A sua Lista de Compras

0 produtos

Este subtotal não inclui o custo de entrega. Quando passar a lista para o carrinho do Continente Online, este subtotal poderá ser ajustado considerando as quantidades mínimas de encomenda de cada produto.

Subtotal

€ 0,00

Comprar loja online

Pretende eliminar todos os produtos da sua lista?

Concurso Mundial de Bruxelas: prestígio português num dos maiores concursos de vinho do mundo

Conheça as últimas novidades do Concurso Mundial de Bruxelas, e veja os prémios conquistados pelos vinhos portugueses.
Concurso Mundial de Bruxelas

Atualizado a 05/08/2025

É um dos maiores e mais importantes eventos de vinhos do mundo. Todos os anos, reúne centenas de enólogos, sommeliers e especialistas de vários países. Na edição principal do Concurso, são avaliados mais de 7 mil vinhos tintos e brancos – tudo para encontrar os melhores do mundo.

Estes são os impressionantes números do Concurso Mundial de Bruxelas, que tornam este evento tão importante para fãs e profissionais do mundo dos vinhos. Conheça a história deste concurso e os vinhos portugueses mais aclamados da edição de 2025.

O que é o Concurso Mundial de Bruxelas?


O Concurso Mundial de Bruxelas, ou Concours Mondial de Bruxelles na sua versão original, é um evento internacional cujo objetivo é premiar os melhores vinhos provenientes de todo o mundo. A sua origem remonta a 1994.

Neste evento, tudo é pensado e escolhido ao pormenor: desde a criteriosa organização dos vinhos, à equipa de especialistas que compõe o júri que os avaliam, às condições mais adequadas para garantir que os vinhos mantêm as propriedades de origem. Os vinhos premiados são pontuados com base na sua qualidade, que deve ser destacada em relação aos restantes.

Os jurados são profissionais do setor, provenientes dos quatro cantos do mundo. Incluem sommeliers, profissionais que ajudam o consumidor a selecionar o melhor vinho tendo em conta o seu perfil e a harmonização com as refeições, comerciantes e distribuidores de vinhos, enólogos e jornalistas especializados.

Foi este o nível de exigência a que foram sujeitos alguns dos melhores vinhos portugueses, com resultados impressionantes.

Vencedores da Grande Medalha de Ouro


Portugal, mundialmente conhecido pela qualidade dos seus vinhos, viu 290 dos 876 vinhos que inscreveu no concurso serem premiados – demasiados para caberem todos aqui. Por isso, aqui ficam alguns que vale mesmo a pena provar.

Casa de Santar


Entre os vencedores, destaque para o Casa de Santar Dão Tinto, premiado com Grande Medalha de Ouro. De perfil complexo e elegante, este vinho tem uma estrutura harmoniosa, com taninos finos. No aroma, destacam-se notas intensas de compota de frutos vermelhos. Envolvente na boca, é uma excelente escolha para acompanhar pratos de aves, como este pato confitado com puré trufado, assados ou fritos, ou mesmo uma tábua de queijos de sabor intenso.

Valmaduro Premium Regional Lisboa Tinto


O Valmaduro Premium Regional Lisboa Tinto também surpreendeu. Com taninos maduros, o seu perfil rico combina frutos silvestres, notas florais e um toque subtil de especiarias. Um vinho equilibrado e envolvente, ideal para acompanhar umas bochechas de porco estufadas e bem apuradas.

Terra Lenta Aragonez Premium Alentejo Tinto


A representar o melhor da tradição alentejana, o Terra Lenta Aragonez Premium Alentejo Tinto foi distinguido graças ao seu perfil intenso e estruturado. É impossível ficar indiferente aos aromas de frutos vermelhos, com notas de especiarias e cacau. À mesa, coloque-o lado a lado com umas costeletas de borrego ou um vitelão assado.

Vencedores da Medalha de Ouro


Além-fronteiras, foram muitos os vinhos portugueses que conquistaram a exigente crítica internacional e trouxeram para casa a Medalha de Ouro. Conheça alguns dos vencedores.

Ali Jó Reserva Douro Tinto


O tinto Ali Jó Reserva Douro teve um lugar de destaque no Concurso Mundial de Bruxelas. O seu aroma de frutos vermelhos e chocolate não passou despercebido ao paladar dos jurados. Harmonize este vinho frutado e intenso com um peru assado no forno!

Quinta da Pedra Cavada Reserva Douro Branco


Nesta edição, mereceu também especial destaque o branco Quinta da Pedra Cavada Reserva Douro Branco. Com aroma frutado e infusão de tostas, este vinho é a escolha acertada para acompanhar assados e pratos fritos, como esta receita de choco frito.

Albenaz Escadaria Maior Premium Douro Branco


Nesta edição, destacou-se também o branco da região do Douro Albenaz Escadaria Maior Premium. Feito a partir das castas Códega do Larinho, Viosinho e Verdelho, tem um perfil aromático com citrinos amarelos e verdes, com apontamentos minerais e de seiva. Na boca, revela uma acidez equilibrada e um final seco e prolongado. Acompanha bem um robalo grelhado generosamente regado com azeite.

370 Léguas Reserva Douro Tinto


O tinto 370 Léguas Reserva conquistou o júri pelo perfil encorpado e aromático, com destaque para os frutos vermelhos bem maduros. Acompanhe-o com pratos de aves, fritos, assados ou queijos de sabor marcante.

Pedra do Gato Encruzado Dão Branco


O branco Pedra do Gato Encruzado Dão foi outro dos vencedores da Medalha de Ouro. Com aromas cítricos, trata-se de um vinho branco intenso, ideal para harmonizar com uma boa refeição de peixe – assado, de preferência.

Guarda Rios Regional Alentejano Rosé


Vale a pena espreitar também o Guarda Rios 2024, que conquistou a Medalha de Ouro. Produzido no Alentejo pela Ravasqueira Vinhos, este rosé tem uma acidez que o torna ideal como aperitivo ou para acompanhar pratos mais leves. Harmonize com aves e grelhados, ou simplesmente para brindar nos dias mais quentes.

Vencedores da Medalha de Prata


Estes são alguns dos vinhos que conquistaram a prata.

Sobreiro de Pegões Premium Regional Península de Setúbal Tinto


Da Península de Setúbal, o Sobreiro de Pegões Premium Tinto conquistou o júri com a sua cor granada intensa e textura aveludada. No aroma, destacam-se frutos vermelhos maduros, notas de compota e um toque suave de baunilha. Encorpado e volumoso na boca, é um vinho perfeito para acompanhar carnes vermelhas, pratos cozidos ou grelhados — como um naco de novilho ou um cabrito assado no forno.

Vinha da Valentina Premium Península de Setúbal Rosé


O Vinha da Valentina Premium Rosé, da Península de Setúbal, conquistou a crítica com a sua frescura e equilíbrio. Destaca-se pelos aromas vibrantes de frutos vermelhos, como framboesa e morango. Uma escolha leve e versátil, perfeita para acompanhar pratos de aves, cozidos ou grelhados.

Cancellus Signature Douro Tinto


Envolvente e elegante, o Cancellus Signature DOC Douro Vinho Tinto é uma combinação de frutos pretos maduros, boa acidez e taninos maduros e suaves.

Espumante Rosé Vinha Maria Bruto


O Espumante Rosé Vinha Maria Bruto é elegante, com uma bolha fina e persistente. Destaca-se pelos aromas intensos de frutos vermelhos frescos, como cereja, morango e framboesa, e um final cativante e cremoso. Sirva-o num almoço ou jantar descontraído, entre família e amigos, a acompanhar este prato de dourada com molho de manteiga e puré de rábano.

Vinha do Aqueduto Premium Regional Península de Setúbal Branco


Outro dos destaques foi para o vinho Vinha do Aqueduto Premium Branco, da Península de Setúbal. Combina castas como Chardonnay, Fernão Pires, Viognier, Arinto e Alvarinho, que resultam numa prova intensa e aromática. Se ficou com curiosidade sobre o que torna este branco tão especial, experimente numa refeição mais elaborada, como moqueca de peixe.

Vinha da Coutada Velha Regional Alentejano Branco


Com origem no Alentejo, o Vinha da Coutada Velha Branco destaca-se pela frescura e intensidade de sabor. De aroma mineral e perfil vibrante, este branco acompanha na perfeição pratos de peixe, fritos ou assados. Uma proposta elegante para realçar os sabores à mesa, principalmente em dias mais quentes.

Teixeiró Granito DOC Vinho Verde Branco


Com castas nobres da região dos Vinhos Verdes, o Teixeiró Granito surpreende pela exuberância aromática. As notas cítricas e tropicais fazem deste vinho a bebida ideal para acompanhar pratos de carnes brancas, fritos ou assados, num equilíbrio perfeito entre sabor e leveza.

Contemporal Regional Península de Setúbal Tinto


Também o Contemporal Regional Península de Setúbal Tinto se destacou nesta edição do Concurso Mundial de Bruxelas. Com aromas de frutos vermelhos maduros e um leve toque de especiarias, é uma escolha equilibrada e envolvente, perfeita para acompanhar pratos de aves, grelhados ou cozidos — experimente com frango assado com ervas ou peito de peru recheado.

Valmaduro Sauvignon Blanc Premium Lisboa Branco


Entre os brancos distinguidos, merece destaque este vinho da capital. O Valmaduro Sauvignon Blanc Premium conta com notas tropicais de manga madura, maçã e melão, e um toque floral. Fresco e harmonioso, vai bem com pratos leves de peixe ou marisco - ou simplesmente para refrescar o paladar num final de tarde de verão.

Continente, onde encontra o vinho certo para celebrar os melhores momentos da vida


Com tantas sugestões, o melhor é organizar uma pequena degustação entre família ou amigos. Encontre os melhores produtos para compor toda a refeição numa loja Continente ou em Continente Online.

Se ainda assim sentir dificuldade na seleção, veja como escolher um vinho branco. E quando chegar o momento de receber os convidados em casa, saiba como servir o vinho corretamente.