Cebola
Alimentos

Cebola: fonte de nutrientes

A cebola é um daqueles alimentos que, por ser tão comum, nem sempre recebe o mérito devido na alimentação. Descubra todas as vantagens de a consumir.
Uma das hortaliças mais consumidas em todo o mundo, a cebola faz parte das rotinas alimentares da humanidade há séculos. Por ser tão comum, e estar sempre por perto, é fácil não lhe dar o devido valor. Mas as propriedades, sabor benefícios para a saúde da cebola são demasiado importantes para serem ignoradas. 

Os benefícios da cebola

A cebola é dos poucos alimentos transversais a regiões, culturas e tempos. Dependendo da variedade, pode apresentar um sabor ácido, picante e até doce. Mas as características antioxidantes, anti-inflamatórias e antibióticas estão sempre presentes.

Controlo de peso

De baixo valor calórico e elevado conteúdo em água e fibras, a cebola beneficia o trânsito intestinal, elimina toxinas, combate a retenção de líquidos e prolonga a sensação de saciedade. Estes são bons motivos para incluir este legume num regime para perder peso.

Saúde do sangue

O consumo regular de cebola promove também o controlo da glicémia. O crómio, que a cebola tem em grandes quantidades, contribui para a manutenção de níveis normais de glicose no sangue, bem como para o metabolismo dos macronutrientes.

VIda ativa

Para além das propriedades medicinais que oferece, a cebola representa uma fonte de nutrientes importantes para qualquer praticante de exercício físico. Sendo rica em vitaminas e sais minerais, nutrientes fundamentais na atividade muscular e que potenciam a recuperação após o esforço físico, a cebola é uma ótima aliada de desportistas.

Todos estes benefícios podem ser encontrados em diferentes tipos de cebola.

Tipos de cebola

Existem 5 tipos de cebola que podem ser usados na confeção de diferentes pratos.

Cebola branca

Normalmente consome-se esta cebola crua e tem um sabor moderadamente picante.

Cebola doce

É a cebola que tem maior teor de água, logo é a melhor para fazer saladas. Em jeito de curiosidade, esta cebola tem menos presença de enxofre, logo não faz chorar tanto.

Cebola roxa

Ajuda a colorir os pratos e a sua polpa suculenta é ideal para fazer compotas e chutney.

Chalota

É uma cebola mais pequena e com um sabor muito mais suave. É excelente para confecionar molhos cremosos e delicados.

Cebola amarela

É o tipo de cebola com maior durabilidade e é frequentemente usada para fritar e cozinhar pois tem um aroma e sabor picantes.

Para que os seus pratos fiquem autênticas delícias, é importante que escolha as cebolas que estejam secas e sem danos e que as conserve num local escuro, fresco e arejado, num máximo de 20 dias.

Porquê consumir cebola?

Um alimento muito importante para o nosso organismo, a cebola é ainda um ótimo reparador muscular e fortalece o sistema imunitário.Temos uma excelente oferta de cebolas para si, venha conhecê-la.