Perca
Alimentos

Perca: pouca gordura, muito sabor

A perca é um peixe de água doce com pouca gordura e muito versátil na cozinha. Descubra tudo sobre este alimento.
Muito nutritivo e de fácil digestão, a perca é um belíssimo alimento que apresenta inúmeras vantagens se for incluído numa dieta equilibrada. Descubra tudo sobre a perca, como a escolher e consumir.

Os benefícios da perca

A perca possui elevado teor em água, é rica em proteínas de grande valor biológico, em vitaminas e sais minerais e contém muito pouca gordura. Como resultado, apresenta vantagens importantes para a saúde.

Prevenção de doenças cardíacas

Como apresenta um baixo teor de gordura e elevado teor proteico, a perca é ideal para proteger o coração dos elevados níveis de colesterol.

Saúde dos olhos 

O ómega-3 da perca ajuda na proteção da retina contra degenerações macular associada à idade.

Sistema imunitário

A sua ação antioxidante favorece o sistema imunitário e combate a acne.

Anti-inflamatório

A perca possui ainda assim um grande potencial anti-inflamatório, devido a vários micronutrientes presentes na sua composição.

Mas cada tipo de perca, e existem vários, tem as suas características próprias e vantagens únicas.

Tipos de perca

Das espécies existentes deste peixe, existem três que se destacam.

Perca europeia

Introduzida na Península Ibérica nos anos 90, é presença regular na bacia do rio Tejo. Apresenta uma cor castanho-esverdeada e verde-dourada nas laterais com umas riscas verticais mais escuras.

Perca do Nilo
Pode ter até 2 metros de comprimento, de cor cinzenta, sendo mais escura na dorsal e esbranquiçada no ventre. É encontrada em lagos e rios africanos.

Perca gigante

Pode atingir os 2 metros e pesa entre 5 a 6kg. São encontradas no sul do continente asiático.

Como consumir perca 

No momento da compra certifique-se da ausência de manchas, furos ou cortes na sua superfície. A pele deve estar húmida e bem aderida e as guelras devem ser brilhantes, vermelhas e sem muco.

Como é um peixe muito grande, normalmente é vendido em postas. Conserve-as num recipiente fechado, no frigorífico, durante 1 dia, no máximo.

A perca pode ser grelhada, assada no forno, num belíssimo arroz ou numa caldeirada.

Porquê escolher perca?

Do ponto de vista nutricional, a perca é um peixe muito completo, apresentando nutrientes com um impacto importante para a saúde. Este fabuloso alimento é consumido nos pontos mais longínquos do mundo, mas encontra-o num Continente perto de si, ou a alguns cliques de distância na nossa loja online.