Dentes de alho
Alimentos

Alho: tempero amigo da saúde

O consumo de alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol, reforça as nossas defesas e muito mais. Conheça os principais benefícios deste ingrediente aqui.
De sabor pungente, este ingrediente está presente em praticamente todas as gastronomias mundiais. A aparente simplicidade do alho e a sua presença tão habitual podem esconder os benefícios, mas este alimento tão rico tem inúmeras vantagens para o organismo.

Descubra todos os benefícios do alho e o que ter em conta no momento de escolher e conservar.

Os benefícios do alho

Vitamina C, tiamina, alicina, potássio: estes são apenas alguns dos micronutrientes que formam os benefícios do alho para a saúde.

A alicina, substância que é responsável pelo odor característico do Alho, atua na redução dos níveis de colesterol, tem a capacidade de normalizar a pressão arterial em pessoas com hipertensão e ainda tem função anticoagulante. E ainda ajuda a normalizar os níveis de testosterona.

Entre os vários benefícios do alho para a saúde, destacam-se os seguintes:
  • Reduz os níveis de colesterol “mau”
  • Ajuda a controlar os níveis da pressão arterial
  • Ajuda a normalizar os níveis de testosterona nos homens
  • Fortalece o sistema imunitário
  • Tem função anti-inflamatória e ajuda na recuperação muscular
  • Retarda o envelhecimento da pele
  • Contribui para o normal funcionamento psicológico
Como consumir alho

O alho é maioritariamente utilizado como tempero básico em diversos cozinhados. No entanto, obtém-se um maior aproveitamento das suas propriedades se for consumido cru.

Para isso, pode utilizá-lo como tempero em saladas, por exemplo. Basta ralar um dente de alho e acompanhá-lo com azeite, limão, sal e pimenta, para ter um molho rico em sabor e saúde. Pode enriquecer ainda mais este molho, ao ralar também um pouco de gengibre.

Como escolher e conservar

Existem duas formas principais de comprar alho: pode preferir comprar o bulbo ou o alho em pó. No caso de comprar o bulbo, ou seja, alho fresco, este deve apresentar-se seco, isento de espigo e consistente.

Uma vez em casa, o alho deve ser conservado à temperatura ambiente. Aconselha-se a que seja utilizado por um período máximo de 20 dias, a partir do qual o seu sabor e textura pode começar a mudar.

O que torna o alho tão especial?

Muito comum, o alho tem vários benefícios para a nossa saúde. Mesmo uma pequena quantidade de alho já acrescenta fatores essenciais para a nossa saúde. Encontre uma enorme variedade de alhos no Continente.