Garoupa
Alimentos

Garoupa: mergulho no oceano

Provar uma garoupa fresca de mar é uma experiência gastronómica única. Cada dentada é um mergulho no oceano. Descubra todas as propriedades da garoupa.
Para além dos benefícios proporcionados pelo consumo de garoupa, a sua carne suave, tenra e saborosa faz com que seja um peixe muito apreciado na culinária entrando na confeção de diversos pratos da cozinha portuguesa. Descubra todas as vantagens de consumir garoupa, e como deve ser preparada.

Os benefícios da garoupa

A garoupa é considerada, pelo seu escasso teor em gordura, um peixe magro com uma carne de fácil digestão e com elevado valor nutritivo.

Da sua riqueza nutricional destacam-se importantes minerais como o potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro e vitaminas como a A, B6, B12, D e E. Este alimento proporciona um aporte de proteínas de grande valor biológico, sendo também uma fonte de ómega-3 (gorduras saudáveis).

Estes são os seus principais benefícios.

Produção de energia

As vitaminas do complexo B contribuem para a produção de energia no organismo, sendo a B6 responsável pelo metabolismo normal de glicogénio e redução do cansaço e fadiga.

Sistema nervoso

As vitaminas B6 e B12 e o potássio, encontrados em grande quantidade na garoupa, são essenciais ao normal funcionamento do sistema nervoso.

Ossos e dentes

O fósforo tem um papel importante na manutenção dos ossos e dos dentes, contribuindo para a saúde dos mesmos. A vitamina D também presente contribui para a melhor absorção e utilização deste mineral.

Ação protetora

A garoupa, pelos nutrientes que apresenta, contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Para os desportistas, o consumo de garoupa é especialmente recomendado pois permite restabelecer os sais minerais perdidos através do suor durante os treinos. Mas as vitaminas fornecidas através da ingestão de garoupa possuem múltiplas funções no organismo de todos, sendo fundamentais para o seu bom funcionamento. Por isso é tão importante incluir a garoupa na alimentação. Descubra como o fazer.

Como consumir garoupa

E como consumir este peixe? Quer seja no forno, numa caldeirada, numa massada ou num arroz de peixe, a garoupa é sempre a estrela do prato.

Quando escolher este peixe, assegure-se que apresenta uma escama aderente e brilhante, com odor a maresia e com os olhos salientes e brilhantes. Deve ser conservado inteiro, num recipiente fechado, na parte inferior do frigorifico, durante 1 dia, no máximo.

Porquê escolher garoupa?

Com uma carne tenra e saborosa, a garoupa é um peixe cuja degustação nos transporta para dentro do oceano. Para além disso, possui benefícios para a saúde difíceis de encontrar noutras opções alimentares: fortalece os ossos, o sistema imunitário e a produção de energia. Venha à loja Continente mais próxima de si e escolha uma garoupa para surpreender quem mais gosta.