Alimentos

O que é a intolerância ao glúten?

Ser intolerante ao glúten é muito mais do que estar condicionado a ingerir determinados produtos.
Segundo a Associação Portuguesa de Celíacos, estima-se que 70 000 a 100 000 portugueses sejam portares da Doença Celíaca, mas que apenas estejam já diagnosticadas. Ser intolerante ao glúten é muito mais do que estar condicionado a ingerir determinados produtos. Saiba mais sobre esta doença e sobre o glúten.


O que é glúten?

O glúten é uma proteína presente em alguns cereais como o trigo, o centeio, a cevada e a aveia. Portanto, todo e qualquer produto que seja preparado com estes cereais tem a presença de glúten.

A aveia destaca-se destes alimentos, pois naturalmente não possui glúten na sua composição. No entanto, por contaminação das plantações, (devido a proximidade dos campos de trigo, por exemplo) é mais comum encontrar aveia com glúten do que sem.


O que é a intolerância ao glúten?

Quando o glúten entra em contato com o nosso intestino pode provocar uma reação do sistema imunológico chamada doença celíaca. Estima-se que 1% da população europeia sofra de doença celíaca.

De acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos, 0,7 a 1% da população portuguesa seja portadora de Doença Celíaca (DC), ou seja, entre 70 000 a 100 000 pessoas. No entanto, estima-se que apenas 15 000 estejam já diagnosticadas.


Quais as diferenças entre doença celíaca, alergia ao trigo e sensibilidade não celíaca ao glúten?

Existe uma diferença entre estas três formas de reação ao consumo do glúten.

A doença celíaca

É uma doença autoimune que afeta de forma crónica e permanente o intestino, sempre que o mesmo entra em contacto com o glúten.

A alergia ao trigo

Caracteriza-se por uma reação do organismo às proteínas encontradas no trigo, desencadeada pelo sistema imunológico. Geralmente ocorre logo após o consumo de algum alimento que possua trigo.

A sensibilidade ao glúten não celíaca

Surgem sintomas semelhantes à doença celíaca, mas não há anticorpos associados e não existem danos ao revestimento do intestino.


Quais os sintomas da doença celíaca?

A doença celíaca apresenta alguns sintomas característicos.

Nas crianças, os sintomas mais comuns, principalmente nos dois primeiros anos de vida, são diarreia, distensão abdominal, atraso de crescimento, atrofia muscular e perda de peso. Nos adultos, acrescem outros sintomas tais como fadiga, artrite, perda de massa óssea, prisão de ventre, depressão e ansiedade.

Um dos mitos associados ao glúten é que este engorda


Para se fazer um diagnóstico correto é preciso contactar um médico. Só o mesmo poderá diagnosticar com segurança se a pessoa sofre de doença celíaca ou intolerância ao glúten. Apenas a presença dos sintomas não é suficiente para afirmar que uma pessoa sofra de doença celíaca.


O glúten engorda?

Um dos mitos associados ao glúten é que este engorda. Uma pessoa ganha peso quando existe uma ingestão de energia (calorias) superior ao gasto energético.

O aumento da ingestão calórica pode ser feito à custa de qualquer alimento, tenha ele o glúten na sua composição ou não. Portanto, não só o glúten não engorda, como nenhum alimento ou nutriente tem, por si só, a capacidade de fazer engordar.

Mesmo que uma pessoa faça uma dieta isenta de glúten, pode engordar se não fizer escolhas equilibradas.


Partilhe este artigo com a sua família e amigos para que fiquem a saber mais sobre o que caracteriza a intolerância ao glúten. Poderá estar a ajudar alguém que sofre desta condição e se encontra sem diagnóstico.