Nutrição

Conheça os chás e tisanas mais reconfortantes

Beber uma chávena de chá sabe bem a qualquer altura, seja quente ou frio.
O chá é apreciado por toda a gente e tem uma história que remonta a 3000 anos a.C. Beber uma chávena de chá sabe bem a qualquer altura, seja quente ou frio.

Chá branco

É um chá que era desconhecido até há pouco tempo. É produzido essencialmente na China, durante a primavera, quando são recolhidas as folhas mais jovens. Depois de recolhidas, as folhas são secas ao ar e ao sol para as suas propriedades serem plenamente conservadas. Pode consumir este chá quente ou frio, em sangrias, em cocktails e em smoothies.

Chá branco com maçã e canela

Ingredientes

3 saquetas de chá branco (ou 3 c. sopa de folhas de chá branco)

2 l de água

4 c. sopa de mel

2 maçãs Royal Gala

6 paus de canela

Preparação

Coloque as saquetas de chá na água a ferver e deixe repousar durante 6 minutos. Retire-as e junte o mel, as maçãs cortadas em fatias e os paus de canela. Envolva muito bem com uma colher grande e sirva de imediato.

Chá preto

É o chá que possui maiores propriedades aromáticas. Dá origem a inúmeras variedades, puras ou de mistura, com ou sem aditivos ou aromatizantes, como o earl grey (com óleo de bergamota) ou o chai (com especiarias). Pode consumir como chá quente ou frio, misturado com sumo de frutas natural, com chocolate quente e canela. Também pode ser usado para marinar frango e em bolos.

Muesli em infusão de chá preto

Ingredientes

2 chávenas de água

2 saquetas de chá preto

1 ½ chávenas de muesli a gosto

3 c. sopa de xarope de agave

½ chávena de frutos vermelhos

2 c. sopa de sementes de abóbora

Mel q.b.

Preparação

Numa taça grande coloque a água a ferver e as saquetas de chá. Deixe repousar durante 6 minutos. Retire as saquetas e junte o muesli e o xarope de agave. Envolva bem e deixe repousar até o muesli absorver o chá por completo e ficar uma papa suave. Deite a mistura em duas taças, decore com os frutos vermelhos e as sementes de abóbora trituradas e regue com um fio de mel. Pode servir com iogurte natural.

Rooibos

O roobios é considerado uma tisana por não ser proveniente da Camelia sinensis, mas sim da planta Aspalathus linearis. É desta planta, cultivada exclusivamente na região de Cedar Valley, na África do Sul, que é extraído o rooibo. Pode ser consumida quente ou fria, em sumos detox, em bolos e em gelados.

Limonada de rooibos

Ingredientes

3 saquetas de chá rooibos (ou 3 c. sopa de folhas de rooibos)

1,5 l de água

500 ml de sumo de limão

200 ml de sumo de laranja

Preparação

Coloque as saquetas de chá na água a ferver e deixe repousar cerca de 6 minutos. Retire as saquetas e adicione o sumo de limão e o de laranja, envolvendo bem. Junte a fruta cortada em fatias e o açúcar. Mexa bem e leve ao frigorífico durante 30 minutos. Sirva com gelo a gosto.

Chá verde

Tem origem na China, mas hoje em dia é cultivado em praticamente todo o mundo. O chá verde é menos processado do que o preto, dai ser mais leve, menos aromático e com um sabor ligeiramente amargo. Pode ser consumido quente ou frio, em bolos, em pudins e em mousses.

Bolo de chá verde

Ingredientes

manteiga para untar q.b.

farinha para polvilhar q.b.

160 g de manteiga

400 g de açúcar

180 ml de óleo vegetal

6 ovos

185 ml de leite

30 g de chá verde (matcha)

10 g de spirulina

5 g de clorela

450 g de farinha integral

1 c. chá de fermento em pó

120 g de chocolate branco

2 c. sopa de natas

Preparação

Unte um tabuleiro pequeno com um pouco de manteiga e polvilhe-o com farinha. Reserve. Numa taça, bata a manteiga com o açúcar e o óleo até a mistura ficar clara. Adicione os ovos, um a um, e vá batendo entre cada adição, até ficarem bem incorporados. Junte o leite, o chá verde, a spirulina e a clorela e envolva bem. Por fim, acrescente a farinha e o fermento. Quando obtiver uma massa uniforme, coloque-a na forma e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC por cerca de 30 minutos. Derreta o chocolate com as natas em banho-maria. Quando o bolo estiver pronto, deixe-o arrefecer ligeiramente e corte-o em quadrados. Sirva-os com a calda de chocolate.

Agora que se familiarizou com todos estes chás e tisana, experimente estas receitas que lhe sugerimos. Desde a limonada de rooibos ao bolo de chá verde, temos a certeza que vai fazer as delícias da família e de quem receber em sua casa. Partilhe este artigo com os seus familiares e amigos para que também eles possam experimentar estas receitas.