Vinho para o Natal

Sobre o Vinho

O Melhor Vinho Para o Natal

Descubra os melhores vinhos para beber na ceia de Natal. Damos sugestões de vinhos para acompanhar bacalhau, peru ou borrego!
Atualizado a 21/11/2023
Na época natalícia, enquanto as luzes cintilam e a magia paira no ar, há um detalhe que eleva as celebrações a um nível verdadeiramente especial: os vinhos escolhidos para acompanhar as refeições deliciosas.

Estas são as nossas sugestões de vinho para o Natal que vão enriquecer a sua mesa. Explore os sabores que harmonizam perfeitamente com os pratos típicos desta quadra.

Melhores vinhos para as entradas e aperitivos da Ceia de Natal


Os aperitivos e entradas de Natal são perfeitos para dar início à tradicional reunião familiar. Nesta fase inicial da festa, evite vinhos potentes e doces.

Para este momento, escolha os vinhos mais leves, mais secos e menos alcoólicos, como um espumante bruto da Bairrada ou Távora-Varosa. Um Rosé ou um Vinho do Atlântico Branco, como o Espumante Cuvée Blanc de Blancs Regional Beira Atlântico, são também uma opção acertada.

Villa De Corgos Espumante Cuvée Blanc De Blancs Regional Beira Atlântico Branco Bruto

Vinho para acompanhar bacalhau


Também os vinhos do Atlântico (Vinho Verde, Bairrada, Lisboa) são bem-vindos à mesa, mas a melhor combinação é com a Roupa Velha ou Farrapada de Bacalhau do dia seguinte.

O Lagar dos Perdigões Colheita Regional Alentejano Branco é uma ótima opção a ter em conta. Vencedor da Medalha de Prata dos Prémios Uva de Ouro em 2023, este vinho de média intensidade harmoniza na perfeição com pratos de peixe, como o bacalhau.
Lagar dos Perdigões Colheita Regional Alentejano Branco

Vinho para acompanhar peru


Comidas tradicionais de forno, como o Peru de Natal, pedem vinhos mais robustos e as melhores opções são os vinhos de Montanha (Douro, Dão, Beira Interior ou Trás-os-Montes).

O Vinho Tinto Flor de Penalva Reserva DOC Dão, de cor rubi intensa e sabor encorpado com taninos suaves, é perfeito para acompanhar pratos de aves, como o Peru.
Flor de Penalva Reserva DOC Dão Vinho Tinto

Vinho para acompanhar borrego


Para as famílias que não dispensam o cabrito ou borrego assados no forno, as opções de vinho para o Natal devem recair sobre vinhos tintos muito encorpados ou brancos estruturados.

O Vinho Lagar de Burmester Reserva DOC Douro Tinto, com um aroma complexo, sabor aveludado e uma certa acidez, é uma ótima opção.
Lagar de Burmester Reserva DOC Douro Vinho Tinto
As comidas menos untuosas, como aves, porco ou polvo e o bacalhau, pedem vinhos aromáticos e menos ácidos. Selecione vinhos do Sul de Portugal (Alentejo, Península de Setúbal, Tejo ou Algarve).

Vinhos para acompanhar sobremesas


Com bolo-rei e doces conventuais à base de ovos, caramelo ou fruta cristalizada, opte pelo vinho do Porto Alourado, desde o simples Tawny até aos especiais Colheita ou Indicação de Idade. Como alternativa, aposte nos Moscatéis de Setúbal, do Douro ou num raro Madeira.

Para os fritos e Bolo Rei sugerimos o Vinho do Porto Cálem Finest Reserve e para os doces conventuais de ovos o Moscatel de Setúbal José Maria da Fonseca 10 Anos Superior.
José Maria da Fonseca 10 Anos Superior Moscatel de Setúbal

Vinhos para oferecer no Natal


E para os presentes? Os Portos e Moscatéis portugueses são excelentes opções de vinhos para oferecer no Natal à família e amigos que apreciam estes néctares. E pode fazê-lo nos mais variados formatos. Desde os conjuntos de oferta, às garrafas com embalagem de Natal ou mesmo as garrafas Magnum, um grande formato para as ocasiões mais especiais.

Aqui ficam algumas sugestões:

  • Carm Reserva DOC: Este tinto da região do Douro tem uma cor rubi e um sabor intenso, com taninos firmes e textura suave. É perfeito para surpreender qualquer convidado e acompanhar com queijos, pratos de aves, fritos e assados.
  • Paulo Laureano Signature: A opção certa para oferecer no Natal a quem aprecia vinhos encorpados. Da região do Alentejo, este vinho tinto combina bem com aves, fritos e assados.
  • Quinta da Bacalhôa Cabernet Sauvignon: Um elegante vinho tinto regional da Península de Setúbal. De alta intensidade e complexo, é ótimo para acompanhar enchidos.
  • Moscatel José Maria da Fonseca 10 Anos: Vencedor da Medalha de Ouro nos Prémios Uva de Ouro em 2021, este vinho de intensidade elevada harmoniza com sobremesas de ovo e queijos.
  • Martha's Vinho do Porto Vintage 2017: Este Vinho do Porto Vintage é produzido em vinhas selecionadas e é o acompanhamento perfeito para sobremesas de chocolate.

No Continente encontra as melhores ofertas de vinho para o Natal aos preços mais baixos! Visite a Garrafeira do Continente e encontre os melhores vinhos portugueses.