Novidades

Continente é o 1º retalhista no mundo com certificação GLOBALG.A.P.

A cadeia de abastecimento de Frutas e Legumes do Continente é a primeira e a única do mundo a obter a certificação GLOBALG.A.P. Conheça o processo de obtenção desta certificação.
A cadeia de abastecimento de Frutas e Legumes do Continente é a primeira e única do mundo a obter a certificação GLOBALG.A.P.

A obtenção desta certificação é o resultado da adoção de comportamentos responsáveis e sustentáveis presentes no nosso ADN e garante a total transparência na comercialização de frutas e legumes provenientes de uma agricultura responsável e certificada.

Esta certificação do Continente é o culminar de um trabalho de vários meses, e o derradeiro reconhecimento de boas práticas durante toda a cadeia de abastecimento, a que se somam as certificações GLOBALG.A.P. existentes também para os produtores.

O Continente já trabalha com produtores de frutas e legumes certificados pela GLOBALG.A.P., mas ao obter esta certificação conseguiu fazer a diferença e garantir que desde o campo até à loja, toda a sua cadeia de abastecimento de frutas e legumes também é certificada por este referencial.

O que é agricultura responsável?

A agricultura sustentável e responsável garante o bem-estar dos trabalhadores bem como a aplicação das melhores práticas agrícolas, de segurança alimentar e de preservação dos recursos naturais, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.

Esta redução é feita através de 3 grandes fatores:
  • Dando preferência a métodos naturais de combate a pragas. Para isso, utilizamos insetos auxiliares no combate a insetos nocivos, por exemplo.
  • Preservando os recursos naturais. Preservamos o solo e aumentamos a eficiência na utilização de água.
  • Promovendo a biodiversidade. Utilizamos sistemas de produção que promovem a biodiversidade nos nossos campos (fauna e flora).

Certificação GLOBALG.A.P.

Através da certificação GLOBALG.A.P., ao escolher o Continente, o consumidor sabe que está a optar por frutas e legumes produzidos e manuseados de forma rigorosa e certificada por entidades internacionais independentes, desde o campo, até à loja.

Através da certificação GLOBALG.A.P. a Sonae MC obteve o selo GGN (GLOBALG.A.P. Number), um código com 13 algarismos que valida a certificação da sua cadeia de abastecimento para as Frutas e Legumes. Pode encontrar este rótulo nas lojas Continente e junto aos produtos certificados.

O processo de certificação

A auditoria para a obtenção desta certificação garante a total transparência na comercialização de frutas e legumes provenientes de uma agricultura responsável e sustentável.

O processo de certificação da cadeia de abastecimento das frutas e legumes pela norma GLOBALG.A.P. foi liderado por auditores externos da Agricert (organismo de certificação). A implementação e gestão do processo envolveu cerca de 1.000 pessoas.

A Certificação GLOBALG.A.P. da cadeia de abastecimento de Frutas e Legumes do Continente tem validade até julho de 2022.

A importância do Clube de Produtores Continente

Os produtores membros do Clube de Produtores Continente cumprem protocolos que garantem o respeito a práticas agrícolas seguras e sustentáveis.

Tais práticas estão alinhadas à certificação GLOBALG.A.P. e, como tal, os produtores de frutas e legumes do Clube de Produtores Continente são também reconhecidos pela certificação GLOBALG.A.P. enquanto produtores de frutas e legumes que respeitam a saúde das plantas, das pessoas e do ambiente.


Gostou de saber um pouco mais sobre a distinção atribuída à cadeia de abastecimento de Frutas e Legumes do Continente? Partilhe este artigo com os seus amigos e familiares.