Truques e Dicas de Cozinha

Arroz empapado: o que fazer?

O arroz empapado ainda tem salvação. Descubra o que fazer para recuperar o prato ou encontrar um novo fim com alguma criatividade.
Distraiu-se um pouco e o resultado é um prato comprometido devido ao arroz empapado. Acontece a todos. Esta situação pode ser revertida e existem formas de evitar que tal volte a acontecer. Descubra algumas dicas simples para colocar em prática.

Como salvar um arroz empapado

Se o arroz não está num estado demasiado mole e com aparência de arroz-doce, ainda é possível reverter o desfecho do prato.

Acelere o arrefecimento

Assim que dê conta de que o arroz não ficou solto como queria, transfira-o para outra panela, fria e sem tampa. Isto faz com que o arroz pare o processo de cozedura e leva ao arrefecimento na totalidade.

Assim que estiver quase frio, mexa o arroz, permitindo que os grãos se soltem aos poucos, até que arrefeça de vez. Já frio, volte a mexer até que perca naturalmente o aspeto empapado.

Volte a aquecer um pouco, apenas o suficiente para estar na temperatura ideal para acompanhar o resto da receita.

Reinvente o prato

O arroz ficou ainda com água? É importante começar por escorrê-la e deixar arrefecer, processo este que pode ser feito mesmo com o arroz debaixo de água corrente.

Em seguida, aqueça o arroz numa frigideira e junte-lhe legumes cozidos, ervilhas ou outros, para tirar o foco da textura amolecida do arroz. Em alternativa, pode levar o arroz ao forno a cerca de 180º, espalhando-o uniformemente sobre um tabuleiro, durante 5 minutos, aproximadamente.

Arroz frito

Se o arroz está demasiado empapado para qualquer uma das opções anteriores, aqueça uma frigideira com óleo e alho e junte-lhe cebola até que fique translúcida. Em seguida, adicione legumes como cenouras e ervilhas e, uma colher de cada vez, coloque o arroz e vá mexendo.

Arroz-doce

Se percebe que o arroz já não está em condições de ser servido, tem ainda a opção de preparar um arroz-doce. Aqueça o arroz em lume brando, adicione 3 chávenas de leite, 1 chávena de creme de leite, açúcar q.b., e baunilha a gosto. Coloque em fogo médio e deixe o arroz cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo com frequência. Retire a baunilha e deixe esfriar antes de servir.

Como evitar que o arroz fique empapado

A quantidade de água utilizada é o fator decisivo no sucesso da cozedura do arroz, fazendo toda a diferença na textura dos grãos. Com muita água, o arroz ficará uma papa, mas com pouca obtém um arroz duro e pouco crescido, e há maior risco de queimar.

A medida de água para o arroz corresponde a 2 chávenas de água para cada chávena de arroz cru. O arroz está pronto quando surgem espaços entre os grãos, resultado do vapor da cozedura. Um segundo indício é observar se os grãos estão crescidos e macios. Ao longo do processo, vá provando para atestar a textura aveludada.

Para obter arroz bem cozido e solto, desligue o fogo e deixe-o repousar um pouco antes de estar totalmente cozido, tapando a panela, por cerca de 5 minutos. Descubra uma enorme variedade de arrozes no Continente.