Tradições de Natal em Portugal

Novidades

Tradições de Natal em Portugal

Conheça um pouco melhor as tradições de Natal em Portugal, desde os mercados de Natal ao que se come na Ceia de Natal. Saiba mais aqui!
Publicado a 30/11/2023
O Natal em Portugal é uma celebração rica em tradições profundamente enraizadas, que refletem a cultura e a história do país. Da abertura de prendas à mesa de doces natalícios, passando pelos jogos e pelos mercados, explore as tradições de Natal mais típicas e as suas origens.

Montar a árvore e tratar das decorações de Natal


Para algumas famílias portuguesas, o Natal começa logo após o Halloween, dia 1 de novembro. Já para muitas outras pessoas, a decoração da árvore de Natal e da casa acontece um pouco mais tarde, ao longo de novembro e dezembro. Qualquer que seja a data escolhida, o importante é que a decoração da casa seja feita em família ou com os amigos mais próximos, com toques pessoais, decorações artesanais e presépios tradicionais.

O presépio, aliás, é uma peça central e muitas vezes tem uma história mais longa do que se imagina: algumas figuras do presépio são passadas de geração em geração, o que faz desta uma das tradições natalícias mais enraizadas no nosso país.

Preparar a comida de Natal em Portugal


É na véspera de Natal que as famílias se concentram na cozinha para preparar todas as refeições e doces natalícios típicos em Portugal.

Preparar receitas com vários anos – e com a expectativa que isso gera – e para toda a família, pode causar algum stress e gerar confusão na cozinha, mas também garante tempo de qualidade, diversão e muitas gargalhadas. O melhor mesmo é encarar o desafio sem dramas, ou então contar com alguma ajuda de fora, como a Cozinha Continente, para poder desfrutar da data sem pressões.

Ceia de Natal


A Ceia de Natal é o momento em que toda a família se reúne à mesa para se deliciar com as iguarias preparadas durante o dia. Entre as receitas de Natal mais tradicionais está o bacalhau cozido com batata e couve portuguesa, o polvo e o peru.

Na mesa de doces e sobremesas o bolo-rei, coroado com frutas cristalizadas e frutos secos, é um clássico e simboliza a partilha e a união familiar. A seguir, vem o pão de ló, o bolo-rainha, a aletria, o leite creme, o arroz-doce, as filhoses, os sonhos e as rabanadas. Para reduzir calorias, há cada vez mais alternativas e variações saudáveis destas receitas tradicionais e que não desiludem à mesa.

Jogos tradicionais em família


Após a ceia, nada como jogos tradicionais que proporcionam momentos de convívio e diversão. Jogos de tabuleiro, charadas, karaoke e até mesmo a dança ao som de músicas natalícias são uma boa forma de criar memórias que perduram para além da noite de Natal.

Troca de prendas de Natal


Um dos momentos que mais expectativa gera no Natal, especialmente para os mais novos! Quem não se lembra do entusiasmo de abrir as prendas na véspera ou na manhã de Natal? A origem desta tradição tem várias explicações, mas o que realmente importa é o ambiente de alegria que se vive com a troca de prendas.

Dia de Natal


No dia de Natal, as tradições continuam. As famílias estendem a celebração ao visitar amigos e familiares, ao partilhar refeições e prolongar a atmosfera festiva. A música natalícia ainda ecoa pelas ruas e muitas cidades promovem eventos culturais e desfiles para dar continuidade à celebração. Durante a tarde, os jogos tradicionais mantêm-se e à diversão juntam-se agora os brinquedos e presentes recebidos na véspera.

Almoço de Natal


O almoço de Natal em Portugal é marcado por pratos tradicionais que já decoraram a ceia da véspera. O bacalhau, protagonista incontestável na culinária portuguesa, assume novas formas e apresentações, como o tradicional Farrapo Velho (ou Roupa Velha).

Além do bacalhau, outras iguarias da ceia podem reaparecer ao almoço, proporcionando uma verdadeira maratona de sabores. O polvo, o lombo, vitela ou cabrito assados e os enchidos típicos são dos mais incluídos. Para acompanhar, as batatas douradas no forno, os legumes frescos da estação e o arroz são presenças habituais, complementando os pratos principais com uma variedade de texturas e sabores.

Mercados de Natal em Portugal


Os mercados de Natal em Portugal são verdadeiros espetáculos de luzes e cores. Em cidades como Lisboa, Porto e Braga, os mercados de Natal ganham vida com barracas repletas de artesanato local, decorações festivas e iguarias tradicionais.

Se precisa de inspiração, visite o Mercado de Natal na Praça do Comércio em Lisboa e na Avenida dos Aliados no Porto. Aqui, os visitantes podem explorar uma variedade de produtos artesanais, desde presépios a peças de cerâmica, e deliciar-se com iguarias típicas, como o pão de ló, os sonhos ou os enchidos portugueses.


O Natal em Portugal é uma celebração que une tradição e modernidade, com experiências únicas para todos. Desde as tradições familiares à atmosfera mágica dos mercados de Natal e à riqueza da gastronomia, a temporada natalícia em Portugal é verdadeiramente especial. Conte com o Continente para viver esta época com toda a tradição e conforto.