mozarela burrata com tomate e manjericão
Queijos

Mozarela e burrata: quais as diferença e quando usar?

A mozarela e a burrata são queijos versáteis. Podem ser usados na confeção de pratos salgados ou até sobremesas. Saiba tudo aqui.
O queijo é um dos elementos centrais da gastronomia italiana. Pizzas, pastas, saladas, gnocchi, bruschetta, sobremesas…enfim, numa mesa italiana há sempre algo com queijo. E muitas vezes esse queijo é uma mozarela ou, não tão frequentemente, a burrata.

Quer um quer outro, são deliciosos. A mozarela é mais versátil e saudável. A burrata tem um sabor e textura mais impactantes. Saiba tudo sobre estes dois tipos queijos, da sua origem à forma de os utilizar.

Mozarela

O queijo mozarela pode ser feito a partir do leite de vaca ou de búfala. No entanto, a mozarela de búfala é a que se considera a original.

Características

A mozarela apresenta uma cor branca e textura macia e elástica. O sabor é suave, lático e levemente adocicado.  Quando se trata de uma mozarela de búfala, o sabor torna-se mais rico e intenso. É também por isso considerado um tipo de mozarela gourmet.

A famosa Mozzarella di búfala Campana DOP (Denominação de Origem Protegida) é produzida com 100% de leite de búfalas que pastam nas regiões da Campânia, Lazio, Puglia e Molise.

Processo produtivo

O processo de produção da mozarela desvenda-se na origem do seu nome. A palavra Mozzare em italiano refere-se à forma como a coalhada de leite é esticada e cortada em formato de bola. Para que a mozarela tenha aquela textura característica, a coalhada é colocada em água a ferver e trabalhada até que a massa fique macia e com aspeto elástico.

Cura

Uma vez produzida, a mozarela é conservada numa salmoura, que é exatamente o mesmo líquido que está dentro de uma embalagem de mozarela. Este queijo, com origem na região da Campânia, no sul de Itália, é fundamental para o processo de confeção da burrata, também com origem nesta zona.

Como consumir 

Sempre que utiliza uma mozarela fresca, é aconselhável a que a mantenha dentro da salmoura em que vem conservada até ao momento do consumo. Antes de provar, escorra bem a mozarela para que o líquido da salmoura não influencie a textura do prato ou salada que estará a cozinhar.

A mozarela é o queijo por excelência das pizzas. Ao preparar uma pizza, dê preferência às mozarelas frescas, ao invés do queijo ralado. Depois, tal como um bom mestre pizzaiolo, a mozarela deve ser desfeita com os dedos e colocada em pequenos pedaços ao redor da pizza. 

Se está a preparar uma salada ou uma bruschetta, utilize uma faca, e bem afiada. A mozarela é mole e precisa de uma faca que corte através dela facilmente, evitando a deformação. Em saladas, pode também optar por não cortar a mozarela, principalmente se for mozarela de búfala.

Em todos os casos, uma mozarela quer-se sempre regada com um fio de azeite virgem extra. O vinagre balsâmico de Modena, o manjericão e o tomate são também companheiros de excelência deste queijo.


Burrata

A Burrata tem um sabor e textura mais marcados do que a Mozarela, o que lhe granjeou fama de produto gourmet. Descubra as suas características, processo produtivo e como consumir.

Características

A burrata surgiu apenas em 1956. Por esta altura, um queijeiro tentara reciclar as sobras de mozarela juntando-lhe natas (stracciatella). Surgia assim a burrata, uma versão mais gulosa da mozarela, de textura macia e interior cremoso.

Processo produtivo

Mais uma vez, o próprio nome da burrata desvenda também uma das grandes diferenças na textura deste queijo para a mozarela. Em italiano, manteiga diz-se burro. A burrata é por isso um queijo mais mole com tendência natural para se desfazer facilmente.

Como consumir

A burrata não é, à partida, um queijo tão versátil quanto a mozarela. Mas toma o papel de protagonista nos pratos onde entra.

A Burrata é uma versão mais gulosa da Mozarela.


Tradicionalmente, a burrata é servida sempre, ou quase sempre, no centro do prato. Acompanha-se bem com pesto, pão, tomate, azeite, fatias de presunto ou até abacate. Pode ser servida como aperitivo, acompanhamento ou prato principal. E quanto mais simples for o prato, mais se destacará o sabor e textura únicos deste queijo.

Pode utilizar a burrata também em pizzas, hambúrgueres ou sandes. Tenha, no entanto, sempre em atenção que este é um queijo escorregadio e que se desfaz muito facilmente.

Conclusão: Mozarela ou Burrata?

A burrata e a mozarela são queijos que partilham muitas características em comum, mas com usos diferentes. O melhor mesmo é experimentar os dois, tanto em versões de queijo de vaca, como queijo de búfala.