às reservas de energia musculares (glicogénio). No entanto, esta estratégia nem sempre é indicada, especialmente para treinos intensos ou de longa duração, pois pode levar a fadiga precoce e menor performance no treino e em alguns casos a tonturas ou indisposição. Porém, nem todas as pessoas reagem da mesma forma à prática de exercício em jejum. O ideal é avaliar a sua resposta individual e adaptar o seu treino e alimentação de acordo com a mesma.
No Continente encontra tudo o que precisa para preparar o seu pré-treino ideal. Prepare-se para treinar com energia e sabor.