Pargo
Alimentos

Pargo: saboroso e de fácil digestão

Um pargo no forno é sempre delicioso. Faz bem à saúde e é de fácil digestão. Saiba tudo sobre este peixe.
Um pargo no forno faz as delícias de muita gente. Este peixe, que em alguns casos pode ultrapassar um metro de comprimento, tem formato oval, olhos salientes e cor rosada ou avermelhada.

É, por isso, fácil de identificar na peixaria. Daí para a mesa, o pargo mostra uma versatilidade invejável, podendo ser confecionado quase de qualquer forma, desde o sushi ao pargo grelhado. E sendo um bom peixe da nossa costa Atlântica, tem enormes benefícios para a saúde. Descubra tudo sobre o pargo.

Os benefícios do pargo

Por cada 100 gramas de pargo, encontramos 19.4 gramas de proteína, 79 kcal e apenas 0.2 gramas de gordura, tornando o pargo um peixe de fácil digestão.

O pargo é ainda rico em vitaminas do complexo B, onde se destacam as B12, B1, B3 e B6, importantes para a produção de energia e para a sensação de bem-estar.

A vitamina D também está presente neste peixe, um aliado essencial a um dos minerais que encontramos no pargo, o fósforo. Juntos, cotribuem para a manutenção da saúde dos nossos ossos. Mas os benefícios do pargo para a saúde não ficam por aqui:
  • Melhora a memória e concentração.
  • Atua como anti-inflamatório, revelando-se útil em casos de psoríase e inflamações.
  • Combate a anemia.
  • Previne a osteoporose.
  • Contribui para o normal funcionamento da tiroide.
  • Ajuda a melhorar problemas como a depressão e a ansiedade.
A origem do Pargo

A dourada, o besugo, a safia e o goraz são peixes que partilham a mesma família que o pargo: os esparídeos. 

Este peixe é encontrado no Atlântico Nordeste, no Arquipélago da Madeira e Mar Mediterrâneo, onde os juvenis nadam em zonas pouco profundas e abrigadas. Ao longo da vida, migram para maiores profundidades.

Como consumir pargo

De sabor leve e refinado, o pargo é um peixe ideal para uma dieta equilibrada e delicada. É apreciado de forma comum como pargo assado no forno. No entanto, este peixe pode ser grelhado, frito, cozido ou ser ingrediente especial de receitas mais requintadas, como um ceviche ou um Vol Au Vent de peixe. 

E sabia que pode utilizar o pargo para fazer sushi ou sashimi? Para isso, precisa de garantir que escolhe um pargo bem fresco. Ao procurar este peixe fresco na peixaria, deve apresentar olhos cristalinos, escamas aderentes e as guelras avermelhadas

Em casa, conserve o pargo num recipiente fechado dentro do frigorífico por um a dois dias no máximo.

O que torna o pargo tão especial?

O pargo é um peixe de muito fácil digestão. Rico em proteínas, fósforo e potássio, é um excelente aliado para atletas e pessoas em dieta de manutenção ou perda de peso. É também muito versátil na cozinha, sendo que um pargo no forno é um daqueles pratos que agrada a quase toda a gente. Venha a uma peixaria Continente perto de si e descubra toda a nossa oferta de pargo.