Como marinar carne
Truques e Dicas de Cozinha

Como marinar carne para dar mais sabor e textura

Conheça o processo simples para dar sabor à carne antes de a cozinhar. Descubra como marinar carne.
Vinagre, vinho ou limão e umas quantas ervas aromáticas, especiarias e vegetais frescos. Isto é tudo o que precisa para marinar carne e acentuar o sabor. Descubra como o fazer de forma simples.

Como marinar carne

Marinar carne é um dos procedimentos mais antigos da história da alimentação, que consiste em deixar os alimentos de molho numa mistura de temperos. O resultado é uma textura suculenta e um acentuar do sabor característico da carne.

A marinada é essencialmente utilizada na preparação das carnes bovina, suína, aves e outras, se bem que os legumes também podem passar por este processo.

A mistura deve ser composta por um meio ácido, tal como o vinagre, o vinho ou o sumo de limão. Adicionalmente, deve conter uma parte aromática de ervas e especiarias e, por fim, vegetais frescos como o tomilho, a cenoura, o alho, a cebola, o aipo, a salsa e outros.

Depois, junte azeite, sal e pimenta à carne e aos restantes ingredientes numa tigela coberta com película aderente ou saco de congelação com fecho e refrigere pelo menos uma hora ou de um dia para o outro.

É esta mistura de ácidos, aromas e frescura que é responsável por transmitir um sabor tão especial à carne.

Como escolher os temperos

Para tirar o melhor resultado do tempero da carne, siga estas recomendações.
  • Os vinhos brancos são mais indicados para a marinada de carnes brancas e peixes
  • Os vinhos tintos são indicados para as carnes vermelhas.
  • Os alimentos como laranja e limão ou cachaça combinam com as carnes suínas.
Para marinar pode precisar de entre 12 e 24 horas, consoante o tipo e o tamanho da carne. No que respeita a carnes sensíveis e até peixes e legumes, o tempo pode ser menor.

Porque deve marinar a carne?

Marinar a carne é um processo de preparação muito simples que faz toda a diferença à mesa. Leve esta técnica antiga para a sua cozinha, e comece hoje a dar mais sabor às suas receitas.