Filhoses de Natal Portuguesas à Moda Antiga

Sobremesa

Filhoses de Natal Portuguesas à Moda Antiga

30 min

10 pessoas

Fácil

Económico

No Natal, a mesa das sobremesas está sempre recheada de pratos deliciosos. As tradicionais filhoses ou fritos de Natal têm um lugar de destaque nesta quadra e nunca faltam na noite de consoada. Aprenda como fazer esta receita de filhoses à moda antiga.

Ingredientes

  • 10 ovos (tamanho M)
  • 1 kg de farinha
  • 10 g de açúcar
  • 100 ml de leite meio gordo ou magro
  • 30 ml de aguardente (ou outra bebida espirituosa)
  • 2 c. de sopa de fermento em pó
  • 1 c. de chá de sal
  • Azeite q.b.
  • Canela em pó q.b.
Preparação
Filhoses de Natal Portuguesas à Moda Antiga Filhoses de Natal Portuguesas à Moda Antiga Filhoses de Natal Portuguesas à Moda Antiga Filhoses de Natal Portuguesas à Moda Antiga Filhoses de Natal Portuguesas à Moda Antiga Filhoses de Natal Portuguesas à Moda Antiga Filhoses de Natal Portuguesas à Moda Antiga Filhoses de Natal Portuguesas à Moda Antiga Filhoses de Natal Portuguesas à Moda Antiga

Preparação

Comece por colocar a farinha, o fermento e o sal num recipiente grande e misture bem os ingredientes. Pode fazê-lo à mão ou com a batedeira na velocidade mínima.

Em seguida, adicione o leite meio gordo e a aguardente. Pode substituir por leite magro ou usar outra bebida espirituosa, mas esta é a receita original. Envolva todos os ingredientes e misture.

Vá adicionando os ovos, um a um, enquanto continua a amassar a mistura de forma delicada. Depois de adicionar todos os ovos, continue a amassar durante mais dois ou três minutos.

Está na altura de deixar a massa descansar. Cubra o recipiente com um pano de linho ou algodão e deixe levedar durante duas horas ou cerca de uma hora num local quente.

Assim que terminar o processo de levedura, forme pequenas bolas de massa com cerca de 4 cm de diâmetro. Use 2 colheres ou 1 colher de gelado e esmague com as mãos.

Em seguida, leve a fritar a massa. Certifique-se que o óleo está bem quente, a cerca de 190º. Frite poucas filhoses de cada vez e ao longo de 5 minutos cada. Faça aos poucos, para que as filhoses possam crescer, sem se agarrarem umas às outras.

Depois de fritar, escorra bem e absorva o excesso de gordura em papel absorvente.

Coloque as filhoses numa travessa e polvilhe-as com açúcar e canela a gosto.

Sirva-as ainda quentinhas e delicie-se com estas filhoses à moda antiga.