Nutrição

Sumos naturais: saúde em estado líquido

Os sumos naturais são uma deliciosa forma de ingerir vitaminas e nutrientes fundamentais ao organismo. Descubra todos os benefícios e quais as opções mais recomendadas.
Os sumos naturais, à base de fruta ou legumes, são deliciosos, saudáveis e de preparação muito simples. Para além do sabor refrescante, contribuem para a hidratação do organismo. 

O que é um sumo natural?

Para ser considerado um sumo 100% fruta, não deve ter a adição de água, conservantes, aditivos ou açúcar. Descubra porque os deve incluir na alimentação e quais são as opções mais recomendadas

Benefícios dos sumos naturais

Além de ricos em água, os sumos de fruta e legumes são fontes de vitaminas, fibras, minerais e compostos antioxidantes. Geralmente, quem tem por hábito o consumo destes sumos e de fruta no dia-a-dia, tem um bom funcionamento intestinal, os níveis de glicemia e colesterol controlados, uma pele, unhas e cabelos mais bonitos, fortalecidos e saudáveis, devido à riqueza nutricional deste grupo de alimentos.

De uma forma resumida, estas são as principais vantagens:
  • Contribuem para a hidratação do organismo;
  • Evitam o desperdicio alimentar ao usar frutas maduras;
  • São fáceis de digerir e fornecem rapidamente energia;
  • Contribuem para as recomendações de ingestão de fruta diária;
  • Podem ser uma opção para quem não gosta de consumir fruta ao natural.
Mas as vantagens dependem essencialmente da fruta utilizada.
 
Sumos naturais mais recomendados

Alguns são velhos conhecidos, outros talvez nunca tenha experimentado. Estes são alguns dos sumos naturais mais populares:

Sumo de laranja

O sumo de laranja fornece alguns nutrientes essenciais, como vitamina C contribuindo para atingir as doses diárias recomendadas (DDR) destas vitaminas e minerais. 

O consumo moderado de sumo de laranja 100% natural tem efeitos positivos para a saúde, relacionados com o elevado teor de vitamina C. Esta vitamina tem uma ação antioxidante e promove o bom funcionamento do sistema imunitário

Sumo de abacaxi

Como fonte de minerais e de vitaminas, o sumo natural de abacaxi ajuda no processo de digestão, graças a uma enzima presenta no ananás.

Por ser rico em água e fibras, pode promover a saciedade. Para além disso, combina muito bem com hortelã, gengibre ou outros sabores.

Sumo de limão

O limão é um citrino citrino rico em fibra, um nutriente que ajuda a diminuir o apetite e regular o intestino. Além disso, a casca do limão e suas folhas contêm óleos essenciais que proporcionam um cheiro característico.

O limão recém colhido possui contém cerca de 55% da quantidade diária necessária de vitamina C, que atua como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunitário, evitando doenças como a gripe.

O sumo de limão é assim muito benéfico para a saúde. A água, o componente mais abundante, ajuda a hidratar o corpo. Mas se adicionar algumas fatias ou gotas de um limão fresco, terá maior frescura.

E, para além do sumo de limão, também as limonadas se podem juntar à lista de possibilidades, criando autênticos festins de paladares frescos em tempos de calor, sol e praia.  

Sumo de maçã

Consumir maçã é um bom hábito. É uma fruta cheia de fibra, sais minerais e de um poderoso antioxidante, a quercetina.

A maçã é uma fonte de pectina, uma fibra solúvel presente na polpa. Esta retem a água e torna o trânsito intestinal mais lento, facilitando a eliminação de toxinas no organismo."

Além do baixo valor calórico, esta é uma opção rica em fibras. Por isso, promove uma sensação de saciedade.

Tudo o que precisa para fazer qualquer um destes sumos naturais está à sua espera numa loja Continente perto de si.

O que é que os sumos naturais têm?

Com a grande variedade de fruta fresca que temos disponível, é possível combinar uma série de sabores e aproveitar as vantagens de cada fruta, através dos sumos naturais. Encontre-os prontos a consumir no Continente ou explore a nossa gama de fruta fresca.