Tremoço

Alimentos

Tremoço: benefícios e valor nutricional

Descubra os benefícios do tremoço, uma leguminosa rica em proteína e fibra. Fique a par do seu valor nutricional aqui!
Atualizado a 26/04/2023
Não existe outro snack tão português. O tremoço é uma excelente fonte de fibra e de proteína. Pode e deve ser incluído numa alimentação saudável. Mas quais são afinal os reais benefícios dos tremoços?

Tremoço: o que é?


O tremoço é a semente do tremoceiro, sendo uma leguminosa rica em fibra e proteína. Em Portugal, a espécie mais comum é o tremoço branco, plantado para consumo humano e também para fertilização dos solos.

No entanto, o tremoço cru contém elementos tóxicos que devem ser eliminados antes do consumo. É por isso que os tremoços devem ser cozidos e passados por água várias vezes. Isto ajuda a que percam o seu sabor amargo, a reduzir a quantidade de antinutrientes e também a diminuir o teor de sal adicionado.

Após esta preparação, são um alimento interessante. Para além de Portugal, são muito apreciados como aperitivo em países do Mediterrâneo e da América Latina, principalmente no verão.

Benefícios do tremoço


Os tremoços têm vários benefícios para uma alimentação equilibrada e podem ser bons aliados num plano de perda de peso, desde que consumidos na quantidade certa. Estas são as principais vantagens de incluir tremoços na sua rotina alimentar.

Saúde intestinal


A fibra contida nos tremoços, especialmente na casca, ajuda a regular o intestino e confere uma sensação de saciedade durante mais tempo. Por isso, os tremoços são bons aliados para controlar o peso.

Controlo do Colesterol LDL e açúcar no sangue

O consumo de tremoço pode diminuir os níveis do colesterol “mau”, o LDL, devido à fibra que contém. Além disso, o baixo índice glicémico dos tremoços contribui para controlar os níveis de açúcar.

Manutenção e ganho de massa muscular

Já a proteína contribui para o ganho de massa muscular, sendo uma excelente opção para desportistas, mas também para vegetarianos.

Prevenção da anemia


O tremoço é rico em folato e em ferro, um macronutriente fundamental para o bom funcionamento das células sanguíneas e para prevenir doenças como a anemia por défice de ferro.

Boa fonte de zinco


O tremoço também é uma boa fonte de zinco, importante para uma função cognitiva normal.

Valor nutricional do tremoço


Por quase não ter gordura, o tremoço tem um baixo valor energético. Cada 100 gramas tremoços cozidos com sal equivalem à ingestão de 126 kcal e fornecem 16,4 g de proteína.

Por ser uma boa fonte de proteína vegetal, o tremoço é indicado para uma dieta vegetariana e vegan equilibrada. Contudo, a maioria das vezes os tremoços são vendidos em conserva, com grandes quantidades de sódio, que podem ser prejudiciais à saúde. Assim, para retirar o excesso de sal lave muito bem o tremoço e deixe-o de molho antes de consumir.

Receitas com tremoços


Tremoços simples, com ou sem casca


Os tremoços são frequentemente consumidos como snack, especialmente nos dias mais quentes. Se for o caso, é preciso ter em conta a quantidade de sal presente na conserva do tremoço. Por isso, não se esqueça de o passar muito bem por água.

Se os comer com casca, ainda melhor, pois a fibra ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e são mais saciantes.

Paté de tremoços


Pode, ainda, fazer paté de tremoço, retirando a casca e triturando com alho e azeite. Acrescente um fio de vinagre, salsa picada e pimenta no final e sirva com umas tostas.

Hambúrgueres de tremoços


Os vegetarianos e os amantes da cozinha vegan também podem utilizar esta semente para as refeições principais. Para fazer uns hambúrgueres, utilize tremoço sem casca, farinha de grão, meia couve-flor cozida e os temperos de que gostar – sugerimos pimentão doce, caril, salsa ou manjericão. Triture tudo, modele os hambúrgueres e leve-os ao forno com um pouco de azeite num tabuleiro até alourarem.
Hambúrguer De Tremoço

Salada de tremoços


Também pode fazer uma salada de tremoços, com pepino, azeitonas e queijo ao seu gosto.

Farinha de tremoços


Os tremoços podem também ser reduzidos a farinha e utilizados para bolos, panquecas, ou pães, sendo uma ótima opção para pessoas intolerantes ao glúten.


Tal como o grão ou outras leguminosas, o tremoço é um ótimo snack para incluir numa alimentação equilibrada. Passe por uma das nossas lojas ou aceda ao Continente Online e descubra este e outros alimentos saudáveis para consumir no dia-a-dia.