Safio
Alimentos

Safio: ótima fonte de cálcio

O safio é um peixe saboroso e de fácil digestão. A composição rica em cálcio tem particular benefício para a saúde dos ossos, mas as vantagens não ficam por aqui. Descubra porque deve incluir o safio na alimentação.
O safio possui um teor médio de gordura e um elevado conteúdo de proteínas e minerais importantes para o organismo. Descubra as principais vantagens deste peixe, como escolher e consumir.

Os benefícios do safio

O safio (ou congro) apresenta um corpo longo, sem escamas. Os nutrientes de destaque são a proteína, o fósforo, o magnésio, vitaminas A, B e D. Esta composição confere-lhe variados benefícios para a saúde.

Dentes e ossos saudáveis

O safio possui alto teor em vitamina D, que tem um papel fundamental na manutenção dos níveis de cálcio e fósforo adequados para a mineralização óssea.

Saúde da pele e olhos

A vitamina A contribui para o normal funcionamento da pele, olhos e mucosas, sendo abundante neste tipo de peixe.

Promotor de energia

A vitamina B12, presente em quantidade significativa no safio, contribui para a produção de energia no organismo, interferindo também ao nível da redução do cansaço e fadiga.

Proteína de alto valor biológico

Apesar dos fabulosos micronutrientes (vitaminas e sais minerais) conseguidos através do consumo de safio, podemos beneficiar também da quantidade de proteína de grande valor biológico presente neste peixe.

As proteínas desempenham diversas funções vitais no nosso organismo e podem ter função reguladora, defensiva, enzimática, de transporte, plástica ou reconstrutora. A própria contração muscular é também uma das funções das proteínas.

Desta forma, a variedade e a qualidade dos nutrientes que encontramos no safio fazem deste peixe um alimento muito rico, devendo estar presente na alimentação de qualquer pessoa.

Como consumir safio

O safio é um peixe muito utilizado na confeção de caldeiradas e cataplanas. Mas também pode ser consumido frito, numa massada ou grelhado.

Deve escolher o safio que apresente uma pele brilhante, olhos salientes e um odor agradável a maresia. Normalmente, é vendido em postas, pelo que estas devem ter uma carne de cor branca.

O que é que o safio tem?

Na sua composição nutricional destacam-se a vitamina A e D, fazendo deste peixe um dos mais ricos nestas vitaminas. O safio, com tantas e benéficas propriedades para o bom funcionamento do organismo, é ainda de fácil digestão pelo moderado teor de gordura que contém. Venha a uma loja Continente descobrir a oferta que temos para si.