Truques e Dicas de Cozinha

Como fazer polenta

Tipicamente italiana, a polenta é um excelente acompanhamento para carne, peixe e pratos vegetarianos. Saiba como fazer polenta.

Diretamente de Itália para sua casa, saiba o que é polenta e inspire-se nas nossas dicas sobre como fazer polenta e como combiná-la com outros ingredientes, sejam eles carne, peixe ou vegetais.

 
O que é polenta?

A polenta é um prato típico italiano, mas atualmente estende-se à gastronomia de outros países como a Argentina, o Brasil, Roménia, entre outros.

Quando surgiu, tornou-se o prato mais consumido da população italiana por ser económico e versátil. Nos dias de hoje, é o prato principal de algumas regiões de Itália e de restaurantes muito conotados.

A polenta é um prato composto essencialmente por farinha de milho, água e sal e a sua textura varia bastante da região em que é preparada. Em algumas zonas do mundo a sua textura é mais cremosa e noutras é mais firme.

Pode ser servida mole ou mais dura, grelhada ou frita, e recheada com carne, vegetais, molhos e tudo o que possa desejar.

 
Como fazer polenta?

A polenta é um prato muito simples de preparar. Entre cerca de 45 a 60 minutos e com apenas 3 ingredientes (água, sal e farinha de milho) obtém a base da sua polenta. Depois é só recheá-la a gosto.


Receitas de polenta

Aqui ficam alguns exemplos de receitas de polenta, além da receita italiana, para experimentar em casa:

 

Se é fã de cozinha italiana, agora que sabe o que é a polenta e como fazer polenta em casa, vai ver que este prato vai marcar uma presença assídua na sua alimentação.

E não se esqueça connosco as suas recriações das nossas receitas de polenta, identificando-nos nas suas partilhas nas redes sociais!