Receitas de Natal Portuguesas

Alimentos

Receitas de Natal portuguesas que sabem a tradição

Fique a par de várias receitas de Natal portuguesas, desde sobremesas, bolos a receitas típicas para a ceia de Natal.
Atualizado a 16/11/2023
O Natal significa família, felicidade, harmonia, partilha, mas também bons momentos à mesa com aqueles de quem mais se gosta.

Ao entrar nesta quadra natalícia, não deixe de surpreender os seus familiares e amigos com os melhores pratos. Do bacalhau ao peru, das farófias aos bolos, aqui vai encontrar as mais típicas e deliciosas receitas de Natal portuguesas para brilhar.

Ceia de Natal: receitas portuguesas


A ceia de Natal é o ponto alto da época natalícia. Ver a mesa recheada com os maiores clássicos da gastronomia portuguesa deixa qualquer pessoa deliciada. Do bacalhau ao peru, existem pratos para todos os gostos.

Entradas de Natal


Todos os almoços ou jantares de Natal começam pelas entradas e é sempre recomendado começar em grande, com pratos surpreendentes, que deixem água na boca para o que se vai seguir.

Se procura uma entrada leve, mas com um ‘twist’, recomendamos uma salada de pétalas de bacalhau e crumble de broa e farinheira.

Em apenas 25 minutos, vai conseguir combinar o tradicional bacalhau com o sabor arrojado da farinheira, adicionando ainda o crocante da broa e a leve acidez do vinagre de vinho tinto.

Pode ainda criar uma tábua de queijos e enchidos nacionais, com Queijo da Serra da Estrela DOP, Queijo de Ovelha Serpa DOP Amanteigado e Queijo de Azeitão DOP. Acrescente um lombo de porco preto alentejano.

Bacalhau: o rei do Natal


O bacalhau é o rei nas mesas portuguesas na época natalícia. O sabor a mar, o aconchego das batatas, o leve fio de azeite por cima da posta são pequenos pormenores que nos fazem recuar até aos momentos mais felizes dos nossos natais.

Agrada a netos e a avós, mas nem sempre todos estão de acordo quanto à sua confeção. Por isso, apresentamos duas opções diferentes de receitas de Natal portuguesas com bacalhau, para experimentar neste mês de dezembro.

  • Bacalhau cremoso. Se gosta de pratos gratinados no forno, recomendamos este bacalhau cremoso, muito simples de confecionar. Além disso, é uma forma inteligente de convencer os mais novos a provar.
  • Bacalhau confitado com esmagada de batata-doce. Se prefere saborear a posta tradicional, mas não é fã da batata cozida, experimente este bacalhau confitado com esmagada de batata doce. Cor não vai faltar e é uma opção inovadora e saudável.

Borrego: a carne predileta


Seja na Páscoa ou no Natal, o borrego é uma das carnes prediletas dos portugueses para as épocas festivas. Se é adepto desta carne com sabor intenso ou se vai ter convidados na ceia de Natal que não a dispensam, experimente esta receita de borrego assado no forno com paprica fumada. Fácil e económica, faz com que o sabor do borrego seja intensificado com a paprica fumada, sem deixar de parte o tradicional azeite, louro e vinho branco.

Se preferir inovar, pode sempre optar por um borrego com crosta de castanhas. Precisa de apenas de 30 minutos para preparar esta receita prática, onde o segredo está nas diversas especiarias. Pode servir com uma salada ou arroz selvagem.

Peru: sabor a Natal


E se o bacalhau é o rei do Natal em Portugal, o peru é o príncipe nas mesas desta época festiva. Um pouco por todo o mundo, o peru é deliciado por famílias na quadra natalícia.

O peru de Natal é uma das receitas de Natal portuguesas mais saborosas, tradicionais e que não passa despercebida na mesa. Os ingredientes são fáceis de encontrar e também pode aproveitar aquele fundinho de conhaque que está na sua garrafeira para dar um toque especial ao prato. O difícil vai ser mesmo decidir quem fica com as pernas do peru!

Mas há outras receitas que pode fazer com esta carne branca, que podem cativar miúdos e graúdos. Estes rolinhos de peru e bacon são um sucesso e pode experimentar já nesta consoada. Fácil e económico, este pode ser o prato que vai surpreender os convidados.

Polvo: mar à mesa de Natal


Mais comum na região norte de Portugal, o polvo também tem destaque na noite de consoada. É um peixe bem conhecido e adorado pelos portugueses, desde a famosa salada de polvo ao típico polvo à lagareiro. Há quem diga que confecionar este peixe tem os seus truques, mas nós deixamos aqui algumas ideias fáceis e deliciosas para brilhar neste Natal.

  • Cataplana de polvo. Pode sempre surpreender com uma cataplana de polvo, um prato simples de cozinhar, onde a personagem principal é o peixe, mas o molho vai ter o seu lugar de destaque.
  • Polvo no forno com migas. Delicie-se com este polvo no forno com migas, um prato bem português, rápido e fácil de cozinhar, para não perder tanto tempo na cozinha e passar mais tempo com a família.

Sobremesas de Natal portuguesas


Depois dos pratos principais, chega a hora preferida dos mais gulosos: a sobremesa! Estas são algumas das melhores receitas para degustar à mesa, ou no sofá, junto à lareira.

  • Farófias. As típicas farófias já têm lugar reservado à mesa. Com apenas 6 ingredientes e em 15 minutos, consegue preparar estas deliciosas farófias e vai, de certeza, deixar os avós felizes.
  • Filhoses de Natal à moda antiga. As filhoses de Natal são crocantes e deliciosas e, por isso, não podem faltar na mesa natalícia. Na Pastelaria Continente encontra estes e outros fritos de Natal, como sonhos, coscorões ou azevias ou fatias douradas.
  • Rabanadas. As rabanadas dispensam apresentações. Um cacete para rabanadas, leite, meia dúzia de ovos, açúcar e canela em pó é tudo o que precisa para criar esta sobremesa de Natal portuguesa.

Receitas de bolos de Natal portuguesas


Se procura inspiração para criar um bolo de Natal inesquecível, siga estas sugestões:

  • Bolo de canela e nozes. Se quiser chamar os mais novos para ajudar na cozinha, este bolo de canela e nozes é ideal para uma atividade divertida em família. Depois, é só saborear na noite da consoada, antes de abrirem os presentes. Também é uma boa opção para comer ao pequeno-almoço no dia de Natal.
  • Tronco de Natal. Esta receita simples resulta num bolo cremoso e intenso, perfeito para a sobremesa mas também para o lanche ou ceia natalícia. Na Pastelaria Continente encontra o Tronco de Natal de Chocolate e outra versão com Doce de Ovos.

O bolo-rei, o pão de ló e o panettone também são presença obrigatória na mesa de Natal. Há quem prefira fazê-los em casa, mas nem sempre o tempo chega para preparar todas as sobremesas. Neste caso, o ideal é comprar um bolo-rei de qualidade, como o bolo-rei Continente Seleção ou outra versão inovadora com sabores diferentes, e um pão de ló cremoso e premium.

Com estas ideias de receitas de Natal portuguesas, é mais fácil preparar tudo para uma quadra em cheio e sem perder tempo. Faça uma visita ao Continente e encontre todos os ingredientes num único local.