Alimentos

Batata-doce: cada vez mais apreciada

Indispensável na dieta dos atletas, a batata-doce é recomendada para todos pelas suas propriedades nutritivas e sabor único. Descubra tudo sobre as vantagens deste alimento.

A batata-doce tem quase o dobro de fibra da batata comum, além de ser rica em vitaminas A e C e uma fonte de potássio. Por estes motivos, contribui para o normal funcionamento muscular e desempenha um papel essencial na manutenção de uma pressão arterial normal. Descubra todas as vantagens e propriedades da batata-doce.

Os benefícios da batata-doce

Terão sido os praticantes de musculação os responsáveis por dar maior visibilidade à batata-doce, ao elegerem-na como um dos seus alimentos preferidos. Atualmente, fazem parte das escolhas de chefs por todo o mundo e a batata-doce é cada vez mais preferida pelos portugueses. Estes são os benefícios do consumo regular para a saúde.

Ação antioxidante

A presença de vitamina C contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.

Saúde do coração

A tiamina presente na batata-doce, juntamente com o potássio que ajuda a regular a pressão arterial, contribui para o normal funcionamento do coração.

Ação cicatrizante

Pelo teor em vitamina C, a batata-doce pode ajudar na normal formação de colagénio, uma proteína importante para a integridade das células e tecidos e essencial em processos de cicatrização e regeneração celular.

Saúde da pele e visão

A batata-doce é fonte de vitamina A, cuja ação contribui a manutenção de uma pele e visão saudáveis.

Manutenção do sistema nervoso

O potássio, encontrado em quantidades significativas na batata-doce, é essencial ao normal funcionamento do sistema nervoso.

Todas estas vantagens podem ser encontradas em diferentes variedades de batata-doce.

Tipos de batata-doce

Existem duas variedades principais de batata-doce: Ipomea batatas L, e Solanum tuberosum.

As diferenças vêem-se ao nível da cor, da forma e da casca. A cor da pele e da polpa pode variar entre o branco, o amarelo, o laranja, o rosa e o roxo. A sua forma pode ser curta e arredondada, mas também é comum adquirir um formato mais alongado e cónico, e a casca é mais rija que a da batata normal.

No Continente, pode encontrar as variedades de batata-doce de polpa amarela/ branca e de polpa laranja e optar entre adquirir a granel ou já embalada, para facilitar o processo de compra.

Breve história da batata-doce

Nativa da América Central e do Sul, a batata-doce é um dos vegetais mais antigos conhecidos pelo homem, sendo consumida desde os tempos pré-históricos, facto evidenciado por achados descobertos em cavernas no Peru.

Cristóvão Colombo trouxe a batata-doce para a Europa aquando da sua primeira viagem ao Novo Mundo, em 1492. Mais tarde, o tubérculo foi levado para as Filipinas por exploradores espanhóis e para a África, Índia, Indonésia e sul da Ásia pelos descobridores portugueses.

Cultivada em mais de cem países, hoje em dia é a China o maior produtor mundial de batata-doce. Em Portugal, a produção tem vindo a aumentar nos últimos anos, devido ao acréscimo do consumo.

A batata-doce nacional é maioritariamente cultivada em zonas onde o solo é arenoso e o clima ameno. Nestas zonas, as geadas são menos frequentes e têm condições mais adequadas para o seu cultivo.

Como consumir batata-doce

Os chefs adoram incluí-la nos seus menus das mais variadas formas. Os nutricionistas recomendam-na por ser saudável, pois no seu cultivo há menos recurso a agentes químicos. Cozinhada em água, apresenta um índice glicémico mais baixo do que a batata dita normal.

Mas é o seu sabor único, as cores apelativas e a versatilidade a nível culinário que fizeram da batata-doce um ingrediente estrela. Das sopas aos purés, das chips aos bolos, dos gnocchi às azevias, os usos culinários da batata-doce são intermináveis. Combina também muito bem com canela, mel, coco e noz-moscada.

Para confecionar os melhores pratos, escolha as batatas-doces mais firmes e que se apresentem inteiras, sem manchas, contusões ou sinais de podridão. 
A batata-doce deve ser acondicionada num local fresco e seco, escuro e bem ventilado.

O torna a batata-doce tão especial?

Há muito apreciada pelos atletas, a batata-doce tornou-se, nos últimos tempos, uma das coqueluches do reino da gastronomia e da alimentação saudável.

Vista como uma opção mais saudável do que a batata normal, este alimento apresenta benefícios ao nível dos músculos, sistema imunitário, coração, intestinos, pele, articulações e olhos.

Venha a uma loja Continente e descubra as melhores batatas-doces para confecionar os seus pratos favoritos.