Tendências

Prémio Uva de Ouro: um brinde aos melhores vinhos de Portugal

O Prémio Uva de Ouro contribui para destacar e promover vinhos portugueses, de qualidade e acessíveis a todos!
 Vinhos premiados: Uva de Ouro

Atualizado a 18/09/2023

É um dos concursos mais importantes do nosso país, com mais de 600 vinhos a concurso. Reúne alguns dos produtores nacionais mais experientes, oriundos das várias regiões vinícolas. Já na sua 10ª edição, o prémio Uva de Ouro continua a ser a referência para tomar o pulso (e o palato) ao que de melhor se faz em Portugal. Descubra quais são os vinhos vencedores desta edição e onde os encontrar na garrafeira Continente.

O que é o Prémio Uva de Ouro?


O Prémio Uva de Ouro é um dos concursos de vinhos mais prestigiados do nosso país. Aqui, um painel de jurados especializados avalia a qualidade de cada vinho em diversas categorias, seguindo critérios estabelecidos internacionalmente, para identificar o que de melhor se faz em Portugal. Mas além de reconhecer os produtores de vinho, o Prémio Uva de Ouro também ajuda a promover o turismo e a economia local.

Ao longo das várias edições, o Prémio Uva de Ouro contribuiu para aumentar a visibilidade e reconhecimento da qualidade dos vinhos portugueses e também para incentivar o interesse dos portugueses em alargar os seus conhecimentos sobre vinhos.

Para cumprir este objetivo, o prémio segue dois pressupostos: a avaliação dos vinhos disponíveis e um trabalho de divulgação de informação e debate de várias temáticas respeitantes à vitivinicultura no nosso país.

Hoje, qualquer pessoa pode dirigir-se a uma das centenas de lojas Continente espalhadas pelo país e escolher um vinho de forma ponderada, informada, com a garantia de qualidade que as medalhas do prémio Uva de Ouro representam.

Como são escolhidos os vinhos vencedores?


A prova cega e a gala de entrega de prémios aos produtores são momentos chave em todas as edições do Prémio Uva de Ouro. Começa-se pela prova cega, que segue criteriosamente as variáveis essenciais para distinguir um vinho como a cor, limpidez, aroma e sabor. Todas as indicações são dadas pelo coordenador da prova, seguindo as diretrizes internacionais para concursos de vinhos e perante um painel de dezenas de jurados.

O valor final da prova, que oscila entre os 0 e os 100 pontos, define em que patamar de qualidade se encontra cada vinho e se é merecedor de medalha. A análise dos vinhos segue parâmetros internacionais, com a garantia de isenção do Instituto da Vinha e do Vinho.

De entre todos os vinhos a concurso, apenas 30% receberam uma medalha. As medalhas que atribui destinam-se a vinhos com pontuações acima dos 83 pontos no caso dos vinhos merecedores da medalha de “Prata”, sendo atribuída a medalha de “Ouro” a vinhos com pontuações superiores a 89 pontos.

Vencedores da 10.ª edição do Prémio Uva de Ouro


Este ano, estiveram cerca de 600 vinhos a concurso. Estes são alguns dos vinhos vencedores:
  • Casa Ermelinda Freitas Touriga Nacional Reserva. Um dos grandes vencedores desta edição, este tinto da Região de Setúbal, destaca-se pela sua cor granada, aromas frutados e compotados, textura aveludada com taninos macios muito bem integrados. Tem um final longo e persistente. Uma delícia que combina bem com carnes vermelhas e cozidos.

  • Duas Encostas Signature. Prove este vinho branco premiado com um peixe fresco grelhado. Tem a típica identidade dos vinhos DOC Dão, é volumoso e de sabor persistente, com acidez equilibrada. Ao provar, tente detetar a presença de aromas citrinos a limão.

  • Pêra Doce Edição Especial. Com estágio de 6 meses em barris de carvalho francês, este tinto regional alentejano foi um dos grandes vencedores desta edição do Uva de Ouro. A sua cor é rubi intenso, no nariz transmite aromas frutados e fumados. É um vinho encorpado, tem volume e um sabor persistente. Acompanha na perfeição com grelhados e cozidos.

  • Carm Rosé. Os Rosés não ficaram de fora desta edição dos prémios Uva de Ouro. Este em especial é DOC DOURO. Tem um sabor prolongado, fresco e rico, com acidez equilibrada. Um carácter verdadeiramente gourmet, fresco com frutos vermelhos e elegantes notas florais.

  • Terras do Demo Pinot Noir Blanc de Noir Reserva. As condições únicas da Távora-Varosa ajudam a explicar parte do segredo deste vinho premiado. O resto está nas mãos dos mestres enólogos que saíram desta edição do prémio Uva de Ouro com mais uma medalha. Prove com o seu marisco favorito e deixe-se arrebatar pela acidez, o aroma peculiar, e o carácter citrino, brilhante e fresco.

  • José Maria da Fonseca 10 Anos Superior Moscatel. É impossível falar de vinhos da zona de Setúbal e não falar de José Maria da Fonseca. Este moscatel tem notas de laranja, alperce, nozes e mel. Se ainda não provou este Moscatel com uma tábua de queijos ou a acompanhar uma sobremesa conventual, não sabe o que perde!


A 10.ª edição do Prémio Uva de Ouro voltou a consolidar este concurso como um dos maiores do nosso país. Junte a família e os amigos, e prove estes vinhos no próximo jantar especial.