Água aromatizada
Nutrição

Água aromatizada: saborosa hidratação

Beber água é importante para o nosso organismo. Descubra como o conseguir sem esforço e com mais sabor, com a água aromatizada.
Por mais que tente, tem dificuldade em beber água? Mesmo conhecendo a importância da hidratação para o nosso organismo, acabamos por nem sempre ingerir a quantidade diária recomendada. Descubra como manter a hidratação com a ajuda da água aromatizada.

A importância da água

Cada pessoa deve beber, pelo menos, entre 1,5 e 2 litros de água por dia, correspondendo a cerca de 6 a 8 copos. Porém, os estudos indicam que, em média, não ingerimos nem metade da quantidade recomendada.

Beber água é importante para o nosso corpo. Além de matar a sede, tem a capacidade de regular a temperatura e de assegurar o transporte de nutrientes, como vitaminas e sais minerais. A água tem também um papel importante para eliminar as toxinas. E, claro, mantém o organismo hidratado. Em suma, a água é um bem essencial à vida e pode ajudar a prevenir várias doenças.

A vantagem das águas aromatizadas

Mas muitas pessoas, desencantadas com a falta de sabor da água, podem ter dificuldades em manter o ritmo de hidratação. Um dos grandes segredos para ingerir mais água ou beber mais facilmente, é dar-lhe sabor. As infusões e as águas aromatizadas, por exemplo, são ótimas alternativas desde que não adicione açúcar, claro.

As infusões, seja de camomila, cidreira, tília ou outras, são fáceis e rápidas de fazer, pois apesar de serem preparadas a quente, basta só deixá-las arrefecer ou adicionar umas pedras de gelo.

As águas aromatizadas, por sua vez, podem ser feitas em casa com ingredientes frescos e algumas especiarias. Pode utilizar rodelas de limão e folhas de hortelã, laranja e paus de canela, lima e alecrim, amoras, framboesas, morangos, cravinho, entre outros.

As hipóteses para fazer águas aromatizadas são infinitas e todas saborosas, pelo que pode utilizar os ingredientes que mais gosta ou aqueles que tem no frigorífico nesse preciso momento. Além disso, graças à enorme variedade de sabores e combinações possíveis, dificilmente se cansará delas.

Os sumos naturais são uma  alternativa?

Os sumos naturais são uma outra opção. No entanto, é preciso estar consciente de que estes devem ser feitos na hora que vão ser consumidos, para garantir a preservação do máximo das suas vitaminas, nomeadamente a vitamina C.

Os sumos 100% fruta, apenas compostos pelos diferentes frutos sem outros elementos, como são embalados e estão preparados para aguentarem mais tempo, são boas opções para levar para a praia ou um piquenique.

Contudo, convém relembrar que apesar de serem uma opção mais saudável aos refrigerantes, os sumos de fruta têm uma alta concentração de açúcares naturalmente presentes na fruta. Deste modo, o mais indicado é que tente introduzir e alternar este consumo com as águas aromatizadas.

Beber água na quantidade diária recomendada pode ser difícil para algumas pessoas, mas é uma necessidade inevitável. Por isso, tem de existir uma disciplina diária ou então alternativas mais amigáveis, como as águas aromatizadas ou sumos naturais.

Como preparar as águas aromáticas

Haverá poucas coisas mais simples de fazer do que preparar águas aromatizadas. Para tal, basta colocar um litro e meio de água num jarro ou garrafa com gargalo largo e, em seguida, acrescentar os frutos, hortícolas, ervas aromáticas e especiarias de que mais gostar. Por fim, é só deixar o preparado repousar durante algum tempo para que a água ganhe sabor.

O que é que as águas aromáticas têm?

Saudáveis, desde que não tenham adição de açúcar, as águas aromáticas são rápidas de preparar e podem ser levadas para qualquer lado, seja para o trabalho ou para o ginásio. Quando introduzidas na rotina alimentar, facilmente demonstram os seus benefícios, e ajudam a que ingira água sem qualquer esforço. No Continente, encontra todos os ingredientes de que precisa para cumprir o seu objetivo de hidratação.