peixe para assar no forno

Truques e Dicas de Cozinha

O melhor peixe para assar no forno

Saiba qual o melhor peixe para assar no forno e ponha em prática as nossas dicas e receitas de assados com peixe dignos de chef.
Uma refeição de peixe sabe sempre bem, especialmente se for assado. E apesar de não existir qualquer ciência para assar peixe no forno, algumas mudanças na sua preparação e até na escolha do peixe podem fazer toda a diferença.

Confira as nossas dicas para escolher o melhor peixe para assar no forno e como fazê-lo da forma mais correta.
 

Escolher o melhor peixe para assar no forno

O peixe é um alimento a privilegiar no prato quando se procura ter uma alimentação rica e variada. Além de ser uma fonte de proteína de alto valor biológico e de ser rico em nutrientes, tornando-se muito benéfico para a saúde, existem várias espécies incrivelmente saborosas.

Sendo assim, o primeiro passo para assados deliciosos e dignos de chef é saber escolher o melhor peixe para assar no forno.

Dos vários tipos de peixe e entre os melhores para assar, destacamos os seguintes:
  • Garoupa – a garoupa é um peixe de carne branca, firme e muito saboroso;
  • Pargo – este peixe apresenta um baixo teor em gordura, sabor suave e de fácil digestão;
  • Goraz  – é um peixe magro, de carne firme, sabor suave e de fácil digestão;
  • Peixe Dentão - muito apreciado pela sua carne macia e saborosa.
Também o salmão, a dourada, o robalo e o tradicional bacalhau são ótimos tipos de peixe para assar no forno.

Qualquer que seja a sua escolha, na Peixaria do Continente encontra estas e outras opções de peixe para assar no forno.
Como temperar o peixe para assar no forno

O peixe para assar no forno não necessita de grandes temperos. Azeite, sal e limão é o suficiente. Se deseja tornar os seus assados mais interessantes e uma verdadeira experiência de sabores, adicione a esta base as suas especiarias preferidas.

Marinada

Depois de temperar o peixe, segue-se um passo muito importante: a marinada. É aqui que o peixe vai absorver os condimentos e ficar com um sabor mais intenso.

O tempo da marinada vai depender da forma como quer assar o peixe (inteiro ou em postas) e do seu tamanho.

Se optar por peixes maiores ou por assar o peixe inteiro, deve fazer alguns golpes para que os condimentos sejam absorvidos da melhor forma e deixar a marinar por cerca de 3 horas. Para peixes mais pequenos ou em postas, deixe-os a marinar por aproximadamente 30 minutos.

Garanta que rega bem o peixe com azeite para compensar a gordura que se irá perder durante o assado.


Como assar o peixe no forno

Peixe temperado. É hora de o levar ao forno! E para isso é importante ter em conta 2 fatores: tempo e temperatura.

O tempo para o peixe assar no forno vai depender da espécie escolhida, do tamanho, da grossura e se é inteiro ou em postas. Em média, um peixe inteiro e maior pode demorar cerca de 30 a 50 minutos. Para os peixes mais pequenos ou em postas, o tempo para assar ronda os 15 e os 25 minutos, a 180ºC.

Pode assar o peixe individualmente ou acompanhado de outros alimentos, como batata ou legumes, diretamente no tabuleiro, numa travessa de barro, “em papelote”, “ao sal” ou coberto com broa.
Receitas de peixe assado no forno

O peixe é um alimento muito versátil e que casa muito bem com outros ingredientes. Por isso, não faltam receitas de peixe para assar no forno. Aqui ficam algumas sugestões:

  • Peixe no forno com legumes 
    Entre as várias formas de preparar peixe, esta é uma das mais saudáveis e que realça o seu sabor original. Descubra como preparar um peixe no forno com legumes que agrada a todos os palatos.

  • Pargo assado no forno 
    Nesta receita deliciosa de pargo assado no forno o peixe é acompanhado na assadeira por batatas, chalotas, tomate e cebola às rodelas.

  • Garoupa no forno com legumes do mediterrâneo
    A garoupa é uma boa fonte das chamadas "gorduras saudáveis", já que tem bons níveis de ómega-3. E, juntando-lhe legumes do mediterrâneo, esta receita de garoupa no forno tem tudo para ser deliciosa e saudável.

Além destas sugestões, atreva-se a provar (e aprovar) outras receitas de peixe assado no forno. No Continente Feed não faltam opções para comer e suplicar por mais.