Alimentos

Ananás: o rei dos frutos

O ananás ou abacaxi é uma fonte importante de vitamina C. Saiba mais sobre os benefícios deste fruto.

Espinhoso no exterior, doce no interior, o ananás (ou abacaxi) é um fruto fantástico e muito delicioso. Estes são os principais benefícios e propriedades do ananás.

As vantagens do ananás

Os benefícios nutricionais do ananás são tão fascinantes quanto a sua anatomia. Esta delícia tropical contém bromeleína, uma enzima que ajuda na digestão. Fonte de vitamina C e manganês, o consumo de ananás é também uma boa maneira de conseguir um importante aporte de fibra. 

A par do sabor deliciosamente refrescante, o ananás apresenta vários benefícios para a saúde.

Melhora a digestão

Uma investigação recente demonstrou que o ananás possui bromelaína, uma enzima que ajuda na quebra das proteínas durante o processo digestivo, promovendo o melhor aproveitamento das mesmas. A bromelaína é também conhecida pela sua intervenção no tratamento anti-inflamatório.

Além disso, o ananás contém fibras dietéticas, que são essenciais na manutenção da regularidade dos intestinos.

Sistema imunitário e nervoso

A vitamina C presente no ananás contribui com cerca de 20% da dose diária recomendada para manter o normal funcionamento do sistema imunitário. O ananás ajuda ainda na proteção das células contra as oxidações indesejáveis e promove o bom funcionamento do sistema nervoso.

Fortalece ossos e tecidos

Pelo teor em manganês e vitamina C, o “rei dos frutos” contribui para a manutenção de ossos normais, formação de tecido conjuntivo e de colagénio, uma proteína importante para o normal funcionamento de vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, gengivas, pele e dentes.

Reduz a fadiga e cansaço


O ananás é um excelente aliado na produção de energia. Por um lado, promove o normal metabolismo produtor de energia e, por outro lado, contribui para a redução do cansaço e fadiga.

Diminui a formação de coágulos


Através dos níveis de bromelaína, o ananás pode ajudar a reduzir um excesso de coagulação do sangue. Isto faz com que o ananás seja um ótimo fruto para todos os que apresentam problemas circulatórios.

Reduz constipações e sinusites


Para além da grande percentagem de vitamina C, a bromelaína do ananás pode ajudar a reduzir as secreções da garganta e do nariz. Os que sofrem de alergias podem mesmo considerar a incorporação do ananás nas suas dietas com maior regularidade, para reduzirem a sinusite a médio prazo.
Tipos de ananás 

Membro do grupo das bromeliáceas, o ananás é uma das poucas plantas desta família capaz de produzir frutos comestíveis.

O fruto é, na realidade, composto por muitas bagas individuais que se fundem numa única massa em redor do núcleo central. Cada uma das “escamas” do ananás é uma baga individual.

A fruta é cultivada durante todo o ano, no entanto um ananaseiro produz apenas um ananás em cada dois anos. A doçura do ananás varia consoante a forma de cultivo e a região.

Os tipos de ananás mais comuns são o “Cayenne liso”, “Rainha” e “Espanhol”.
Nas lojas Continente poderá encontrar a melhor seleção de ananás dos Açores e abacaxi Sweet Gold.
Breve história do ananás

Pormenores científicos à parte, o certo é que o ananás agrada aos olhos, ao paladar e ao olfato.

Por estes motivos e por ter uma "coroa", é chamado de "rei dos frutos", nome que lhe terá sido atribuído desde que foi descoberto pelos europeus que demandaram às Américas na época dos Descobrimentos.

O ananás é nativo da América do Sul. Supõe-se que é originário da área situada entre o sul do Brasil e o Paraguai e daí terá chegado posteriormente às Caraíbas.

Seria na ilha caribenha de Guadalupe que Cristóvão Colombo viria a descobri-lo em meados do século XV, tendo então trazido este fruto para a Europa, de onde se espalhou para o resto do mundo.
Como escolher e conservar

O fruto não deve apresentar tonalidade castanha e deve estar firme. As folhas devem apresentar-se verdes.

O ananás ou o abacaxi deve ser conservado à temperatura ambiente (cerca de 21ºC.). Depois de aberto, deve conservar o fruto no frigorífico com película aderente, por um período máximo de 5 dias.

Como consumir ananás

Existem várias possibilidades de consumir ananás: ao natural, em sumos, gelado, em tartes ou até em pizzas.

Pode explorar ainda outras formas de introduzir o ananás na sua dieta, nomeadamente em saladas de fruta, iogurte e em pratos agridoce. Sabia que adicionar sumo de ananás à carne, por exemplo, ajuda a torná-la mais macia?
Explore toda a versatilidade do ananás

O ananás ou abacaxi é um fruto refrescante, versátil e possui excelentes propriedades nutricionais que são altamente benéficas para a saúde. É, por isso, um ótimo alimento para adicionar à sua alimentação diária, podendo consumi-lo ao natural, em saladas de fruta ou em pratos principais.