Tendências

Concurso Mundial de Bruxelas: prestígio português num dos maiores concursos de vinho do mundo

Conheça o Concurso Mundial de Bruxelas, a sua história, prémios, critérios de avaliação e o seu impacto.
Concurso Mundial de Bruxelas

Atualizado a 13/08/2024

É um dos maiores e mais importantes eventos de vinhos do mundo. Todos os anos, reúne centenas de enólogos, sommeliers e especialistas de vários países. A 31º edição contou com um painel de 350 provadores profissionais, de 45 nacionalidades diferentes, que avaliaram 7.500 vinhos tintos e brancos em busca dos melhores do mundo.

Estes são os impressionantes números do Concurso Mundial de Bruxelas, que tornam este evento tão importante para todos os fãs e profissionais do mundo dos vinhos. Este ano, Portugal esteve em destaque com mais de 35% dos vinhos a concurso premiados. Na categoria brancos e tintos, contam-se 15 vinhos medalhados, exclusivos Continente. Conheça a história deste concurso e alguns dos vinhos portugueses mais aclamados.

O que é o Concurso Mundial de Bruxelas?


O Concurso Mundial de Bruxelas, ou Concours Mondial de Bruxelles na sua versão original, é um evento internacional cujo objetivo é premiar os melhores vinhos provenientes de todo o mundo. A sua origem remonta a 1994.

Neste evento, tudo é pensado e escolhido ao pormenor: desde a criteriosa organização dos vinhos, à equipa de especialistas que compõe o júri que os avaliam, às condições mais adequadas para garantir que os vinhos mantêm as propriedades de origem. Os vinhos premiados são pontuados com base na sua qualidade, que deve ser destacada em relação aos restantes.

Os jurados são profissionais do setor, provenientes dos quatro cantos do mundo. Incluem sommeliers, profissionais que ajudam o consumidor a selecionar o melhor vinho tendo em conta o seu perfil e a harmonização com as refeições, comerciantes e distribuidores de vinhos, enólogos e jornalistas especializados.

Foi este o nível de exigência a que foram sujeitos alguns dos melhores vinhos portugueses, com resultados impressionantes.

Vinhos portugueses premiados no Concurso Mundial de Bruxelas


Portugal, mundialmente conhecido pela qualidade dos seus vinhos, viu 299 dos 846 vinhos que inscreveu no concurso serem premiados. Uma das grandes revelações foi o prémio “Vinho Revelação Tinto de Portugal" desta 31.º edição, conquistado pelo vinho Edd’s Tinto 2017, produzido no Algarve pela Edd’s Portugal.

Outro dos destaques foi para o vinho Contemporal Reserva Douro Tinto, premiado com Grande Medalha de Ouro nesta edição do Concours Mondial de Bruxelles. De boca envolvente e taninos suaves, tem aromas a frutos vermelhos, e notas de especiaria e alcaçuz. Se ficou com curiosidade sobre o que torna este vinho tão especial, prove numa refeição mais elaborada como pato confitado com puré trufado, por exemplo.
Nesta edição, mereceu também especial destaque o tinto Pedra do Gato Premium Dão, que conquistou Grande Medalha de Ouro. Com aroma a bagas vermelhas, trata-se de um vinho tinto intenso, ideal para harmonizar com uma boa refeição de carne vermelha – assada, de preferência.
O Cancellus Premium Tinto Douro foi outro dos merecedores da Medalha de Ouro. Amadurecido em madeira de carvalho americano, este vinho é uma verdadeira combinação aromática da Touriga Franca e Touriga Nacional, que finaliza no paladar com frescura e acidez. Perfeito para combinar com enchidos, como um majestoso Chouriço de Carne do Fundão. Se preferir queijos de pasta dura ou semidura e com um sabor ligeiramente picante, recomendamos o Queijo de São Jorge.
Também o tinto Tapada das Lebres Signature Regional Alentejano teve um lugar de destaque no Concours Mondial de Bruxelles. O seu aroma maduro, com notas de compota e frutas pretas, não passou despercebido ao paladar dos jurados. Harmonize este vinho encorpado e intenso com um peru assado no forno!
Na categoria “Sessão Vinho Espumante”, na qual concorreram mais de 900 vinhos espumantes de todo o mundo, Portugal destacou-se com oito vinhos medalhados. A Grande Medalha de Ouro foi merecida pelo vinho espumante Marquês de Borba Espumante Rosé 2017. A Bairrada foi a região portuguesa mais premiada, com cinco espumantes.

Entre a lista, destaca-se o Espumante Villa de Corgos Cuvée Blanc de Blancs Bruto, um produto exclusivo Continente que conquistou Medalha de Ouro. Este espumante é produzido com uma combinação equilibrada de castas Bical (50%) e Arinto (50%), que lhe confere um paladar frutado e uma frescura vibrante, assim como um final longo e persistente. Foi também a predominância de frutos secos e agradáveis notas vegetais que certamente contribuíram para este prestigiado reconhecimento. Da Região Beira Atlântico, este vinho espumante branco bruto acompanha pratos de marisco na perfeição.
Pode encontrar no Continente Online uma ampla variedade dos vinhos premiados. Entre eles, outros premiados com Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas deste ano, como estes que aqui sugerimos:


Se ainda assim sentir dificuldade na seleção, descubra aqui, por exemplo, como escolher um vinho branco.

Com tantas sugestões, o melhor é organizar uma pequena degustação entre família ou amigos. Encontre os melhores produtos para compor toda a refeição numa loja Continente ou em Continente Online.

✅ Este artigo foi validado por um especialista na área.