Como tirar sal da comida

Truques e Dicas de Cozinha

Como tirar o excesso de sal da comida

Conheça a quantidade de sal que deve consumir por dia, quais os seus malefícios e como tirar excesso de sal da comida!
Atualizado a 23/01/2024
Um segundo de distração pode ser suficiente. Quando a comida tem sal a mais, seja por erro na medição ou por um golpe de mão que não saiu bem, é fácil sentir que toda a preparação foi em vão. Mas não é preciso deitar tudo fora e começar do zero. Descubra os malefícios do excesso de sal e como assegurar o sabor das receitas numa alimentação saudável.

Quantidade de sal diária: qual é o limite?


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a quantidade de sal por dia não deve exceder os 5 gramas para um adulto saudável, pouco menos de uma colher de chá.

No entanto, é necessário ter alguma atenção à forma como se calcula esta quantidade. Muitas vezes, o excesso de sal esconde-se em muitos produtos e alimentos preparados, onde não se controla a quantidade de sal adicionada. Por isso, é importante regular o consumo deste tipo de alimentos e ler bem os rótulos.

O sal faz mal?


O sal em excesso pode aumentar o risco de várias doenças, tais como a hipertensão, AVC, demência, osteoporose ou excesso de peso. Para além disso, também pode levar ao aumento da retenção de lípidos. Por isso, recomenda-se um consumo moderado.

Em Portugal, o consumo médio diário de sal é mais do dobro da quantidade recomendada, sendo que as consequências para a saúde vão do mau funcionamento do coração até ao excesso de peso. Estas são algumas das consequências principais:

Sistema cardiovascular


O consumo de sal em excesso aumenta a pressão arterial e está associado à hipertensão e a doenças cardiovasculares.

Sistema digestivo

O consumo de sal sem moderação também pode desencadear problemas gástricos e úlceras, e poderá estar relacionado com outras patologias/ doenças digestivas.

Sistema urinário


O consumo excessivo de sal também pode levar ao mau funcionamento do sistema urinário, e até provocar insuficiência renal e pedras nos rins.

Sistema ósseo


Uma dieta com sal em excesso aumenta o risco de osteoporose, uma vez que promove a perda de cálcio através da urina.

Controlo de peso


A retenção de líquidos e a obesidade podem ser consequências do consumo de sal em excesso.

Como tirar o sal da carne


Os equívocos acontecem, como salgar demais a carne. Tome nota destes truques para recuperar o sabor comida, sem desperdiçar.

Mergulhar em água


Se a carne ainda não tiver sido cozinhada, basta imergi-la em água, secar e depois cozinhar.

Diluir o caldo


Se já estiver confecionada, remova um pouco do caldo ou do molho e acrescente mais água. Leve a ferver durante 10 minutos e prove. Se necessário, repita o processo até a carne ficar no ponto desejado.

Remover a farinha


Se tiver feito panados, remova a farinha, limpe bem a carne com um guardanapo e tempere novamente, desta vez com pouco sal.

Colocar batata


No caso da carne picada, coloque meia batata sem casca no meio, acrescente água e leve a ferver durante 10 minutos. A batata vai absorver o sal. Se tiver cozinhado grandes quantidades, use uma batata inteira.

Cortar em pedaços pequenos


Se o excesso de sal já estiver bem impregnado na carne e não notar grandes diferenças com as dicas anteriores, ainda assim há solução. Fatie a carne em pedaços muito pequenos e refogue em azeite durante alguns minutos.

Como tirar sal do arroz 


Não calcular bem a quantidade de sal é um erro muito comum na cozinha. Quando se prepara arroz, seja por erro ou distração, pode exagerar na quantidade de sal e quase estragar a refeição. Para tirar o sal do arroz, experimente estas dicas.

Reduzir o sal com água


Se descobrir que o arroz está muito salgado ao provar ainda durante a cozedura, ainda é possível remediar. Basta diluir o sal com mais água.

Incluir alimentos ácidos


Alguns citrinos, como o limão, a mostarda Dijon ou o vinagre, entre outros alimentos mais ácidos, contêm água para absorver o sal em excesso.

Usar mel ou picante


O mel ou até algum picante intenso podem resultar bem em pratos como guisados, estufados ou assados. É importante manter um equilíbrio no sabor, pelo que se recomenda adicionar sempre aos poucos e experimentar para não exagerar.

Acrescentar amido


Junte ao arroz ou à refeição salgada uma batata crua cortada às rodelas. Deixe cozinhar apenas um pouco, para que a batata absorva o excesso de sal, trazendo de volta o sabor equilibrado do prato. Depois, é só retirar as batatas com uma colher.

Como tirar sal do feijão 


Ao cozinhar com feijão, a tendência natural é de adicionar sal na quantidade normal. No entanto, o feijão enlatado pode já conter uma elevada quantidade de sal. Aqui ficam algumas dicas para tirar o excesso de sal destas refeições.

Lavar bem o feijão


As conservas estão normalmente mergulhadas em água com sal. Por isso, é importante lavar bem debaixo da torneira com água a correr para tirar o excesso de sal.

Usar alimentos com efeito de esponja


Se exagerar no sal durante o cozinhado, inclua quinoa, arroz, couscous ou massa à panela durante alguns minutos. Isto pode ser uma alternativa para controlar o sal excessivo, sem comprometer o sabor final.

Adicionar uma fonte de gordura


Adicionar abacate, leite de coco, iogurte ou leite, queijo fresco ou ricotta, pode ser uma alternativa a considerar para diluir o sal.


Agora que já sabe como reduzir a quantidade de sal, não deixe estragar as refeições. Utilize estas técnicas para corrigir e equilibrar. A sua saúde agradece.