Rotas do Vinho

Enoturismo: férias com vinho

Comer, beber e lazer

Enófilo e autor do blog "Comer, beber e lazer"

Os destinos dos portugueses nas férias rimam principalmente com praia, mar, areia e belos bronzeados. Mas e se este ano fosse diferente? Descubra tudo sobre o enoturismo.

Comer, beber e lazer

Enófilo e autor do blog "Comer, beber e lazer"

Para os apreciadores, as férias podem ser um momento de descoberta. O Enoturismo é cada vez mais uma solução para todo o ano, perfeita para conhecer alguns dos melhores locais de Portugal. Saiba mais sobre esta opção.

Atividades de Enoturismo

De norte a sul do país, as hipóteses multiplicam-se, oferecendo:
  • Provas e visitas guiadas;
  • Jantares temáticos;
  • Passeios de bicicleta pelas vinhas;
  • Provas de vinhos acompanhadas de produtos regionais. 
Por outro lado, em algumas regiões vitivinícolas portuguesas, também é possível fazer várias destas atividades e até praia. A região do Algarve é a mais procurada pelos que preferem fazer praia em Portugal e também aqui as opções existentes são muito interessantes.

Mas todas as outras regiões, desde o litoral ao interior, têm opções de praia no mar ou de rio. As praias fluviais com qualidade estão por todo o lado e é quase certo encontrar bem perto uma boa opção para uns dias ou horas de Enoturismo.

Top destinos de Enoturismo

Em Portugal, existem várias regiões onde se pode fazer Enoturismo. Estas são as principais.

Alto Douro Vinhateiro

É nesta zona que se produz Vinho do Porto, o que a torna uma das mais procuradas para visitar as quintas tradicionais. Rodeado por um cenário maravilhoso, no vale do Douro, é possível observar as vinhas nas encostas.

Braga, Guimarães, Viana do Castelo

Nestas zonas onde se produzem os vinhos verdes, existem solares e casas senhoriais onde se pode alojar e fazer provas de vinhos.

Viseu, Coimbra, Aveiro, Buçaco

Nestas zonas, os processos de produção dos vinhos já são mais modernos. No entanto, ainda existem quintas com autênticos legados históricos e, algumas têm núcleos museológicos.

Alentejo

É nesta região vinícola, que o USA Today considerou a melhor do mundo para o enoturismo, que se encontram alguns dos maiores produtores nacionais. Em particular, Reguengos de Monsaraz foi destacada como cidade europeia do vinho em 2015. Aqui é possível fazer observações astronómicas com provas, bem como colheitas de uvas para a criação de um vinho comemorativo.

Madeira

Na região onde é produzido o Vinho da Madeira, uma iguaria que no século XVIII já era apreciada por reis, príncipes, generais e exploradores, podem ser observadas as vinhas plantadas nos socalcos sustentados por paredes de pedra.

Enoturismo, férias diferentes

Nada melhor do que fugir a umas férias tradicionais e fazer Enoturismo. É uma oportunidade única para conhecer as paisagens maravilhosas que o nosso país tem, e os melhores vinhos que nas suas quintas são produzidos. Este ano faça umas férias diferentes e procure locais onde fazer Enoturismo.