Alimentos

Curcuma: benefícios, contraindicações e receitas

Fique a par dos benefícios e contraindicações da curcuma ou açafrão da terra, o que é esta especiaria e deliciosas receitas!
Curcuma ou Açafrão da Terra: benefícios

Publicado a 24/08/2023

A curcuma tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade, graças ao seu sabor exótico, cor vibrante e composição nutricional. Mas deve ser consumida com alguns cuidados. Descubra os benefícios e contraindicações da curcuma, e como a usar em 5 receitas deliciosas.

O que é a curcuma?


A curcuma é uma planta pertencente à família do gengibre, nativa do sul da Ásia. É amplamente cultivada em países como Índia, Indonésia e algumas partes da África. Quando as raízes da curcuma são secas e trituradas, obtém-se um pó de cor alaranjada intensa, muito utilizado como tempero culinário, especialmente em pratos indianos e asiáticos. O sabor é intenso, entre o amargo e o picante, sendo uma boa alternativa para reduzir a adição de sal aos pratos.

Pode utilizar curcuma da seguinte forma:

  • Adicione curcuma aos pratos de arroz ou quinoa para um sabor e uma cor vibrante;
  • Misture em smoothies para reforçar o sabor e acrescentar alguns benefícios para a saúde;
  • Acrescente a sopas, caldos e marinadas para tornar os pratos mais intensos;
  • Use em bebidas quentes, como chá ou leite com especiarias;
  • Combine com pimenta preta para otimizar a absorção da curcumina pelo organismo.

Além da sua utilização como tempero, a curcuma também é conhecida pelas suas possíveis propriedades terapêuticas. Por isso, tem sido amplamente estudada para avaliar o seu potencial benefício para a saúde, incluindo possíveis benefícios para o sistema imunitário devido ao seu teor em compostos antioxidantes.

Curcuma: benefícios e contraindicações


Os benefícios e contraindicações da curcuma ainda estão em estudo, pelo que nem todos foram efetivamente comprovados. Contudo, a investigação parece sugerir como prováveis os seguintes benefícios e contraindicações.

Potenciais benefícios da curcuma


As possíveis propriedades benéficas da curcuma para a saúde incluem:

  • Propriedades anti-inflamatórias. A curcumina, o composto ativo da curcuma, tem sido incluída em diversos suplementos alimentares para apoiar o tratamento de artrites e de outras condições inflamatórias do foro reumatológico.
  • Saúde cardiovascular. O potencial antioxidante da curcumina pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, pois poderá contribuir para a redução do colesterol e para prevenção de doenças cardíacas. Os estudos sugerem que a curcumina pode melhorar o funcionamento do endotélio (revestimento dos vasos sanguíneos), um fator importante na pressão sanguínea e na coagulação do sangue.
  • Saúde digestiva. É usada como agente antidispéptico pela medicina tradicional chinesa e Ayurvédica, para aliviar a dor e a sensações digestivas desagradáveis.
  • Possível ação anticancerígena. Alguns estudos sugerem que a curcumina pode ter uma ação antimutagénica, inibindo o crescimento de células cancerígenas. Contudo, são necessários novos estudos para que se comprove qualquer ação anticancerígena desta raiz.

Contraindicações da curcuma


Existem algumas contraindicações e precauções a serem consideradas na utilização de curcuma. As principais incluem:

  • Possíveis interações medicamentosas. A curcuma poderá interferir na ação de determinados fármacos, devido à presença de curcumina, como anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, aumentado a probabilidade de ocorrer hemorragias.
  • Problemas de coagulação sanguínea. Pessoas com problemas de coagulação sanguínea devem evitar o uso excessivo de curcuma, pois pode tornar o sangue mais fino. Mas de qualquer forma, procure confirmar esta questão com um profissional de saúde, caso seja o seu caso.

Receitas com curcuma: 5 sugestões fáceis e deliciosas


A curcuma é tipicamente usada na gastronomia indiana, sobretudo como ingrediente do caril, mas há várias formas de incorporar curcuma nas suas refeições.

  • Bolas energéticas de coco, curcuma e amêndoa. São pequenas delícias cheias de sabor e nutrientes, com uma textura macia e ligeiramente crocante. Combinam a doçura suave do coco com o toque dourado da curcuma, criando um equilíbrio perfeito entre sabores.
  • Chamuças. A curcuma é também uma das principais protagonistas das chamuças, uma entrada deliciosa para qualquer refeição. Crocantes por fora, com um recheio aromático e tentador, unem a tradição ao exotismo, graças à profundidade do sabor da curcuma.
  • Filetes de robablo com arroz de curcuma. Para um almoço ou jantar cheio de cor, sugerimos filetes de robalo com arroz de curcuma. O peixe delicadamente grelhado apresenta uma crosta dourada e crocante, que contrasta com a cor alaranjada do arroz de curcuma.
  • Bacalhau cozido. A curcuma também pode ser utilizada no típico prato de bacalhau cozido. Esta receita é perfeita para experimentar algo mais exótico a partir de um sabor tradicional. Um prato clássico e reconfortante, onde as lascas suculentas do bacalhau conjugam na perfeição com uma cebolada dourada.
  • Shote de gengibre e limão. Sugerimos ainda o delicioso shot de gengibre e limão, uma excelente opção para reforçar a imunidade. O gengibre traz um calor picante, equilibrado com a acidez do limão e um toque de cor da curcuma. Experimente e delicie-se.

Curcuma ou açafrão: é a mesma coisa?


A curcuma e o açafrão são duas especiarias distintas, embora possuam algumas semelhanças em termos de aparência e uso.

O açafrão é bastante mais caro do que a curcuma, pelo trabalho de colheita especialmente desafiante. Além disso, tem uma cor mais dourada e um sabor mais delicado e floral, ao passo que a curcuma apresenta uma tonalidade mais vibrante e um aroma ligeiramente amargo e picante. Ambos são associados a potenciais benefícios para a saúde devido aos seus compostos bioativos, perfeitos para realçar o sabor dos alimentos.


A curcuma e o açafrão são duas especiarias versáteis, saborosas e verdadeiras aliadas para a saúde. Encontre-as no Continente e comece já a incluir estes sabores exóticos nas suas refeições!