Entradas para Ceia de Natal

Alimentos

Sugestões de Entradas para a Ceia de Natal

Conheça as melhores receitas de entradas para a Ceia de Natal. Saiba mais aqui.
A Ceia de Natal é o jantar mais aguardado do mês de dezembro, não só pelo simbolismo da época festiva, mas também porque a mesa está repleta de pratos deliciosos. Em cada casa, as iguarias natalícias variam um pouco, mas sempre com uma certa matriz profundamente enraizada na tradição: do típico bacalhau cozido, ao peru assado, sem esquecer os sonhos da avó. Entre os vários pratos, as entradas têm uma responsabilidade acrescida de embelezar a mesa e abrir o apetite, mas sem roubar protagonismo a tudo o que vem a seguir. Fique a conhecer as melhores receitas de entradas para a Ceia de Natal para deslumbrar a sua família e amigos.

Petiscos de Natal: para começar a Consoada em grande


Os petiscos de Natal são a solução para começar a noite de Natal ou o final de tarde para aqueles que gostam de aproveitar este dia ao máximo. Descubra estas receitas de tábuas de queijos, enchidos, pataniscas e até foccacias.

Tábua de queijos e enchidos


Nada melhor do que começar a noite de Natal (ou o final de tarde para aqueles que gostam de aproveitar este dia ao máximo) com uma tábua de queijos e enchidos, que faz parte de qualquer bom convívio português. Estas tábuas são uma excelente opção para não perder muito tempo na cozinha, sobrando-lhe assim mais tempo para conviver na noite de Natal. O queijo da Serra da Estrela não pode faltar, pela tradição e por ser um produto tipicamente português. Junte ainda um queijo de S. Jorge, um Camembert de Búfala e um queijo Chévre.

Quanto à charcutaria e enchidos, inclua na sua tábua um chouriço de porco preto, alheira de Mirandela, farinheira e paio. Se ainda acha que a sua tábua precisa de mais cor, acrescente compotas (por exemplo, de abóbora e de frutos vermelhos) e algumas frutas, como uvas.

Pataniscas de Bacalhau


Como o bacalhau costuma ser a personagem principal da mesa da Ceia de Natal, pode introduzi-lo logo nas entradas, com um petisco muito apreciado pelos portugueses. Em apenas 15 minutos, consegue preparar umas deliciosas pataniscas de bacalhau na sua Yammi.

Basta usar um pouco do bacalhau demolhado que seria para o jantar, e combinar com ingredientes que tem de certeza no seu armário da cozinha, como leite, ovos e cebola. O resultado é uma entrada apetitosa e cheia de tradição para a sua Ceia de Natal.

Foccacia de alecrim e azeitona


Os petiscos tradicionais portugueses são excecionais e devem ter sempre lugar marcado à mesa na noite de consoada. Ainda assim, pode pedir emprestado uma coisa ou outra a gastronomias de outros países. Experimente uma foccacia de alecrim e azeitona, de origem italiana, um tipo de pão húmido e delicioso.

Mesmo sendo uma receita de uma gastronomia diferente, encontra facilmente todos os ingredientes necessários e até já os pode ter em casa. Para que a foccacia fique no ponto, a massa precisa de levedar cerca de uma hora e meia, mas o sabor faz com que a espera valha a pena. Os passos são simples e pode chamar as crianças para ajudar na preparação.

Queijinhos no forno com frutos vermelhos e mel

Já falamos aqui de queijos e do lugar especial que têm no coração dos portugueses. Por ser um produto tão adorado e consumido, há várias receitas que fazem sobressair ainda mais o sabor do queijo e esta é uma delas. Se está à procura de uma entrada colorida e que capte a atenção de todos os convidados da Ceia de Natal, estes queijinhos no forno com frutos vermelhos e mel são o que precisa. E o melhor é que só tem de seguir quatro passos e utilizar quatro ingredientes para obter um contraste entre o doce e o ácido, combinado com a riqueza do queijo. Sirva os queijinhos já derretidos, para barrar em tostas ou em pão torrado.

Salada de polvo e grão


Apesar de dezembro pedir refeições mais aconchegantes, também há espaço na mesa para entradas de Natal frescas e vibrantes. É o caso desta salada de polvo e grão, uma receita cheia de cor para alegrar a noite de consoada. Para confecionar, precisa apenas de polvo, grão, cebola roxa, alho, pimento vermelho e coentros. Em apenas cinco minutos, consegue preparar esta deliciosa salada e dedicar o resto do seu tempo ao convívio com a família e amigos.

 

Receita de Entradas de Natal Portuguesas, para celebrar a tradição


Se para as entradas preferir aperitivos mais gourmet, aposte nestas entradas natalícias e a sua mesa da Ceia de Natal vai ficar digna de requinte!

Para elaborar esta receita, vai precisar de ter consigo oito ingredientes:

  • 1 pão de forma sem côdea (pequeno e fatiado);
  • 1 embalagem de paté com vinho do Porto;
  • 1 embalagem de salmão fumado marinado;
  • Queijo creme qb;
  • Raspa de 1 limão;
  • Alcaparras qb;
  • Groselhas qb;
  • Funcho fresco qb.

Depois, siga estes simples passos para ter as entradas natalícias prontas.

1. Comece com o pão de forma e espalme as fatias e recorte-as, usando moldes de Natal.
2. Pré-aqueça o forno a 160º, e toste o pão, 2 minutos de cada lado.
3. Depois, utilize os mesmos moldes para o salmão fumado.
4. Barre metade das tostas com queijo creme e disponha o salmão por cima.
5. Para a decoração, use a raspa de limão, uma haste de funcho e alcaparras.
6. Cubra as restantes tostas com o paté (com vinho do Porto) e decore com uma haste de funcho e groselhas.

Agora que já conhece várias receitas para surpreender a família e amigos na Ceia de Natal, falta apenas comprar os ingredientes. No Continente, encontra todos os produtos para confecionar o jantar da consoada, com a melhor qualidade e ao melhor preço.